# Milton Magalhães

Pequeno Manifesto pela Gentileza

13 de Novembro de 2021 às 12:25

Hoje 13 de Novembro, celebra-se mundialmente o DIA DA GENTILEZA. Temos o DIA NACIONAL DA GENTILEZA comemorado em 29 de Maio e atenção: Teremos, também o DIA ( SEMANA) MUNICIPAL DA GENTILEZA. ( Esse projeto é de autoria da vereadora Eliane Nunes, convenhamos, a persona pública mais gentil que temos hoje em Patrocínio, será apresentado por ela em breve e deve ser abraçado gentilmente pela Nação Patrocinense)

PEQUENO MANIFESTO

Há de convir comigo: O que falta no mundo é gentileza. Mas o que é gentileza? É um gesto de cuidado com o outro, com a vida. É a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil, não é suficientemente humano. Grande Mahatma, disse que devemos ser a mudança que a gente quer ver no mundo. Opáh, Gentileza não é frescura, fraqueza, “coisa de mulherzinha”. Gentileza é força, tem ligação com o caráter, com a ética, com valores humanos (que são pilares da humanidade).

Tá bom, tá bom, tá osso, tá russo, tá brabo!

A pandemia não acaba, quantas perdas, quanta dor. Falta grana no bolso, falta matéria-prima para realizar sonhos. Pra uns falta emprego, falta um carro, uma casa, uma roupa nova, falta saúde; pra outros, falta um prato de comida. Olha o trânsito que caos. Olha a fila quilométrica. Mas nada neste mundo, justifica não sermos gentis. Com a gentileza em ações simples no dia a dia, vamos criar uma cidade acolhedora e consequência, um mundo melhor. (Estou pagando de gentil aqui, não. Não sou nenhum exemplo de gentileza, e nem quero ser. Reconheço que sou um ogro, uma topeira, mas sei que posso melhorar e muito)

No Dia Mundial da Gentileza, movimento promove Tem uma tecla que vou bater sempre: Palavras mágicas. Cadê ? Vamos trazê-las de volta. Vejo que a gente de nossa sociedade anda tão entalacrada em si mesma. Tão enrustida em seus próprios interesses e em busca de seus direitos adquiridos, que não é exagero afirmar que estamos diante de uma geração de mau educados, estressados; por conseqüência, mau agradecidos e incivilizados. Deus Santo! Dá medo. Como tem gente grosseira, rude, seca, rígida, xucra, ríspida, boçal, áspera, turrenta, bruta, ignorante, truculenta, violenta. E gente que frequenta igreja, até defende religião. Gente que por qualquer dá-cá-lá- aquela – palha, já está de cara feia, pronta para o coice, para patada no peito, para para a garra na garganta, para o assédio moral, para o ato na rua, para o processo na justiça, para o dedo no gatilho... Não estou dizendo que você não deve correr atrás de seus direitos. Gente não abusa, não explora, não desrespeita gente...

E que expressão horrenda é essa, gente!: “Fulano foi atacado na internet” , "fulano foi cancelado" Que besta-fera, que espécie de predadores de reputação é essa? Isto nem é desvio de personalidade, é desvio de humanidade.

Olha o estrago que o esse estilo de vida tem feito. As pessoas estão perdendo a expressividade da alma; a doçura da cortesia; a beleza da afetividade; a riqueza no trato diário. VOU MAIS: Cadê o bom senso gente ! Cadê a faculdade de apreciar, julgar com entendimento, com juízo, com tino, com siso, com discrição, com discernimento, com isenção, com imparcialidade ... com justiça. Por que tudo tem que se desembocar nas barras dos tribunais? Na cadeia? No cemitério? Ora! Vamos desarmar os espíritos, gente! Resgatar a arte dos bons relacionamentos; a política da boa vizinhança; o entendimento entre os pares. E QUEM É QUE ESTÁ FALANDO EM RELIGIOÃO AQUI? Estamos falando em convivência em sociedade. Em relacionamento humano. Em sociabilidade. Em respeito mútuo. Em se colocar no lugar do outro. OUVIR OS DOIS LADOS. Os dois. Não se ouve mais os dois lados. Duas, tres, palavras e lá vem a etiqueta na testa, a sentença irrevogável, a condenação eterna. Não sei o que fazer, mas sugiro que retiremos os extremos. Os excessos e absurdos que vão se tornando prática normal na sociedade .

Retire a poeira de cima das palavras mágicas, que tal usá-las em nosso cotidiano? Vamos lá, 1 2 3, ensaiando:

Por favor! Muito obrigado!, Desculpe-me!, Perdoe-me!, Bom Dia!, Boa Tarde!, Vá com Deus!.

Patrocínio... mundo... por favor, MAIS GENTILEZA!