# Milton Magalhães

O poder de um bom exemplo...

9 de Dezembro de 2021 às 08:50

Ninguém pode dizer quantas florestas podem surgir de uma semente...E o impacto de um bom pai e/ou mãe na vida de uma criança?....

O telefone toca, do outro lado da linha, ele: Roberto Queiroz do Nascimento- Betinho. O motivo da ligação: Agradecer pelo registro que fizemos dos 50 anos da Moto Minas, aniversário de seu colaborador Carlinhos Madureira e seu (próximo 19/12).

Não é mais um gesto comum, somente ele e Silas Brasileiro, se dão a essa gentileza, de agradecer por um elogio ou por uma crítica construtiva veiculada na imprensa. Os outros que ai estão, acham que é obrigação sua falar bem deles, quando fala mal, ficam pistola vem na fumaça. (A propósito, como Silas achava tempo para me escrever do próprio punho tantas cartas, seja agradecendo por críticas ou elogios, seja pedindo sugestões?!)

Conversa fluente entre dois amigos. Respeito mútuo. Ao final, um convite para tomarmos um cafezinho uma hora dessa...

Desligo o telefone e me ponho a pensar na importância de um pai presente. Esse garoto agarrado na mão do pai Sr. Mário Alves do Nascimento é um menino Betinho ( O outro do lado, deve ser o irmão, Eduardo Queiroz Alves) Dá para notar que era um evento político. Onde menor de idade podia participar, pois se falava em "Honra". "Respeito e "Cumprir a palavra".

Moral da história dois homens públicos com a biografia é irretocável. Mas, por que:

" ONDE MEU PAI TIRAVA O PÉ EU COLAVA O MEU"

Não sou do tempo do Sr. Márioalves que governou Patrocínio no ano de 1963. Mas como patrocinense é minha obrigação, saber um naquinho de sua história.

Homem de diálogo. Amigo pessoal dos grandes líderes de então, Juscelino Kubitschek, José Maria Alkmin e Benedito Valadares. Conseguindo, devido a este alinhamento de forças, diversos recursos federal. Pode-se asfaltar e eletrificar grande parte da cidade e distritos. Construiu escolas, como Nely Amaral, (Onde estudei) Mariana Tavares, Cel. João Cândido de Aguiar (Onde também estudei) e Joaquim Dias. Construiu 200 casas populares em parceria com a COHAB e Construiu o Posto da Nestlé. Sempre retratado como uma figura simpática em todas as esferas de sua vida...

O filho se preparou a vida inteira. Foi Gerente comercial de uma grande empresa de ônibus no Rio de Janeiro ( Quase 2000 colaboradores, e foi ele em 1978, o primeiro a promover uma mulher ao cargo de motorista de ônibus no país)

Mas, Betinho me chamou mesmo a atenção, quando foi presidente da ACIP. Pensei, "esse homem não sabe brincar". Realizou um mega seminário, chamado "Patrocínio de Alternativas - como gerar empregos em nossa cidade”. Grandes autoridades. Grande público presente. De propósito, o evento aconteceu no galpão da já desativada Indústria de Calçados Saiasi... "Posso ser prefeito de voces?" Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livreNão tinha outro:

Apoio decisivo para implantação da PIF PAF; construção do Aterro Sanitário; Construção da Estação de Tratamento de Esgotos - ETE; Através do programa Pro-Moradia, cerca de 800 casas construídas; 100% de asfalto na cidade; Apoio ao pequeno produtor com o projeto Comunitário, entre outros, Fábrica de Farinha. Integração com a população dos bairros através do programa Comunidade Em Ação. Revitalização das principais praças; Reconstrução do Mercado Municipal. Fundação do Bairro Enéias Ferreira de Aguiar. Onde construiu o Centro de Atendimento Social. A exemplo do pai. Prestígio no alto escalão com a visita numa só data do Governador Eduardo Azeredo; Vice – Governador, Walfrido dos Mares Guia; Ministro do Trabalho, Paulo Paiva; Ministro da Agricultura, Arlindo Porto Neto. Termina seu mandato, assinando os protocolos de intenções para as instalações da Fábrica de Calçados Democrática e da Indústria de processamento de batatas, Bem Brasil. Em seu último dia no Governo, em entrevista á Rádio Difusora de Patrocínio, ouviu de uma moradora do Bairro Enéias Aguiar: “Nós vamos sentir muita saudades de você, Betinho"...

A propósito. Circula uma foto recente da jovem Maria Clara Marra, em um evento, olhando admirada para seu pai, atual prefeito, Deiró Marra. Se a história se repetirá, não posso dizer. Assim como ninguém pode precisar quantas florestas podem surgir de uma semente...