# Eustáquio Amaral

FAMOSO REI MORREU NUMA GUERRA NO RIO DOURADOS

21 de Maio de 2023 às 16:24

 

 

 

                                       

FAM 

 

 

 

Ilustres. Sempre é bom conhecer um pouco os que pisaram nesse sagrado chão das Minas Gerais. Pessoas de expressão que nasceram ou viveram em terras patrocinenses, em alguma época. Mesmo que seja época remota. No tempo que esse território pertencia à capitania de Goiás (1744-1816), um rei negro viveu e morreu na região do Rio Dourados. Portanto, um pouquinho antes da criação da Fazenda Brumado dos Pavões (fundação de Patrocínio, em 1772). O líder quilombola Ambrósio foi uma dessas celebridades na saga de Patrocínio. Se considerar somente a cor negra, Ambrósio foi a maior (celebridade). O maior destaque até hoje.

 

UM VERDADEIRO REI – O primeiro Quilombo do Ambrósio foi em Cristais (região de Formiga), atacado pelas forças da Colônia em 1746. O segundo Quilombo do Rei Ambrósio existiu na região de Ibiá, provavelmente de 1746 a 1759, quando foi destruído. Nesse ano (1759), já vivendo no Quilombo da Pernaíba, o rei negro foi morto, em 7 de setembro, pela tropa do capitão Bartolomeu Bueno do Prado, em intenso combate.

 

COMO FOI A MORTE DO REI EM PATROCÍNIO – O Quilombo da Pernaíba se localizava nas nascentes do Rio Dourados. Numa região cercada por onde é hoje Monte Carmelo, Guimarânia e Cruzeiro da Fortaleza. No centro dessa região está Patrocínio. Como o Quilombo Campo Grande, em Ibiá, foi parcialmente destruído e despovoado, o rei Ambrósio fugiu, com a sua corte, para outro quilombo, subordinado, pertencente à confederação liderada por ele: Quilombo da Pernaíba (Parnaíba ou Paranaíba). Em 1759 (alguns autores citam 1769) aconteceu a Batalha de Pernaíba, quando 120 homens armados “até os dentes”, sob o comando de Inácio Correa Pamplona e Bartolomeu Bueno Prado, mataram 90% dos habitantes do Quilombo da Pernaíba, composto por 70 casas e cerca de 500 pessoas. Isso, hoje, na região de Dourados.

 

ATÉ TIRADENTES ENTRA NA HISTÓRIA... – Rei Ambrósio e sua corte (inclusive a guarda) foram mortos nessa Batalha. E cinquenta negros sobreviventes foram enviados para serem escravos no Rio de Janeiro. Pouco depois, Inácio Pamplona teria se unido a Joaquim Silvério dos Reis para delatar a Inconfidência Mineira, quando Tiradentes foi enforcado (1792). Alguns inconfidentes sabiam sobre o Rei Ambrósio.

 

QUEM FOI AMBRÓSIO – Segundo diversos historiadores, foi o mais temido líder quilombola de Minas Gerais. E junto com Zumbi dos Palmares (Pernambuco), os maiores líderes negros da Colônia (Brasil), que ameaçaram a autoridade da Coroa Portuguesa. A população dos quilombos na região, sob o comando do Rei Ambrósio, chegava a 10 mil habitantes (multidão para a época). Ambrósio e sua esposa Cândida, escravos africanos, foram comprados por um jesuíta que sabia de sua liderança e nobreza na África. Além das lutas quilombolas, Ambrósio também era agricultor.

 

O QUE É QUILOMBO – É uma área territorial ocupada por mestiços, negros forros (escravos libertos, em liberdade), brancos pobres, índios, caboclos e negros fugidos (escravos), comandados por forte liderança da raça negra. O quilombo foi abrigo e reduto de resistência à escravidão. Também tinha a característica de acampamento militarizado, sempre preparado para combates. Em Minas, existiu o Quilombo do Ambrósio, também chamado Quilombo do Campo Grande. Isso por reunir diversas pequenas e grandes comunidades em locais diferentes. Tal como o Quilombo Pernaíba, no Rio Dourados. Os quilombos dos Palmares e Ambrósio tinham autonomia administrativa, negócios e cultura próprios. Eram um “reino independente” dentro da Colônia (Brasil). Por isso, os ataques constantes dos portugueses.

 

O QUE É QUILOMBOLA – Era quem vivia numa comunidade/povoado onde valores, cultura, costumes e objetivos eram idênticos. O Quilombo dos Palmares e o Quilombo do Rei Ambrósio são os melhores exemplos. Na atualidade, ainda há comunidades quilombolas, habitadas por descendentes dos antigos quilombos.

 

HISTÓRICA ESTRADA REAL – A Picada de Goiás, caminho de tropeiros, ligando Vila Rica, Pitangui e Goiás, foi alvo constante dos quilombos, sobretudo do Rei Ambrósio. A Picada faz parte da história de Patrocínio. Aliás, a razão maior para o surgimento de Patrocínio. O Quilombo da Pernaíba (Rio Dourados) tornou-se a origem de ataques aos tropeiros na Picada de Goiás.

 

ENFIM – Ambrósio, um dos dois maiores líderes da raça negra do Brasil Colônia, foi morto na grande Batalha do Pernaíba (ou Paranaíba), na região dos Dourados. Alguns autores até acham que o Rei Ambrósio foi mais importante do que o líder Zumbi dos Palmares, o mais falado da história.

 

 

([email protected])   ***   Crônica também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 20/05/2023.