A ingestão de bebidas alcoólicas com uma refeição rica em carboidratos pode elevar a glicose em pacientes diabéticos. O contrário sendo verdadeiro, pode causar hipoglicemia se não for acompanhado de uma refeição adequada ou dependendo do tipo de carboidrato ingerido.
Em adolescentes a hipoglicemia causada pela bebida alcoólica pode durar até 16horas.
Para adultos diabéticos a ingestão diária de álcool deve se limitar a uma dose ou menos para mulheres e duas doses ou menos para homens.
O que é uma dose?
Vinho |
150ml – uma taça |
Cerveja |
360ml – uma latinha |
Destilados |
45ml – um dosador |
Essa medida equivale a 15g de etanol que deve ser ingerido com carboidrato antes e/ou durante o consumo. Alguns casos podem exigir o ajuste da dose de insulina.
A ingestão excessiva, acima de 30g de etanol, eleva a glicemia e a pressão arterial. Isso aumenta o risco de infarto e acidente vascular cerebral.
Na população saudável, a ingestão de 3 doses ao dia é associada a aumento de 43% no risco de desenvolver diabetes, risco alto de distúrbios metabólicos como hipertrigliceridemia e obesidade. Também está relacionado a declínio congnitivo e perda da saúde óssea.
A restrição total de bebidas alcoólicas está indicada para diabéticos adolescentes, gestantes, lactantes, pacientes que tiveram pancreatite prévia, pacientes com triglicérides aumentados e neuropatia grave.
Para não abusar do consumo do álcool podem se utilizar as águas aromáticas e ingeri-las entre as bebidas. Uma latinha de cerveja alternada com um copo de água aromática. Ou ainda, mesclar com água com gaz, gelo e limão.
As bebidas alcoólicas são calóricas e levam a retenção hídrica, por isso são vilãs das dietas.
A moderação e conscientização são necessárias para se ter realmente Boas Festas!