2 de Março de 2018 às 12:01

Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado realiza assembleia e apresenta projetos sociais e de desenvolvimento rural

O evento será no Centro de Excelência do Café, na Fazenda da Epamig, em Patrocínio

A Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (Appcer) realizará, no próximo domingo, dia 04 de março, sua assembléia geral ordinária. O evento será no Centro de Excelência do Café, na Fazenda da Epamig, em Patrocínio, com última chamada às 8h. Nesta reunião, os 89 associados irão deliberar sobre as contas do exercício 2017/2018 e, do Plano de Desenvolvimento do Comércio Justo (PDCJ) para exercício 2018/2019.

O PDCJ é um plano de ação desenvolvido a partir do prêmio recebido pelos produtores com a certificação fairtrade (comércio justo). Esta certificação tem por princípio estabelecer contato direto entre o produtor e o comprador. Nesta relação, os compradores pagam um prêmio aos produtores para que permaneçam na atividade com sustentabilidade, garantindo produção e qualidade de vida.

APPCER contará com novo Grupo Do Educampo Café

Desde março de 2017, 27 cafeicultores da Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (Appcer) contam com a consultoria do Projeto Educampo, numa parceria com SEBRAE. Neste mês de fevereiro, o projeto foi ampliado dentro da associação e atenderá outros 15 produtores.

A reunião de mobilização dos interessados aconteceu no dia 20 de fevereiro, na sede da Appcer. Estavam presentes Expedito Pereira Lima Neto, coordenador estadual do Projeto Educampo; Naiara Rodrigues Marra, consultora regional do SEBRAE; os técnicos Vicente Nunes Júnior e Eloy Borges. 

O Projeto Educampo contempla produtores rurais com consultoria técnica e gerencial. Os grupos da Appcer são os primeiros em Minas Gerais, onde o programa é realizado, a atender apenas pequenos cafeicultores.

Uniformes novos para alunos do Centro Educacional em Chapadão De Ferro

No dia 23 de fevereiro, a Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (Appcer), fez a entrega de doação de uniformes escolares aos alunos do Centro de Educação Infantil Municipal de Chapadão de Ferro. O Centro atende a 30 crianças moradoras da comunidade rural, no distrito de Patrocínio. Para cada aluno foi doado um kit com calça, camiseta, short e moletom.  

A coordenadora Geralda Garcia Rosa recepcionou o presidente da Appcer, Carlos Behrend e a assessora de comunicação, Lena Oliveira. O secretário municipal de educação, Emerson Caixeta e o subsecretário Natanael Diniz acompanharam a entrega da doação.

A APPCER congrega, atualmente, 89 famílias cafeiculturas no município de Patrocínio que comercializam sua produção junto ao comércio justo (Fair Trade). O objetivo do Fair Trade é de estabelecer contato direto entre o produtor e o comprador. Nesta relação alguns pontos importantes são: o princípio da transparência; a disseminação de conhecimento; o respeito às leis e às normas ambientais e trabalhistas e, o pagamento de preço justo pelo produto, além de um bônus que deve beneficiar toda a comunidade. 

É através deste bônus recebido pela Appcer que são adquiridos uniformes e doados as crianças que frequentam o educandário. Esta ação acontece desde 2012 e já beneficiou os alunos com uma brinquedoteca, uniformes escolares, bebedouros, entre outros bens.

Com informações de Lena Oliveira


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!