7 de Agosto de 2025 às 14:19

Ação da PM em Patrocínio resulta em apreensão de motocicletas, autuações por direção perigosa e detecção de escapamentos adulterados

A operação resultou em ações contra práticas perigosas, como o uso de escapamentos adulterados e manobras perigosas.

 

Com informações e foto da Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º BPM

PATROCÍNIO (MG) – A Polícia Militar, por meio da Patrulha de Operações e com o emprego do Motopatrulhamento, na tarde desta quarta-feira (6/8), realizou mais uma etapa da Operação Cavalo de Aço, intensificando a fiscalização de motocicletas em situação irregular no município de Patrocínio/MG.

A operação teve como foco a prevenção de acidentes e a repressão às infrações que comprometem a segurança no trânsito, especialmente em áreas urbanas com maior fluxo de veículos e pedestres.

Durante o patrulhamento pelo bairro Jardim Sul, os militares visualizaram um motociclista realizando manobras perigosas do tipo “grau” com uma Honda/CG 160 Titan na Avenida Alberto Sanarelli. O condutor, de 26 anos, foi abordado e identificado.

Segundo a Ascom do 46º BPM, diante da infração, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no art. 34 do Decreto-Lei 3.688/41, sendo marcada audiência no Juizado Especial Criminal (JECRIM). A motocicleta foi removida ao pátio credenciado, e os autos de infração pertinentes foram lavrados.

Mais tarde, no bairro Serra Negra, outra equipe do motopatrulhamento abordou um condutor de 28 anos, cuja motocicleta Honda/CG 125 Titan apresentava escapamento adulterado, gerando ruído excessivo e perturbando o sossego da comunidade. A motocicleta foi removida ao pátio, e o condutor também assinou TCO.

Segundo a assessoria de comunicação (Ascom), esses são apenas dois exemplos dos resultados alcançados durante a operação, que ocorreu em diversos bairros da cidade.

Ao todo, a Operação Cavalo de Aço obteve os seguintes resultados: seis motocicletas autuadas, duas motocicletas retidas para regularização, quatro motocicletas removidas ao pátio credenciado, um ciclomotor (bicicleta motorizada) removido, dois condutores inabilitados autuados, dezessete Autos de Infração de Trânsito (AITs) lavrados.

A Polícia Militar reforça seu compromisso com a ordem pública, a segurança viária e o bem-estar da comunidade, atuando com rigor contra práticas que coloquem em risco a vida de condutores, pedestres e moradores, especialmente comportamentos que geram perturbação do sossego, como o uso de escapamentos adulterados e condução perigosa de motocicletas em áreas residenciais.