# Milton Magalhães

O Dia de Patrocínio em Beagá

1 de Março de 2024 às 08:50

Muito longe de nós a pretensão de orientar a conduta de alguém, mas alguns janeiros de janelas nos permite um olhar comunitário. São pitacos, pequenos e bons insights em favor de uma cidade melhor para todos nós. UNIÃO DE FORÇA, É O ETERNO MOTE. Não acredito em nada diferente. Agentes políticos e população de modo geral, todos, que pisam este mesmo solo, respiram, este mesmo ar, devem estar na mesma cadência de respeito e trabalho. A lista é deste mero colunista (que não arredou os pés deste solo, ao longo dos 60 ano).

Recentemente estive em nossa capital, conversa vai conversa vem, pergunto a simpática senhora da quintanda, o que ela conhece de Patrocínio. O que ela sabe de nossa terra e nossa gente... Cri,cri,cri! (grilos cantaram no ambiente) “Uai, tem um cantor que é de lá... o... o... Lucco, Lucas Lucco” Ufa! Ainda bem que temos este bom moço como “garoto propaganda”. A propósito, por aqui ele gravou o seu primeiro DVD. O moço viajou Europa afora, jamais se envergonhou de dizer que nasceu em Patrocínio. Leva e eleva o nome da nossa cidade em todas apresentações, entrevistas e participações na TV. Embora fosse até mais rendoso artisticamente se dissesse que era de Uberlândia, por exemplo. Mas ele carregou o nome de Patrocínio em todo seu sucesso. Lá no cantinho do mapa alguém pode até não saber cantar algum sucesso de Lucas Lucco... mas sabe o nome da cidade onde ele nasceu. Se ninguém lhe agradeceu, estou fazendo isto aqui, explodido de orgulho e gratidão.

“Uai, tem um cantor que é de lá... o... o... Lucco, Lucas Lucco” Voce fez o que muitos políticos não conseguiram: Colocar Patrocínio na mente e no coração das pessoas que sequer sabiam da existência desta cidade.

Bem...O filho do Paulinho e Karina; fez e faz a sua parte. ( Foto recente, em momento fazendeiro com o filho Luca Carvalho Lucco. Instagram do cantor) E os outros? Em qual coração mais está este orgulho incandescente de ser patrocinense?

Rá! Imagine, se Patrocínio com suas ricas potencialidades fosse algumas daquelas regiões metropolitanas da corte.

Portanto, jamais me cansarei de propor o “DIA DE PATROCÍNIO EM BEAGÁ”

Com o objetivo de promover nossos valores, buscando mais integração com a capital mineira. Seria um projeto de ampla mobilização (Sem cor partidária, repito: sem politicagem. Não é para divulgar feitos deste ou daquele político, mandatos deste ou daquele É PARA DIVULGAR PATROCÍNIO) envolvendo o poder público, ) Prefeitura, Câmara) entidades de classes, institutos, clube de serviços, fundações, empresários, artistas, emissoras de rádios, sites, blogs, influencer, youtuber, tiktoker, pod casters.

Com o apoio fundamental da APA- Associação dos Patrocinenses Ausentes em BH. ( Importante entidade em fase decídua) e a presença e o prestígio de patrocinenses apaixonados por sua terra espalhados por todo o Brasil. Lembrando que em 1991, (Coincidentemete, ano em Lucas Lucco, nasceu) conforme a foto que se encontra no acervo do Museu Municipal, Patrocínio se fez represente numa feira de sapatos e artesanatos. E fez bonito!

O objetivo deste levante sugerido, seria apurar inicialmente o melhor, o suprassumo de nossa arte, cultura, potencialidades turísticas, culinária, esportivas, tradição histórica, potencialidades econômicas, e, claro, tendo Café do Cerrado como um dos carros chefes.

Enfim, um expressivo empório eclético, para ser exibido nos espaços mais nobres e finos da corte mineira. Com a presença ilustre do Governador, nossas deputadas conterrâneas, nossos deputados da região e o forte holofote da mídia.

Não seria acontecimento somente para um ano e pronto. Deverá ser fixado no calendário de eventos do município. De forma tal que todo ano, Belo Horizonte, passaria a aguardar com expectativa e ansiedade a data.

Doi muito, viajar por ai e encontrar pessoas que nunca ouviram falar de nossa cidade. “ Como assim?” Mas se isto ocorre em nossa capital, a tal dor é insuportável. A consciência pesa, pois a culpa de Patrocínio não ser mais conhecida, é, coletivamente, nossa. Deus nos deu tantas dádivas e o mundo não sabe. Vamos mudar este quadro?

Com “O DIA DE PATROCÍNIO EM BEAGÁ” em poucos anos, Minas e o Brasil iria conhecer e saber porque amar, morar e investir em nossa Patrocínio Minas Gerais.

Vamos ampliar esta ideia e colocá-la em prática ainda nesta geração?