# Milton Magalhães

Vai cair...

3 de Dezembro de 2021 às 09:41

Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V...Minas é Cultura, é História, é um trem colosso de bão. Não preciso repetir do orgulho de ser mineiro- Mineiro de Patrocínio. Queria falar da preocupação com a preservação do nosso Patrimônio histórico. A praça Matriz, a Escola Dom Lustosa, o Palácio da Educação, a Cadeia Antiga, Estação Ferroviária, etc... São Bens Tombados, não significa que estão todos bem preservados. Patrocínio chegará em 2022 aos seus 180 anos de emancipação político administrativa. Uma cidade moderna, inovadora, criativa, é uma cidade que cuida do passado, presente e futuro com a mesma preocupação. Não se vê isto na memória cultural em Patrocínio. Nem se de fala em Educação Patrimonial.

Não arredei o pé de minha terra natal e fui vendo casarões e casarões desabando e levando consigo parte de nossa história...Só posso fazer lamentar...

Na primeira foto: Era uma vez um casarão, localizado na esquina da Av. Presidente Vargas, com rua Otávio Brito, Praça Matriz. Fui passando por lá, registrando e avisando: "Vai cair"... "Vai cair" ... "Vai..." Caiu.

Na segunda foto: Por enquanto, está lá. Um casarão localizado na Rua Profº Olímpio dos Santos, 181, próximo ao Colégio Dom Lustosa.

Como se vê:

Pode cair...

Vai cair?