# Eustáquio Amaral

SERIA GOL CONTRA FEITO PELO LÍDER?

5 de Junho de 2022 às 14:24

                                       

 

 

 

Regionalização. O IBGE tem a sua. A Fundação João Pinheiro, da mesma forma, tem a sua. E determinadas áreas estratégicas, tais como a Saúde e Educação, também têm as suas. A mais importante é a do excelente IBGE, elaborada em 2017, denominada Regiões Geográficas. Mas muito polêmica, muito discutível, tratando-se de polarização. A polarização pragmática. A que ocorre verdadeiramente no cotidiano. Patrocínio é um belo exemplo das regiões adotadas pelo IBGE, distante da realidade. Sem sintonia com a atualidade.

 

SITUAÇÃO NO ESTADO – Segundo o respeitável IBGE, Minas tem treze Regiões Geográficas Intermediárias. Ou seja, treze grandes regiões onde se destaca uma cidade polo. Aquela cidade que mais oferece serviços às demais nas áreas de saúde, educação, econômica, comércio, emprego, enfim, para aonde os cidadãos das cidades menores se dirigem em busca de soluções para as suas vidas. Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e Divinópolis estão dentre as treze. Até aqui, tudo bem com a regionalização do IBGE. Pois, essas cidades polarizam mesmo!  

 

AGORA, ISSO É DIFÍCIL DE ENGOLIR – Patrocínio encontra-se na Região Geográfica Intermediária de Patos de Minas. Por Patos é aceitável. Pela composição da região, é inaceitável. Pois, nessa região o IBGE colocou Patrocínio junto com Paracatu, Unaí, João Pinheiro e todo Noroeste. Patrocínio é simplesmente um estranho no ninho.

 

ENQUANTO... – De outro lado, essa mesma regionalização mostra que Patrocínio depende mais de Patos de Minas do que Uberlândia. Que Patrocínio se vincula mais a Arinos, Vazante e companhia do que a Monte Carmelo, Iraí de Minas, Romaria, Perdizes e outros municípios próximos. Não dá para aceitar. Não dá para entender!

 

A EXPLICAÇÃO TÉCNICA – Por aqui, há as Regiões Intermediárias polarizadas por Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas (dentre as treze regiões mineiras). Cada Região Intermediária é formada por Regiões Imediatas. Nas Regiões Imediatas, há uma cidade-polo em menor dimensão, que oferece alguns serviços às cidades menores. Na Região Geográfica Intermediária de Patos de Minas tem três Regiões Imediatas: Unaí, Patrocínio e a própria Patos de Minas (isto é, Patos desempenha o papel de cidade polo macro e micro).

 

A REGIÃO DE PATROCÍNIO – A Região Imediata de Patrocínio é formada por Coromandel, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre e Patrocínio. Essa micro está correta. Embora Iraí de Minas gera dúvida: qual a micro pertence, Patrocínio ou Monte Carmelo?

 

AS VIZINHAS – A Região de Uberlândia é constituída de três Regiões Imediatas. Ituiutaba, Uberlândia e Monte Carmelo. Já a de Uberaba é composta por quatro Imediatas. Iturama, Frutal, Uberaba e Araxá. Assim, Região Intermediária é macro (exemplos: Uberlândia, Patos de Minas e Belo Horizonte). Região Imediata é micro (exemplos: Patrocínio, Monte Carmelo, Araxá e Unaí).

 

ONDE MORA A VERDADE – Na Região Imediata de Patrocínio, todos os municípios (Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Serra do Salitre e Patrocínio) buscam muito mais a Uberlândia do que a Patos de Minas. Dependem mais de Uberlândia do que de Patos de Minas. Estão mais “irmanados” com os municípios que são da Região de Uberlândia do que com os municípios da Região patense. Os fluxos demonstram isso.

 

SOLUÇÃO À VISTA – O Censo 2022 vem aí (começa daqui a dois meses). Esse levantamento estatístico mostrará se está certo ou não essa regionalização atual do IBGE. Paga-se para ver.

 

 

([email protected]) *** Primeira Coluna também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 04/06/2022.