# Milton Magalhães

Era somente um velhinho...

25 de Novembro de 2023 às 11:55

Acodei com uma profusão de gorjeios em meu quintal. Dei uma flanada pela cidade meu olhar colheu cenas que poderiam ser destaques em nosso “ Informativo de Delicadezas”

Poderia me ufanar, me pavonear todo numa crônica, pois, minha cidade vive, turisticamente um momento de protagonismo nacional…

Mas, fiquei preso nesta imagem:

Bem ali, em um Bairro junto ao meu, um jovem de 26 anos, deu uma voadora mortal em um senhor de 62 anos. Duelo, 26x62. Motivo? Parece-me que o senhor tentou ser gentil do jeito dele, com a namorada, companheira, rolo, ou ficante, do outro.

Em seu gesto inocente, banal, inofensivo, que poderia ser levado com humor, o idoso teria oferecido uma fruta( banana, há quem diz ter sido uma bala) para a mina, que tinha por guardião uma fera humana. As câmeras capturou as imagens que, por enquanto, correm o mundo. A Polícia agiu rápido, o ninja já se encontra entre as grades…

Mas era somente um pobre velhinho, o mundo e suas guerras, não vão parar por isto…

Admiro as culturas orientais pelo respeito ás pessoas idosas. No Japão, tem até o “Dia do Respeito ao Idoso” Aprendem este valor, no seio de cada família, no berço , na escola e portanto, criaram formas de propiciar ao idoso a sua justa integração à sociedade, conferindo-lhe a dignidade que lhe é devida nesta etapa da vida.

Já no Brasil- país não mais tão jovem- há um total despreparo para viver, conviver, encarar e reverenciar saudavelmente esta fase da vida.

Idosos são excluídos, já recebem “voadoras”socialmente, digitalmente, economicamente e agora, fisicamente...

O mundo ficou um lugar perigoso para os idosos e para pessoas gentis…Muito triste…