16 de Outubro de 2025 às 14:20

Após caso grave com morte em Patrocínio (MG), prefeito de Santa Vitória alerta para planta venenosa, confundida com couve, que já causou sete intoxicações no município

Servidores públicos e moradores foram atendidos a tempo, mas risco de novas intoxicações permanece.

VÍDEO:  Prefeito Sergio Moreira De Oliveira Jr/Instagram

SANTA VITÓRIA (MG) — O prefeito de Santa Vitória, Sérgio Moreira (Solidariedade), usou suas redes sociais para alertar a população sobre os perigos da falsa couve, planta também conhecida como fumo bravo, que tem causado intoxicações graves. Até o momento, já foram confirmados sete casos no município, e autoridades suspeitam que muitas famílias cultivem a planta em casa, sem conhecer sua toxicidade.

Em vídeo divulgado, o prefeito destacou a gravidade dos casos e pediu que os moradores evitem o consumo e o cultivo da falsa couve, seja como alimento ou chá.

Segundo ele, a planta pode causar sintomas como náuseas, vômitos, confusão mental e até parada cardiorrespiratória, podendo levar à morte.

“Evitem o consumo ou o cultivo. Não façam a ingestão dessa planta. Há risco de intoxicação grave e até de morte! Agradeço à equipe do Pronto Atendimento Municipal, que agiu rapidamente e salvou todas as vítimas até agora”, disse Sérgio Moreira.

O prefeito ainda relatou sobre o caso de Patrocínio (MG) que quatro adultos foram vítimas de intoxicação. LEIA AQUI

Dois servidores públicos municipais de Santa Vitória também foram afetados, mas receberam atendimento a tempo e não tiveram evolução para quadros críticos.

Um caso grave relacionado à intoxicação pela falsa couve também foi registrado em Patrocínio, na zona rural próxima à BR-365, no dia 8 de outubro. Quatro pessoas passaram mal após consumir a planta venenosa, confundida com couve comum.

Segundo boletim médico da Secretaria Municipal de Saúde, Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, natural de Patos de Minas, não resistiu e faleceu após seis dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Patrocínio. Outros pacientes continuam internados: um idoso de 64 anos recebeu alta da UTI e está em recuperação na enfermaria, enquanto um paciente de 60 anos permanece em estado grave na UTI, intubado e sob ventilação mecânica.

Outro idoso de 67 anos já recebeu alta e está em casa com a família.

A Secretaria de Saúde reforça que os familiares estão cientes da gravidade dos quadros clínicos.

Autoridades de saúde e o prefeito Sérgio Moreira pedem que a população fique atenta e elimine qualquer planta suspeita de falsa couve de suas casas e propriedades. O objetivo é evitar novos casos de intoxicação e garantir a segurança de toda a comunidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dos dois pacientes que seguem internados após intoxicação alimentar, um continua na UTI em estado grave

Mulher intoxicada com planta venenosa, confundida com couve, morre após seis dias internada; duas vítimas continuam internadas e uma teve alta

Nota de falecimento: Claviana Nunes da Silva aos 37 anos.

NOTÍCIA ATUALIZADA: Família e amigos se intoxicam após ingerirem planta venenosa confundida com couve durante o almoço, na zona rural de Patrocínio.

ENTREVISTA: Médica do SAMU fala sobre intoxicação na zona rural de Patrocínio, comemora melhora de uma das vítimas e orienta sobre cuidados necessários.

 

46º BPM divulga nota sobre envenenamento acidental na zona rural; conheça a planta confundida com couve que provocou intoxicação grave