# Milton Magalhães

Margaridões de Van Gogh

23 de Maio de 2020 às 09:07

MARGARIDÕES DE VAN GOGH...

Bem ali nas confluências dos Bairros Morada Nova, Enéias Ferreira e Jardim Ipiranga. Algo  chama: Este manto de florzinhas amarelas que emolduram o córrego, ainda a ser canalizado...As pessoas passam por alí freneticamente nos seus altomóveis ( alto móveis mesmo, as pessoas em seus carros se sentem superiores) não reparam. Não tem o olhar educado para a simplicidade...Essas florzinhas, primas pobres dos girassóis, são conhecidas como: MARGARIDÕES DE VAN GOGH; Gênio da pintura mundial, injustiçado que dizem ter pintado cerca de 900 quadros, mas vendeu apenas uma obra em vida...( hoje avaliadas em milhões e milhões) ...Vendo essas florzinhas baldias, anônimas da rotatória do bairro Enéias, não tive como não pensar no pintor Holandês...O mundo jamais foi  justo com gênios. Mesmo com tanto talento, passou despercebido pela humanidade...

 

FOGO NA FUNDANGA, DEIROZÃO!

“20 de maio de 2020 é um dia histórico para Patrocínio.” Disse o Prefeito Deiró ao anunciar das obras da primeira etapa do novo sistema de drenagem, com galeria coberta, da avenida da Prefeitura, da rotatória do Centro Viva Vida (subida do Enxó) até a rotatória da avenida Faria Pereira. A segunda etapa será a continuidade até a rotatória da avenida Jacinto Barbosa.

“Podemos afirmar que a avenida João Alves do Nascimento será reconstruída, recebendo nova pavimentação asfáltica e sinalização. Serão duas redes de drenagem pluvial (uma em cada lateral do canteiro central). Uma obra necessária, há anos reclamada pela população, que agora terá solução, depois de mais de 40 anos de penúria com alagamentos em períodos de fortes chuvas e asfalto sempre danificado. Pedimos apoio e compreensão da população no decorrer da obra nos desvios de trânsito que serão adotados naquela região. Os transtornos passam, os benefícios ficam. Vamos em frente."

 Obra arrojada. Fogo na fundanga!

 

SOBRE CHORAR E RIR

“E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida." (Machado de Assis, in "Quincas Borba")

 

LUTA PELA VOLTA DA CORRUPÃO É INTENSA

Querem por que querem a volta da corrupção no país, para isto tentam derrubar o Presidente Bolsonaro de todas as maneiras. Um certo Will Ruiz escreveu, (acrescentei algo por conta a lista não tem fim):  Tentaram com a Amazônia em chamas, com a Marielle, com o porteiro do condomínio, com a avó da Michele, com a moça da banquinha de açaí, com o óleo venezuelano, com os palestinos, com o Queiroz, com a Joyce e o Frota, com o Mácron, com as igrejas, com a China.

Tentou com a Intercept, com os robôs do WhatsApp, com o Maia, com a Globo, com o Alcolumbre, com o STF, com a imprensa, com os governadores do Nordeste, com o uso político do COVID 19 , com o Witzel, com o Doria, com o Caiado, com o Centrão, com o jeito tosco, com os filhos, com o Bebiano, com os militares, com o relacionamento desgastado com os ministros, com os milicianos.

Tentou  com a saída do Mandeta, com a saída do  Moro, com a divulgação publica  da fita da reunião ministerial, com a saída do Teich, com a liberação da cloroquima, com  a saída da Regina Duarte... E muita picuinha e mimimi, Querem a volta dos corruptos... Vão conseguir?

 

COMENTÁRIO SEM COMENTÁRIO:

 “Ainda bem que a natureza criou o coronavírus”... (Lula)

 

SÓ SE MORRE DE CORONA?

A Covide 19 mata. Mata. É altamente contagiante. Todo cuidado é pouco. Mas, outras doenças continuam matando ou foram anuladas com a chegada do velho Coronavírus. Parece que foram, mas não:

Segundo dados reunidos pelo Our Word in Data, 56 milhões de pessoas morrem por ano no mundo. A principal causa de morte são as doenças cardiovasculares - por sua culpa, perdem-se quase 18 milhões de vidas, quase um terço do total. E, se forem agrupados em uma única categoria, os tipos de câncer   são responsáveis por quase 10 milhões de mortes. Em conjunto, 73% falecem por causa de doenças não contagiosas. Em 2020, um novo termo foi introduzido nesta contabilidade mórbida: a pandemia da covid-19. Até 18 de maio, houve no mundo mais de 315.000 mortes confirmadas por essa causa, embora a cifra real seja certamente muito superior. Milhares de vidas serão perdidas por outras causas. Estimou-se que durante os próximos seis meses morrerão entre 253.500 e 1.157.000 crianças menores de cinco anos, e entre 12.200 e 56.700 mães em países em desenvolvimento por causa da deterioração dos sistemas de saúde e das possibilidades de obter alimentos. Milhares de vidas serão perdidas por causa da deterioração econômica decorrente das restrições à atividade e à mobilidade. E também é mais que provável que muita gente morra ao evitar ir ao hospital por medo, talvez, de contrair o vírus.

 

BANCOS SENDO BANCOS

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, alertou recentemente que a crise provocada pela pandemia do novo coronavirus ameaça levar cerca de 60 milhões de pessoas para a extrema pobreza. 

O presidente do  Grupo Mundial, David Malpass, disse que o credor para desenvolvimento lançou programas emergenciais de ajuda contra o coronavívus  em 100 países em desenvolvimento, com compromissos de financiamento em condições preferenciais e subsídios de cerca de 5,5 bilhões de dólares até agora...

Ou seja, bancos não perdem seus lucros, nem nessa desgraça global.

“Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.”
?( Manuel Bandeira)

 

MUITO DIFÍCIL
Na live, o presidente da Fiemg revelou que os setores de turismo e transporte são os grandes prejudicados pelo coronavírus. Tiveram queda de 72,9% no faturamento, segundo dados da Cielo. No ranking dos prejuízos, a indústria do vestuário aparece em 2º lugar, com queda de 64,2%, e o setor de bares e restaurantes, com 54,6%, seguido pelo setor de serviços em geral, com 47,1%.

 

CLARO, CLOROQUINA

Suíça aposta na hidroxicloroquina e apresenta taxa de mortalidade duas vezes menor que a da França. Mesmo a eficácia do medicamento ainda não tendo sido comprovada para o covid-19, os médicos suíços invocam seus efeitos práticos. Querem a cabeça do Presidente do Brasil, mas, ele pode não ser esperto,  mas não é tão bobo como a “rede globo lixo”, pinta.

 

FIM DAS REGALIAS

As regalias dos ex-presidentes da República estão ameaçadas em meio à pandemia do coronavírus. Você viu algum ex-presidente da República anunciar que vai abrir mão das regalias às quais têm direito como cota de contribuição? Nós também não. Mas a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) atentou para isso.

  “Em meio ao que estamos vivendo, é inadmissível que o cidadão, trabalhador, custeie essas benesses sem qualquer interesse público envolvido”, diz a parlamentar, que apresentou projeto para tesourada nos benefícios. Ex-presidentes (Collor, FHC, Lula, Dilma, Temer, Sarney) têm direito a carros com motorista e seguranças, além de seis assessores e passagens aéreas. Só em 2019 foram R$ 4,5 milhões dos cofres públicos.

 

CIDADE REFERÊNCIA.

Uberlândia é uma cidade referência na região, OK. Mas, infelizmente na esfera política, tem sido péssimo exemplo.   Chegaram a ser presos numa só tacada 21 dos 27 vereadores da Câmara d Municipal de Uberlândia . As prisões de deram no ano passado, em decorrência de operações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).  A primeira operação foi a  “Poderoso Chefão", que deu origem posteriormente às operações “Mercúrio”, “Torre de Babel”, “Guardião” e “Má Impressão.” contratação das duas empresas sem licitação. Falta de fiscalização da execução dos serviços,  fraude em contrato de vigilantes da Câmara e  desvio de recursos da verba indenizatória de gabinete da casa. Já foram cassados pelo Legislativo Juliano Modesto, Alexandre Nogueira, Rodi Borges, Vico Queiroz, Ceará, Doca Mastroiano, Wender Marques, Isac Cruz, Hélio Ferraz-Baiano, Ronaldo Alves, Vilmar Resende e agora Marcio Nobre. Wilson Pinheiro também foi cassado, mas conseguiu suspender os efeitos da cassação na Justiça e retomou o cargo. E  Michele Bretas, sendo investigada, teve a dignidade de  renunciar ao cargo,  alegando não se sentir bem para seguir exercendo as funções no Legislativo. Ela afirmou, ainda, que já não tinha mais o apoio da família para continuar na vida pública.”A pergunta é:  Como o eleitor de Uberlândia vai reagir nas próximas eleições? É uma cidade referência. Ou não é mais?

 

"..FUJA DESSE ESPÍRITO DE MANADA..
Pra viver de verdade, pensando, repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amada(o), e amar, e amar-se. Ter esperança, qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem humilhar. Entregar-se sem renunciar a si mesmo e a possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a apena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E no mínimo que a gente seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer".(Lya Luft)