15 de Agosto de 2014 às 10:28

A Quem Honra, Honra: Dois Patrocinenses na Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro

Nossas Congratulações: José Maria Campos e Luiz Antônio Costa, mais que merecida homenagem!

A história do rádio esportivo de Minas Gerais acaba de ganhar um registro de peso: a Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro,que biografa 382 radialistas de todos os tempos. O livro é fruto de um projeto de pesquisa das jornalistas Nair Prata (UFOP) e Maria Cláudia Santos (Rádio Itatiaia) e contou com a participação de 101 autores, entre professores, pesquisadores, profissionais de mercado e estudantes de graduação e pós-graduação. A obra, publicada pela Editora Insular, tem capa do jornalista e chargista Son Salvador e prefácios do presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes e do vice-presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão e diretor-presidente da Rede Itatiaia de Rádio, Emanuel Carneiro. DOIS PATROCINENSES RECEBEM HOMENAGEM NESTE INVENTÁRIO  BIBLIOGRÁFICO:  JOSÉ MARIA CAMPOS E LUIZ ANTÔNIO COSTA:

JOSÉ  MARIA CAMPOS: Hoje é  apresentador de  “O COMETÁRIO DO DIA” no SISTEMA DIFUSORA DE RÁDIO, programa com quase  40 anos no ar,  a cidade e toda região,  ainda param, ao meio- dia,  ouvindo a  opinião refletida e abalizada do apresentador de timbre grave.O  “Pré” tem o dom de extrair a quintessência dos fatos cotidiano. Troca tudinho em miúdos para o ouvinte.

Além de  Redator, Repórter e Comentarista  Esportivo, o batafoguense,  JOTA CAMPOS, apresenta, ainda o “ARQUIVO MUSICAL”  Com a sua memória musical privilegiada J Campos dá aquela garimpada nos sucessos do passado, desfilando os  hits que, infelizmente,  não se ouve mais por aí.

JOSÉ  MARIA CAMPOS, pertence a  uma classe de  cidadão universal. Do alto de sua experiência, é  Patrimônio de Ouro, de Minas, do Brasil e  do Mundo. Ia dizer que é uma personalidade,  hors concours, mas na sua  nobre simplicidade, ele vai discordar: ”Sou um eterno aprendiz na arte de comunicar,” vai repetir.CAMPOS, é símbolo de talento e humildade.

EM SUA PÁGINA NO FACE, “PRÉ” ASSIM AGRADECEU: “Caros amigos e confrades. Meus agradecimentos pelas manifestações de apreço e carinho, pelo nosso nome estar registrado na Enciclopédia dos Maiores e Melhores da Crônica Esportiva de Minas Gerais. Tempos passados fomos entrevistados pelas jornalistas autoras do livro, mas de longe imaginar que seríamos homenageados com tamanha honraria. Somos dois de Patrocínio, Luiz Antonio Costa e José Maria Campos: um de Patos de Minas, Adamar Gomes e um de Araxá, Jorge Eustáquio. Isso nos transborda o orgulho de sermos patrocinenses. Ser radialista é mais quqe uma profissão, é uma missão. De coração, nossos melhores agradecimentos pelo apoio a nós direcionados durante todos esses anos. Parabéns caro confrade e amigo Luiz Antonio Costa, velho companheiro de inesquecíveis jornadas. Obrigado à direção da Rádio Difusora que proporcionou-me esta nobre missão. Obrigado queridos companheiros de microfone. Quando se tem uma missão a cumprir, a via sempre vale a pena.”

 LUIZ ANTÔNIO COSTA:

Este também tem deixado um rastro de luz em sua trajetória.Começou na  rádio Difusora de Patrocínio, onde apresentava nos meus anos 70/80 os programas, “Peça o que quiser” , “Impacto Jovem” e “Roda Viva” sucesso absoluto de audiência. Nos anos 90, por 14 anos,  foi editor/chefe da “Revista Presença” (da qual fui colunista).Além da TV Bandeirantes, NTV,  TV Ouro Verde, com os programas, “Hoje Magazine TV” e “ Esporte Hoje TV”. Teve parceria com Radio Rainha da Paz;  Jovem Pan de Patos de Minas.Atualmente é Diretor de Jornalismo e Apresentador na Rádio Módulo FM;Diertor Executivo na empresa Rede Hoje de Comunicação é  um dos ícones da nossa  geração.

 Seu  apelido  “VERSÁTIL”,  simplesmente por que, é, radialista, jornalista, repórter, editor, apresentador de TV, narrador esportivo, publicitário, acadêmico da Academia Patrocinense de Letras, Presidente da Associação Patrocinense de Imprensa, cronista,escritor,  maçom, piadista, baterista, cruzeirense, esposo de Dona Márcia Helena, pai de André, Alexandre, Patrícia e Luiz Antonio Jr. Lacosta,  cativa a todos pelo bom humor e  profissionalismo.

NO PORTAL REDE HOJE, LUIZ ANTÔNIO COSTA, ASSIM AGRADECEU:  “Esse reconhecimento é, sem dúvida, o maior premio que já ganhei na vida profissional, porque é um registro histórico, ficará registrado para esta e as futuras gerações. Agradeço ao Lucas Ferreira Martin que me entrevistou e às organizadoras da obra. Para mim é uma honra ter meu nome nessa Enciclopédia de feras”

NOSSAS CONGRATULAÇÕES: JOSÉ MARIA CAMPOS E LUIZ ANTÔNIO COSTA, MAIS QUE MERECIDA HOMENAGEM!