15 de Maio de 2025 às 13:51

Aluno da rede estadual de Patrocínio é selecionado para a fase classificatória do intercâmbio internacional da 2ª edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento.

Depois de Raissa Paulino em 2024, agora é a vez de Heitor Martins concorrer a uma das 150 bolsas do Passaporte Mineiro do Conhecimento

O estudante Heitor Martins de Oliveira, da Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz, em Patrocínio (MG), está entre os 300 alunos da rede estadual de ensino classificados para participar da trilha formativa da 2ª edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento. O anúncio foi feito pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), na segunda-feira, 12/5.

No ano de 2024, Raissa Paulino da Silva, aluna do 1º ano do EMTI da Escola Estadual Nély Amaral, e Davi Miguel da Costa Gonçalves, também aluno do 1º ano do EMTI da mesma escola, foram os selecionados. Porém, somente Raissa Paulino da Silva foi a escolhida e estudará no exterior. LEIA AQUI

A seleção marca mais um passo importante rumo ao tão sonhado intercâmbio estudantil, que proporcionará a jovens da rede estadual uma experiência única de aprendizado e crescimento em outro país.

Os 300 estudantes concorrem a 150 bolsas de intercâmbio internacional, com duração de até um ano letivo, oferecidas pelo projeto. As bolsas são integrais e incluem passagens aéreas, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e ajuda de custo para despesas pessoais.

"O nosso projeto representa uma grande oportunidade para os estudantes do EMTI que terão a chance de estudar no exterior, conhecer novas culturas e vivenciar experiências educacionais nesses países. Tudo isso contribui para que tragam esse aprendizado de volta e o integrem aos seus projetos de vida", pontua o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

A escolha dos classificados considerou o desempenho escolar e o envolvimento dos estudantes com temas como sustentabilidade, inovação e protagonismo juvenil. A lista dos selecionados está disponível neste link.
 

Próximas etapas

Agora, os estudantes participarão de uma trilha formativa de 15 a 18/6 Esta etapa essencial do processo é composta por palestras e oficinas que abordam temas globais alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

A trilha tem como objetivo desenvolver competências globais, como empatia, pensamento crítico e consciência intercultural, preparando os estudantes para a vivência internacional.

Após essa etapa, serão selecionados os 180 semifinalistas do projeto. Os semifinalistas serão submetidos a entrevistas individuais, nas quais serão avaliados critérios como adaptabilidade, sociabilidade, interesse por novas culturas e idiomas, além de competências sociais e emocionais. Também serão considerados a motivação dos participantes e o histórico de saúde, conforme previsto no regulamento do projeto.

Ao final do processo, os 150 estudantes selecionados receberão bolsas para intercâmbio estudantil com duração de até um ano letivo. Os participantes poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas durante o ano letivo de 2026.

Passaporte Mineiro do Conhecimento

O Passaporte Mineiro do Conhecimento, executado pela SEE/MG em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), é voltado para estudantes do 1º ano do EMTI para oportunizar o curso do 2º ano do ensino médio em escolas de diversos países.

A iniciativa nasceu a partir da experiência da Fundação Helena Antipoff com o projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo. Em 2024, foi ampliado para todas as 794 escolas EMTI da rede estadual de ensino, alcançando mais de 94 mil estudantes em 450 municípios mineiros.

Na edição anterior, 150 jovens foram selecionados para estudar no exterior. Destes, 38 já embarcaram e outros 110 estão em fase de preparação para as viagens no segundo semestre de 2025.

NOTÍCIA RELACIONADA

Aluna da EE Nely Amaral é escolhida para realizar Intercâmbio Internacional com o Projeto Passaporte Mineiro e poderá escolher a escola onde quer estudar em outro país.