7 de Março de 2024 às 11:10

185 anos de fé e história: Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio celebra aniversário com missa festiva neste sábado, 9/3

Conheça a história da Paróquia e sua importância para a formação da cidade de Patrocínio.

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio convida os fiéis da cidade que leva o mesmo nome da paróquia para a Celebração Eucarística em comemoração aos seus 185 anos de missão e evangelização no município.

A Santa Missa será neste sábado, 9 de março, às 19h30min na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.

História da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio de Patrocínio, MG

A história da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Patrocínio, MG, se entrelaça com a própria fundação da cidade. Tudo começou em 1804, com a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora do Patrocínio, erguida por devotos em um povoado conhecido como Arraial do Salitre. A partir dessa capela, a fé se irradiou, atraindo cada vez mais fiéis e impulsionando o desenvolvimento da região.

1829: O Arraial do Salitre é elevado à categoria de Curato, recebendo o nome de Nossa Senhora do Patrocínio, em homenagem à padroeira.

1839: Dez anos após a criação do Curato, a comunidade alcança a tão desejada condição de Paróquia, consolidando sua importância religiosa na região.

1840: A Lei Provincial nº 171, de 23 de março, eleva a Vila de Nossa Senhora do Patrocínio à categoria de município, desmembrando-se de Araxá. A Paróquia se torna um marco fundamental na identidade cultural e social da nova cidade.

1881: A imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, trazida de Portugal, chega à Paróquia, intensificando a devoção mariana entre os fiéis.

1929: A construção da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio é finalizada, substituindo a antiga capela e se tornando um símbolo da fé e da pujança da comunidade.

Ao longo dos anos a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio se destaca como um centro de evangelização, acolhimento e ação social. Diversos padres dedicaram suas vidas à comunidade, impulsionando o crescimento espiritual e social da cidade.