22 de Julho de 2020 às 08:42

Astrazeneca diz que pode ter vacina contra Covid-19 a partir de setembro

A candidata ainda está em fase de testes clínicos. 

Continue lendo após anúncio
 

Imagem ilustrativa de vacina para Covid-19

Fonte: CNN Brasil Foto: Allan Carvalho/Enquadrar/Estadão Conteúdo (15.jul.2020)

Representantes de companhias farmacêuticas e de biotecnologia que trabalham para desenvolver vacinas para a Covid-19 disseram nesta terça-feira (21) em audiência ao Congresso americano que estão encaminhadas para ter uma possível vacina para o fim deste ano ou no começo do próximo. Uma delas, inclusive, espera ter uma pronta a partir de setembro. 

Mene Pangalos, vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento de biofarmacêuticos da Astrazeneca, disse à Comissão de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados que a vacina da empresa poderá ser disponibilizada "em qualquer momento a partir de setembro", se tudo correr bem nos testes clínicos.

Quando foi perguntado se a imunização estaria disponível até o fim do ano, caso a potencial vacina seja aprovada para casos emergenciais, Pangalos disse: "Sim, teremos. Assim que tivermos dados de eficácia, esperamos tê-la [a vacina] em qualquer momento a partir de setembro". 

Os resultados preliminares do estudo das fases 1 e 2 da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford em conjunto com a Astrazeneca sugerem que ela é segura e induz resposta imune

A vacina provocou produção de anticorpos em 28 dias e produção de células T dentro de 14 dias, segundo pesquisa publicada na revista médica The Lancet nesta segunda (20). A candidata ainda está em fase de testes clínicos. 

empresa de biotecnologia Moderna também tem planos para os próximos meses. 

"Esperamos que do outono até o final do ano tenhamos dados para apresentar à FDA [agência reguladora dos EUA] para que decidam sobre a aprovação", disse Stephen Hoge, presidente da Moderna, durante a audiência desta terça.

"Também esperamos ter nesse momento milhões de doses da vacina disponíveis", falou.

Quanto à candidata da Pfizer, "temos uma linha de visão e um caminho clínico claro para poder entregar até 100 milhões de doses de vacinas em escala comercial em 2020, e até 1,3 bilhão de doses em 2021", declarou John Young, diretor comercial da empresa, durante a audiência. 

As companhias Johnson & Johnson e Merck pareciam trabalhar com prazos maiores. Os representantes das organizações disseram durante o evento que seus objetivos continuam a ser a entrega de uma vacina contra Covid-19 no próximo ano, se tudo correr bem durante os testes.

"Começaremos nossa fase 3 em setembro", contou Macaya Douoguih, chefe de desenvolvimento clínico e assuntos médicos da Janssen Vaccines, subordinada à Johnson & Johnson. 

"Estamos almejando ter ao menos as conclusões até o começo de 2021, e 100 milhões de doses até o fim de março", continuou ela. 

Julie Gerberding, vice-presidente executiva e diretora de pacientes da Merck, declarou que a empresa não espera ter um produto aprovado até ao menos 2021.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!