PATROCÍNIO (MG) – O Samu e a Polícia Militar foram acionados na tarde desta quarta-feira, 8/10, para atender a uma ocorrência de intoxicação acidental em uma fazenda próxima à BR-365, sentido ao distrito de São João da Serra Negra, na zona rural de Patrocínio.
Segundo informações da Polícia Militar, que esteve no local e na Santa Casa, uma família e amigos de quatro pessoas foram fazer um almoço, e a responsável colheu o fumo-bravo, que é tóxico, imaginando ser couve e refogou o vegetal. Eles ingeriram no almoço, começaram a passar mal e acionaram o Samu.
O Samu inicialmente informou aos bombeiros que era uma ocorrência de intoxicação, que caiu no sistema, tendo os militares do Corpo de Bombeiros se deslocado.
Os bombeiros chegaram ao local, observaram que a ocorrência era grave e acionaram a USA do Samu.
Todos os adultos consumiram o alimento, enquanto um bebê de um ano e seis meses, que também estava presente, não chegou a comer.
Uma mulher de 38 anos passou mal e foi socorrida às pressas. Segundo informações iniciais, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi reanimada pelos bombeiros após a realização de manobras de RCP. Já dois homens, de 60 e 67 anos, além de outro cuja idade não foi divulgada, foram encaminhados para o Pronto Socorro e devido a gravidade encaminhado para a Santa Casa. As três pessoas estão entubadas.
As vítimas foram levadas para a Santa Casa e para o Pronto-Socorro Municipal.
A Polícia Militar está realizando diligências para apurar as circunstâncias do caso, que ainda é tratado como preliminar.
O sargento Pedro do Corpo de Bombeiros, alertou durante entrevista que a população deve evitar o consumo de plantas sem identificação, pois isso pode causar graves intoxicações.