# Milton Magalhães

Enquanto...

13 de Maio de 2021 às 17:40

É muito mais do que uma conjunção que une orações que expressam fatos simultâneos. É uma ponte entre o aqui e o depois. É o processo que vai da semente á flor e desta ao fruto. Exige paciência que não temos. Do alto de nossa “bondade” saímos por ai ajudando borboletas a saírem do casulo. Na dura arte de esperar comemos frutos verdes, brigamos de foice contra o tempo. ENQUANTO... Em seu último álbum de John Lennon, o ex-Beatle, homenageou seu filho, Sean, com a música Beautiful Boy. “Vida é o que acontece com você ENQUANTO você está ocupado fazendo outros planos” A frase usada por Lennon, não é dele. O autor é Allen Saunders, um escritor, jornalista e cartunista americano. A frase foi publicada na revista Reader’s Digest. Isto por que a autoria importa sempre. Espero que Sean Taro Ono Lennon, tenha esta frase autoexplicativa como lema de vida: “Vida é o que acontece com você ENQUANTO você está ocupado fazendo outros planos”

ENQUANTO...

OS orientais contam uma fábula em que homens e mulheres encarnam o viajor surpreendido por um animal selvagem: “Procurando salvar-se do feroz animal, o viajante salta para dentro de um poço sem água; no fundo do poço, todavia, vê um dragão à sua espera. Sua boca está aberta para devorá-lo.

O infeliz viajante, não se atrevendo a sair do poço, com medo de ser devorado pelo animal, e não se balançando para não cair e transformar-se em comida de dragão, segura firme um maço de arbusto que cresce entre as frinchas do poço.

Suas mãos perdem as forças, e ele sente que logo será obrigado a entregar-se ao destino fatal. Pior ainda, agarrado ao arbusto, vê dois camundongos, um branco e outro preto, movimentando-se tranquilamente ao redor do galho a que ele se segura, roendo-lhe as raízes.

Ao ver isso, o peregrino reconhece que perecerá, inevitavelmente. Só que, ENQUANTO, está ali pendurado, olha à sua volta e se surpreende: as folhas do arbusto têm algumas gotas de mel. Sem fazer as contas do tempo que lhe resta antes de cair, o viajante as alcança com a língua, e lambe o mel, extasiado”.

Achei essa ilustração bem a propósito nesse momento em que estamos vivendo. Aproveitemos o instante, o caminho, a paisagem, o ENQUANTO estamos vivos: Creia. Isso é mel!

Neste 11/05/2021, ENQUANTO cumpria um compromisso, soube que a vereadora Eliane Nunes, estava á minha procura. Tinha um “mimo” para me entregar em mãos. Logo que soube, marcamos de nos encontrar em seu gabinete. ENQUANTO seguia ao ponto combinado, fui curtindo o caminho. Entre a saída e a chegada, temos a paisagem do caminho. A avenida João Alves do Nascimento, é hoje um tapete macio, um presente que a cidade há muito merecia. Meus olhos buscam ver verde, flores. Que bom, notar que para executar aquela grande obra, as árvores muitas foram preservadas. Vejo a florada das “Patas de Vacas” ( Sou invocado com este nome, para uma árvore tão dadivosa.)

Paro diante do Novo Pronto Socorro. ( Pra mim, pra sempre: “Pronto Socorro, Eustáquio Amaral”) Obra suntuosa, meritória, imprescindível, um verdadeiro cartão de visitas. Bateu no peito um orgulho de ser patrocinense...

Quanto tempo não pisava na “casa do povo”. ENQUANTO procurava o gabinete de Eliane, fui pensando ainda em visitar o amigos Thiago Malagoli, Valtinho, Ricardo Balila e Chiquita, mas sabia que não teria tempo para tanto.

Minutos depois, bem recepcionado por membros do selecionado cast de Eliane, já me encontrava nos átrios do “Gabinete Acolhedor”.

“Se Maomé não vai a montanha...” Falar da simpatia e empatia de Eliane, é chover no chovido. Não pude deixar de reparar na concordância estética de cores no ambiente de seu gabinete. O clássico bom gosto do tom sobre tom.  A conversa flui em boa harmonia, melodia e ritmo. Não pude deixar de Imaginar aquela mulher de fino diálogo, tendo que enfrentar uma tribuna onde impera a truculência masculina, cenas lamentáveis que tanto vimos naquela casa.

A motivação, a vontade de trabalhar, a efervecência de boas ideas, em Eliane, é contagiante. Enquanto escrevo querendo o melhor para a minha cidade, só me cabe encorajá-la. Querendo “Cultura e arte em toda parte”, ouve o “não tem dinheiro” do prefeito, ela viaja á corte mineira, focando em soluções, faz indicações pertinentes buscando corrigir nossa defasagem histórica de desenvolvimento em todas as áreas. Ela veio para provar que cultura, arte e educação, gera qualidade de vida e promove a dignidade humana.

ENQUANTO conversávamos reparei que havia outra pessoa a ser atendida. Com muito para falar, como muito para ouvir, liguei meu desconfiômetro. Uma caixa artisticamente ornamentada foi colocada diante de mim: “É pra você. Pelo que voce representa para a nossa comunidade”

Em outra circunstância, de outra pessoa, relutaria, ficaria constrangido em receber. Fiquei engrandecido e agradecido. Presentes espontâneos são manifestações de afeto e consideração. A função de um presente é ser recebido. E foi... “ Milton, o que tem nesta caixa?” A curiosidade matou o gato. Tá bom: Um kit de delícias e um litro de vinho..

ENQUANTO voltava para casa, descobri uma “ligação não recebida”, ocorrida, ENQUANTO conversava com a vereadora Eliane. Era minha Advogada Previdenciária Adrielli Cunha: " Milton, estou te ligando para informar que seu requerimento de aposentadoria no INSS FOI CONCEDIDO, mas precisamos aguardar para ver se os valores concedidos estão de acordo ou teremos que recorrer."

ENQUANTO me ocupo em viver curtindo o caminho, os outros planos vão acontecendo no seu tempo...