# Milton Magalhães

Vão deixar cair?

30 de Junho de 2020 às 16:57


- Como se fosse um grito de socorro, essa árvore, resolveu tomar uma extrema atitude/protesto: Subiu no telhado da velha Estação Ferroviária de Patrocínio, para dizer:
"GENTE, ALGUÉM AJUDE AQUI, ESSE PRÉDIO ESTÁ CAINDO!"
A imagem pode conter: nuvem, céu, árvore, casa, planta e atividades ao ar livre

Construção de 1918, ( ano da outra pandemia, gripe espanhola) completou, portanto, seu Centenário em 2018, data esta lembrada aqui por nós, porém sem nenhum celebração na cidade...
Mesmo sendo um patrimônio tombado, o prédio foi todo descaracterizado e está prestes a desabar. Por isto:


- Como se fosse um grito de socorro, essa árvore, resolveu tomar uma extrema atitude/protesto: Subiu no telhado da velha Estação Ferroviária de Patrocínio, para dizer:
"GENTE, ALGUÉM AJUDE AQUI, ESSE PRÉDIO ESTÁ CAINDO!"


Sua importância no passado próximo foi imensurável para desenvolmento do município. Sua contribuição é histórica e jamais poderá ser aquilatada. Muito antes de rodovias como o BR 365 que hoje corta o município...102 anos!
Quantas e quantas histórias! Dona Toniquinha Lemos Borges, em uma crônica publicada no Jornal Estado Minas, em 1996, lembra que uma viagem de Maria Fumaça para a capital Belo Horizonte, durava 24 hs." Para viajar no carro de primeira classe, era exigido chapéu para os homens e boina para as mulheres. Amizades, através de "bons pate papos logo se arranjaram" .
Mas, hoje tudo que ?esta ali, é esse pedido inusitado de uma árvore:


- Como se fosse um grito de socorro, essa árvore, resolveu tomar uma extrema atitude/protesto: Subiu no telhado da velha Estação Ferroviária de Patrocínio, para dizer:
"GENTE, ALGUÉM AJUDE AQUI, ESSE PRÉDIO ESTÁ CAINDO!"


Na década de 1950 o Brasil optou pelo sistema rodoviário como forma de alavancar o seu desenvolvimento, a medida simplesmente sucateou a malha ferroviária em todo país..A malha ferroviária foi passando de mãos em mãos, até ser privatizada :
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996), FCA e VLI, criada em 2010 para reunir, em uma só companhia, todos os ativos de carga geral da Vale...
Ou seja: Quanta riqueza circulou nos vagões que paravam ou passavam por essa estação.
Mas hoje, somente uma árvore, plantada ali por um passarinho, pelo vento, com certeza, por ordem da divina providência, a única voz em sua defesa:


- Como se fosse um grito de socorro, essa árvore, resolveu tomar uma extrema atitude/protesto: Subiu no telhado da velha Estação Ferroviária de Patrocínio, para dizer:
"GENTE, ALGUÉM AJUDE AQUI, ESSE PRÉDIO ESTÁ CAINDO!"


O trem passageiro circulou pela última vez em 1978. Hoje somente o trem de cargas circula nos trilhos que corta a nossa cidade. Em qualquer hora do dia ou da noite, ouve-se o apito estridente das locomotivas pedindo passagem, abarrotadas de minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes...

Hoje as serpentes de ferro, "cortam truculentamente a cidade" sequer param para ouvir:


- Como se fosse um grito de socorro, essa árvore, resolveu tomar uma extrema atitude/protesto: Subiu no telhado da velha Estação Ferroviária de Patrocínio, para dizer:
"GENTE, ALGUÉM AJUDE AQUI, ESSE PRÉDIO ESTÁ CAINDO!"


Oxalá, o clamor dessa voluntariosa árvore, chegue aos ouvidos e desperte as autoridades patrocinense para que busque parceria para socorrer esse patrimônio histórico de infinito significado para Patrocínio...

Oxalá o clamor dessa heróica arvorezinha, que trocou os nutrientes do solo, pelo incômodo teto da estação, mostre a todos que a situação ali é de total abandono. E:


- Como se fosse um grito de socorro, essa árvore, resolveu tomar uma extrema atitude/protesto: Subiu no telhado da velha Estação Ferroviária de Patrocínio, para dizer:
"GENTE, ALGUÉM AJUDE AQUI, ESSE PRÉDIO ESTÁ CAINDO"


Oxalá o clamor dessa arvorezinha, somado ao nosso fiozinho de voz, chegue aos ouvidos dos executivos da Vale/Mosaic. Aliás, a título de sugestão: Que nosso municipio busque urgente parceria com essa mega empresa global, ( Que vai me descupar, mas vai minha pergunta na lata: cadê seus projetos de responsabilidade ambiental, social e cultural para Patrocínio? ) Temos um patrimônio histórico, utilizado nos últimos anos por voces, desmoronando por absoluto abandono.

Sim. O Presidente Bolsonaro até esteve recentemente na vizinha Araguari, na pauta a revitalização do transporte ferroviário no país, mas a sede da Estação Ferroviária de Patrocínio, não tem esse luxo de esperar por nada. Está caindo:


VÃO DEIXAR CAIR?