# Milton Magalhães

Prefeito do Córrego da Mata

7 de Fevereiro de 2024 às 09:34

Peço licença à minha localidade de Barra de Salitre, ( Onde sepultaram o meu umbigo) hoje preciso fazer justiça e falar de um naquinho de terra que me fizeram admirar: CÓRREGO DA MATA. Sem incluir Distritos, depois de Santo Antônio do Quebranzol, é o lugar que as pessoas mais se orgulham de ter nascido. Voce não vê muita gente, falando aos quatro ventos que se orgulha de ter nascido em Boa Vista, Barra do Salitre, Boa Vista, Boqueirão, Brejo do Silvano, Capão Seco, Caxambu, Chapadão de Ferro, Coelhos, Martins, Divisa, Dourados, Esmeril, Lajinha, Macaúbas de Baixo, Macaúbas de Cima, Malhadouro, Mata da Bananeira, Mata do Silvano, Moreiras, Morro Alto, Pedros, Samambaia, Santa Luzia dos Barros, Santo Antônio da Bocaina, Santo Antônio da Lagoa Seca, São Benedito, Tejuco... Voce tem raízes em algum destes lugarejos, dá um sinal de vida aí. (Ou tem vergonha de falar? Veio pra cidade, estudou, ficou rico...)

No fundo estamos falando de senso de pertencimento. Isto tem propriedade curativa. A gente precisa falar mais sobre isto.

De acordo com a teoria de Maslow, psicólogo que categorizou quais são as condições necessárias para que um indivíduo se desenvolva adequadamente, o senso de pertencimento está em terceiro lugar, atrás das necessidades básicas (como respirar, descansar e se alimentar) e necessidades de segurança (como proteção, abrigo, suporte financeiro).

Reiterando: Exceto, Santo Antônio do Quebranzol, que em 2024, vai para a 76ª edição de sua Festa local independente - e que festa! – detalhe: Detalhe, nem o Distrito/cidade de São João da Serra Negra, conseguiu manter a tradicional Festa da Cebola. O “NASCI EM CÓRREGO DA MATA” é frase dita de cheia por gente que nasceu por lá.

Pense numa árvore nascida á beira de um riacho... Agora pense numa pessoa nascida no CÓRREGO DA MATA . A exuberância, a vida próspera e abençoada é a mesma. O salmista Davi, disse poeticamente:

“Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!"

Um exemplo: SEBASTIÃO GONÇALVES, trabalhou comigo, entre 13/14 anos na Serviços Gráficos, entre três palavras que falava, quatro era... CÓRREGO DA MATA. Seu sonho obsessivo de ter uma propriedade por lá se concretizou. Se houve quem não acreditasse? Sempre há. Mas conforme o velho adágio, “Deus ajuda que cedo madruga”... Ali foi trabalho e benção.

Na Sexta- Feira (02/02/24) cinco anos depois, na companhia do amigo em comum Edivaldo Salvador, estivemos novamente lhe visitando. Pode ser uma imagem de animal e gramaJuro que me emocionei ao ver meu amigo e sua família, bem. Como não registrar que fomos bem recepcionados também pela esposa, professora Izanete, (concursada, oxalá, tomará posse em breve na Secretaria Municipal de Educação) e os meninos...o quê? meninos? Maiores do que os pais: Thiago Gonçalves e Gustavo Gonçalves ( Salve e guarde estes nome na narração de Leilões de gado e no mercado de agronegócios na região) e Letícia, odontologia? O que decidir será vitoriosa, posto que, inteligente e estudiosa.

Enquanto mais de 400 litros já se encontravam no resfriador, as mimosas com barriga cheia no pasto.Pode ser uma imagem de 1 pessoa, animal e grama Chega um a cavalo de um lado; chega outro de moto, do outro e nossa prosa regada a churrasco na varanda, ficou arrumada.

Tiãozinho é estimado na cidade e querido na roça. Pra encurtar o papo, SE CÓRREGO DA MATA  se emancipar um dia, escolham o vice, por que prefeito lá já tem nome.

Em suma. Gente do CÓRREGO DA MATA é assim: Sinônimo de "árvore plantada à margem de águas correntes” ( foto: arquivo família e Edivaldo Salvador)