# Milton Magalhães

lufadas de bom senso

12 de Dezembro de 2020 às 10:19

PATROCÍNIO SERÁ A CIDADE DOS IPÊS?

Aplausos e por favor de pé, para o coordenador da Secretaria de Meio Ambiente, ANTÔNIO GERALDO. Até que enfim, alguém com visão futura de meio ambiente e cidade atrativa e embelezada por estas plagas: Minino, estão plantando IPÊS no perímetro urbano de Patrocínio!

Daqui há quatro, cinco anos vc nem vai reconhecer a minha cidade. As floradas exuberantes de ipês, serão atrativos que vão acariciar olhares e afagar almas.

A nota está no Portal da prefeitura:

 “O plantio, feito em conjunto com as secretarias municipais de Obras e de Agricultura, e do DAEPA, foi iniciado no canteiro central Avenida dos Bálsamos, na região do Jardim Sul, e, segundo Antônio Geraldo, coordenador da Secretaria de Meio Ambiente, seguirá por outros pontos.

Prefeitura promove plantio de mudas de Ipê em diversos pontos da cidade plantio de mudas de Ipês, desenvolvidas a partir do projeto “Viveiro Florestal” que utiliza verbas do Fundo Municipal do Meio Ambiente, oriundas de multas e compensações ambientais.

Além das mudas que serão plantadas pelo Governo Municipal, cerca de 12 mil mudas de Ipês das variedades Rosa, Roxo, Branco e Amarelo, estão a disposição de toda a população no viveiro do Horto Municipal, os interessados em plantar as mudas, tanto na área urbana, quanto rural, devem fazer um requerimento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.”

Voce está esperando o quê. Passe por lá e apanhe a sua muda.

UMA SOLICITAÇÃO

Há algo tão importante quanto plantar: Cuidar das mudas plantadas. Portando nosso pedido, para que o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ANTÔNIO GERALDO, providencie grades de proteção em torno das mudas, para conter a depredação por atos de vandalismo. E a população também, precisa fazer de tudo para preserva-las.

FLOR NACIONAL

Se os Ipês são importantes? Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a FLOR NACIONAL. A partir daquele ano, o ipê-amarelo passou a ser a flor-símbolo do Brasil, segundo informa a ONG Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).

Algum dia chegue a dizer: “Na cidade em que eu for prefeito, prometo duas coisas. Somente duas coisas. Pronto? A Biblioteca Pública vai ganhar um prédio a la Niemeyer NO CENTRO DA CIDADE NOBRE DA CIDADE. E na entrada da cidade, nas principais avenidas, UM CINEMATOGRÁFICO CORREDOR DE IPÊS. O chão não será varrido, nesta época do ano, e duvido que o visitante será um ser medíocre ao pisar um tapete, amarelo, roxos, rosas e branco. Receberá um arrebatante batismo de poesia.” Os ipês começam a aparecer, falta a Biblioteca Pública no centro da cidade.

De novo, novamente e outra vez mais.

Parabéns  ao ambientalista ANTÔNIO GERALDO! A posteridade lhe agradecerá. Fazendo a diferença.

SONHAR NÃO CUSTA: PATROCÍNIO SERÁ A CIDADE DOS IPÊS?

 

AJUDA EFETIVA

Sabe de algum empresário/empresa em Patrocínio que tem como responsabilidade social doar Bolsas de Estudos para alunos carentes? Se alguém souber... E aqui me lembrando do Dr Alaor Ribeiro de Paiva. Quantas e quantas  bolsas doou? Investir no futuro de um jovem, um gesto que não tem dinheiro que pague.

 

DOIS DEPUTADOS

A cidade que já conseguiu  o feito fantástico de eleger  dois deputados estadual na década de 80, Romeu Queiroz e Paulo Pereira, tem caixa para repetir a dose. Se utilizarmos da inteligência coletiva, dá para eleger dois deputados. A desunião leva tudo  para o ralo. Chegou a ser votados em Patrocínio em pleitos anteriores,  cerca  275 candidatos a deputados federais e 293 a estaduais. Os famosos “paraquedistas”  Um absurdo! Desde já foco em gente que  tem chance e potencial de voto. Deixem a vaidade e panelinhas de lado. Pensem no futuro de Patrocínio.

 

DIFERENÇA DANTESCA

Somos dos que pensam apenas no futuro da nossa  cidade. Há os que pensam no futuro de seu partido, na conveniência de  sua panelinha. A diferença é dantesca.

 

PRONTO SOCORRO EUSTÁQUIO AMARAL

Calma ainda não é este o nome oficial escolhido pela administração, como patrono do Novo Pronto Socorro. Patrocinenses verdadeiros sabem, ninguém fez mais, pela saúde em Patrocínio do que Eustáquio Amaral. Eu disse, ninguém.  Foram 45 anos,  servindo Minas Gerais com equidade e transparência, no setor da saúde,  destes  quais, 12, consecutivos como Superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde. No cargo era chamado de Dr. Eustáquio, pois, sua figura emana respeito e é respeitado e estimado por todos. Reconhecido como  um funcionário público de princípios rígidos, seu mantra foi sempre dizer que “o dinheiro público é sagrado” Discurso e prática. Certa feita, participando do  “1º Fórum " Fraternidade e Saúde",   realizado na Câmara Municipal de Patrocínio, lá pelas tantas foi inquirido sobre o que pensava sobre  desvios de verbas e afins, Amaral,  disse em alto e bom som , "(..) de minha parte, não aceito nem remédio amostra grátis, não me venham  com gorjetas, queijos, vinhos, etc, não aceito. Sou bem pago para fazer o meu trabalho". Este é “Menestrel Rangeliano!”, ninguém e ninguém, mesmo, defendeu, promoveu, cantou e brandiu tanto a espada da verdade pela cidade a qual, alcunhou de  "Santa Terrinha" mais do que ele. Colunista de longo fôlego, o historiador, o economista, o analista, o cultor da história, o saudosista, o desportista, o discípulo de Tião Eloi, o sonhador extremado, o arauto da ética, o atalaia das boas novas é um desafio a posteridade.

Sobre homenagear pessoas vivas? Temos em Patrocínio “Avenida Dr Walter Pereira Nunes e a rodovia São João/Guimarânia se chama Rodovia Deputado Deiró Marra. Portanto: PRONTO SOCORRO EUSTÁQUIO AMARAL.

 

FUTEBOL DO AMOR

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "19.Dez Sábado às 15h 2020 ESTÁDIO PEDRO ALVES DO NASCIMENTO, EM PATROCINIO/MINAS GERAIS Toda renda em beneficio ao Hospital do Câncer de Patrocinio e Hospital do Amor de Patrocinio FUTEBOL DO AMOR Fla Master Oficial X Master Patrocínio/MG Seleção do Amor ha hospita de amor Ingressos venda: Jornal de Patrocínio, Hospital do Câncer de Patrocínio Camisa 10, Framburguen Sacolão 510 Economia"Ingressos a venda: Jornal de Patrocínio, Hospital do Câncer de Patrocínio, Camisa 10, Framburguer, Sacolão da Economia, salão do Renatinho, check-up car lavajato, Fúlvio Credicopa, Reunidas café, moto Center Reis, Juninho Marins, Lar da Criança, Fla Patro, escolinha de futebol Gol de Placa, Jorjão fretes, Posto Jandaia, escritório Líder.

 

ALEX GUIMARÃES MACHADO

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindoResponsável por promover  evento “Futebol do Amor” com a finalidade de ajudar o Hospital do Câncer em Patrocínio. O jornalista nunca escondeu de ninguém que é flamenguista e agora, arregimentou parcerias e traz a Patrocínio os eternos craques  rubro negro.  O que estes caras jogaram... garanto que não perderam o traquejo com a bola...Há que se registrar o esforço do Alex Guimarães em promover bons eventos artísticos em Patrocínio. Que eu me lembre ele já trouxe, Almir Sater, 14 Bis , Marcos Bazar, Pedro Bismarck,  Paulo Ricardo, Roupa Nova, Nando Reis e Chrystian & Ralf. Em tudo que promove, sempre preocupado em ajudar as entidades assistências. Está credenciado. Se quiser se candidatar, tenho certeza de que será um excelente vereador. ( Foto Nando Reis e Alex, ou será Alex e Nando Reis?)

 

INVESTIMENTO QUE VALEU A PENA

O temporal que desabou sobre a cidade no último dia 08/12, serviu para testar as obras da Av. joão Alves do Nascimento. Testada e aprovada. Vazão perfeita e o asfalto, intacto. Ou seja, valeu a pena, todo investimento.

   

POR OUTRO LADO

A Av. Dom José Coimbra, vive um caos a cada temporal. Não tem asfalto que aguenta  o volume d’agua que invade aquela pista. Olha este 'beijuzão' que foi arrancado na chuva do dia 08/12.  Sabemos será difícil pensar nesta obra agora, mas estamos falando de Deiró Marra, o gestor que tira leite de pedra. Vamos aguardar. Enquanto isto, cuidado, desafiar a força da natureza é maior loucura. 

 

BOM FINAL DE SEMANA

Superar é preciso.
Seguir em frente é essencial.
Olhar pra trás é perda de tempo.
Passado se fosse bom era presente.

(Clarice Lispector)