# Milton Magalhães

Pedro Cortes de Oliveira: Um arauto da vida comunitária...

1 de Agosto de 2021 às 13:39

Patrocínio e Serra do Salitre, hoje se unem numa grande tristeza: Perdemos o Patro-serralitrense: PEDRO CORTES DE OLIVEIRA (AVC, aos 69 anos ) Ele tinha o coração nas duas cidades. Nasceu lá em Serra do Salitre, passou por Brasília, fez história em Patrocínio e voltou para a sua terra natal. Quem foi? Se tivéssemos 10 Pedro Cortes no Mundo (com recurso financeiro)  nosso Planeta seria um perene jardim florido.

Difícil era você encontrar o Pedro vivendo no singular, sem uma ideia, um plano e um projeto na cabeça. Era humilde, múltiplo, Intenso, vibrante, visionário, corajoso. Já disse que ele era humilde? A depressão não combinava nada, nada com ele, mas insistia em  ao seu lado. Era Pedro. Era rocha. Mas tinha hora que esquecia da sua força e grandeza. Como amigo, já o encontrei em diversas oportunidades. As vezes era um balão, você tinha que puxá- lo lá do alto; as vezes era um pedra, você tinha que puxá-lo de um poço fundo. Mas, tem uma coisa que preciso escrever logo e em letras grandes: TODOS OS PROJETOS DO PEDROS ERAM COLETIVOS. ERA SOLIDÁRIO COM AS PESSOAS, COM OS ANIMAIS E COM A NATUREZA. Voces estão por fora com este meu amigo. Ele era ô cara.

Palidamente e entre lágrimas vou tentar discorrer sobre a trajetória, fatos e feitos desse fraterno amigo, ( Vulto que não poderá ser esquecido nem em Patrocínio, nem na Serra do Salitre)

Pedro, além de escritor e poeta, foi ambientalista, sindicalista, radialista, defensor dos animais, promotor de eventos, defensor do patrimônio público, historiador, artista plástico , autor de 17 livros sobre diversos temas. Candidato a vereador nas duas cidades. Seu sonho era pertencer a Academia Patrocinense de Letras, (sugeri a ele que fundasse a Academia Serralitrense de Letras, certamente lutaria por isto) E que orgulho tinha de pertencer a família Cortes.

EM PATROCÍNIO

Pedro, foi Presidente do CODEMA ( brigou e defendeu o meio ambiente, como esquecer da vez em que, estavam arrancando com tratores (transplantando) algumas Palmeiras Imperiais, Pedro, pulou na frente da máquina, abraçou um tronco defendeno a árvore. Custaram a convencê-lo de que, a operação não traria danos ás palmeiras ) Foi Coordenador do PROCON, ( brigou e defendeu o consumidor)

Fundador e Presidente do SINTRASPPA -Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Patrocínio- ( Fez a primeria grande  greve de servidores públicos em Patrocínio , levou cerca de 600 servidores para a porta da Prefeitura. Histórico).

Foi Secretário do sindicato de Trabalhadores da Construção civil de Patrocínio; Foi um dos fundadores e membro do Partido dos Trabalhadores de Patrocínio, (Antes do PT ser este sindicato de ladrões em sua alta cúpula ); Fundou várias Associações Comunitárias em bairros de Patrocínio; foi um dos fundadores da Central de Associações de Bairros em Patrocínio.

Fundou a Rádio Comunitária FM Alternativa de Patrocínio, hoje legalizada e intitulada Rádio Cultura FM 104. Bairro Morada Nova. (Aproveito para dizer que a herdeira histórica da Rádio Alternativa, é a Rádio Cultura FM, não a Rádio Liberdade FM, como, as vezes se convenciona a dizer)

Pedro, também ajudou a fundar a Associação Amigos da Praça Emilia Aguiar. ( Essa deu pano para a manga. Até hoje lá está o terreno parado)

PEDRO - O ESCRITOR

Sem deixar as outras frentes de batalha de lado, como a defesa do meio ambiente, promoção da cidadania, justiça social, a partir de 1996, Pedro, passou a dedicar parte de seu tempo para fazer poesias e obras literárias. Foi um escritor profícuo. Escreveu cerca de 17 livros, dos gêneros poesias, infanto/juvenil, históricos e biográficos. Algumas obras: “Meu Livro e Meus Poemas Vol. I e II,” “O Que Sai da Cabeça de Quem Escreve (poemas e crônicas)”, “ Meu Reino encantado (infantil)”. Histórico (MITENA- Minha Terra Natal – sobre Serra do Salitre) Confissões de Um Suicida (livro espírita), além de um livro informativo "Como Nasceu a Rádio". "Conscientização Humana e Urbana", (obra patrocinada pela Iara/Galvani) e Um livro sobre a origem da família Cortes (La Corte), origem desde a Itália e criou um site chamado “Associação da Família Cortes” e realizou, em Serra do Salitre ( praticamente sozinho, chegou a vender uma casa no Bairro Morada Nova em Patrocínio, para custear o evento), memorável festa reunindo a vasta família Cortes. Em seus planos estava, realizar outra ainda maior em Patrocínio.

EM SERRA DO SALITRE

44 anos( menos, mas não sei por que, contabilizava anos a mais) depois da partida de sua esposa Natalina, Pedro não se recuperou da perda. "Era meu esteio, minha fortaleza, meu tudo”. Não cansava de dizer. Um problema de drogas na família, era público o seu desgosto. Um de seus sonhos era construir um Centro de Educação Infantil Comunitária para homenagear sua companheira de vida. Mas, Pedro tocava a lida. Já disse que era difícil encontrar Peoli, sem uma ideia na cabeça, tudo PROJETO COLETIVO. Junto ao "povo de alto nível" se preocupava com os cachorros abandonados na rua; a destinação correta do lixo; a qualidade da água servida a população. Por lá, ajudou a fundar Rádio Veredas FM 104,9, e a TV Café, com vistas a divulgar os valores e as potencialidades serralitrenses, o que vinha realizando com exímia competência ao lado de seus parceiros/conterrâneos. Passou a fazer réplicas perfeitas de antigas residências e prédios públicos da cidade. Também se candidatou a Vereador. E que vereador teria sido! Aliás, que advogado! Que Jurista! Que Prefeito! Que homem público seria este homem? Faltou-lhe estudo e dinheiro; sobrou sonhos e ideiais...

NA PÁTRIA SUPERIOR

Agora a notícia de sua promoção para Pátria Superior. Uma cidade, onde um idealista, ambientalista e sonhador vai sossegar da labuta terreal: " A muralha é feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro.

Os fundamentos das muros da cidade , ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda... Deus enxugará dos olhos toda lágrima"

Detalhe importante: Se alguma coisa não estiver funcionando direitinho ai no Céu, chegou por ai Pedro Cortes de Oliveira. "Assim na terra como no Céu". Ele funda uma associação, um sindicato, uma emissora, escreve um livro...

A dor só não é maior do que a honra de ter convivido com um ser humano incrível...

como já disse: Se tivéssemos 10 Pedro Cortes no Mundo (com recurso financeiro) nosso Planeta seria um perene jardim florido...