17 de Janeiro de 2025 às 12:34

Após denúncias, PM encontra crianças trancadas em casa e em situação de abandono no bairro Enéas

As crianças relataram um histórico de violência física e situações de assédio dentro de casa.

Com informações da Polícia Militar

PATROCÍNIO (MG) - A Polícia Militar foi acionada na noite de quarta-feira, 14/01/2025, por volta das 20h00min, no bairro Enéas, em Patrocínio, para uma ocorrência de averiguação de abandono de incapaz.

Os policiais chegaram ao local e verificaram que a residência estava trancada e havia três crianças no interior: duas meninas de 11 e 14 anos e um menino de 7 anos.

Os militares foram informados pela adolescente de 14 anos que esse fato é recorrente, que já acontece há anos, quando ficam trancados dentro de casa sem a chave do portão, e que passam por necessidade de alimentação. Ela também relatou que os pais brigam constantemente, inclusive com agressões físicas na frente das crianças.

A adolescente reiterou que a mãe agride ambos os filhos frequentemente, com xingamentos e agressões físicas, afirmando que a convivência no âmbito familiar é insuportável, e que, na verdade, nunca existiu um ambiente familiar saudável.

Segundo a PM, os relatos das crianças foram passados através do portão, já que este estava trancado. No entanto, com as narrativas dos menores, o pai chegou à residência bastante embriagado e sem a chave de acesso.

Os militares questionaram o pai, que relatou ter saído de casa para ingerir bebida alcoólica por volta das 08h00min da manhã, retornando apenas às 20h00min da noite. Ele informou ainda que já mantém essa rotina há anos, de sair de casa cedo para beber e só retornar à noite.

A PM ressalta que as crianças relataram que seu pai frequentemente leva amigos para beber em casa, e que estes já tentaram tocar nas partes íntimas delas, fazendo comentários que as consideram "bonitas" e "boas", utilizando essa linguagem.

Logo em seguida, compareceu o Conselho Tutelar, que acompanhou todo o desenrolar da ocorrência.

Posteriormente, a mãe das crianças chegou à residência e relatou que sai às 05h00min da manhã para trabalhar e que não deixou as crianças trancadas. Ela afirmou ter deixado sua filha menor com o namorado, também menor de 14 anos, que retornou por volta das 17h30min. A mãe explicou que saiu de casa por volta das 18h00min, trancando o portão ao sair para fazer compras de alimentos.

Diante dos fatos relatados, os militares deram voz de prisão em flagrante aos pais dos menores por abandono de incapaz. As crianças foram acolhidas pela avó.