Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros
Os militares do Corpo de Bombeiros compareceram na segunda-feira, 11/8, à Fazenda Estrela Carvalho, na região do Pântano, no município de Coromandel, com o objetivo de dar continuidade ao combate a um incêndio em vegetação iniciado na noite de domingo, 10/8.
Os bombeiros, ao chegarem ao local, deslocaram-se até a sede da fazenda, onde realizaram um sobrevoo com drone, com o intuito de verificar a dimensão e a direção do incêndio. O mapeamento aéreo subsidiou o planejamento tático, permitindo o correto alocamento dos recursos disponíveis.
Uma GCIF de Patos deslocou-se para apoio, conforme disponibilidade de recursos.
Durante o sobrevoo, foram identificadas diversas frentes de fogo e sua provável trajetória de propagação. Com base nisso, foi estruturada a estratégia de combate.
AÇÕES REALIZADAS:
A GCIF de Patos, com apoio de 5 funcionários da fazenda, realizou combate direto em uma frente situada em área de pântano, utilizando abafadores e sopradores. Contudo, devido à presença significativa de matéria orgânica no solo (fogo subterrâneo) e às condições climáticas adversas — temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar —, houve reignição e rápida dispersão do incêndio, que ganhou proporções maiores.
Os militares realizaram reunião com as equipes de combate para redirecionamento da estratégia, focando na preservação de 230 hectares de lavoura de café, 364 placas solares e da casa de máquinas de irrigação da fazenda.
As equipes então adotaram a técnica de combate indireto, com construção de linha fria, contra-fogo partindo de ponto de ancoragem seguro e a execução de aceiros artificiais, o que resultou no êxito da ação de contenção.
As equipes permaneceram na fazenda até a realização completa do rescaldo de todo o perímetro da área queimada. Uma frente do incêndio deslocava-se em direção à propriedade adjacente, onde já estavam sendo feitos aceiros pontuais para contenção preventiva.
Na manhã desta terça-feira, 12/8, deslocou-se para a região uma equipe do CBMMG para realizar monitoramento do local.