# Milton Magalhães

Aniversário de Silas Brasileiro: Um fiozinho de luz sobre sua vida e seu trabalho

22 de Outubro de 2021 às 19:08

Neste 22/10 é o aniversário de SILAS BRASILEIRO

Sempre tenho dito: Caso Silas Brasileiro tivesse nascido em Patos de Minas, Uberlândia, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Milão ou Londres, ele, por sua trajetória de integridade na vida pública, seria um ícone dignamente admirado, mas, nasceu em Patrocínio, onde a memória curta ás vezes impera...Passei outro dia, em frente ao “Centro Viva Vida Dona Lica Brasileiro” do outro lado da Avenida, um muro, estampa o nome de Silas Brasileiro, quase se apagando...Pensei: “Como assim, Silas é um nome para ser apagado de nossa história? Ou é para ser reverenciado por toda posteridade?”

Antes dos Parabéns, posso trazer uma naquinho da história de vida e trabalho de Silas? Veja se um homem desse pode ser esquecido.

Não nasceu em berço de ouro, como muitos talvez pensem vendo onde ele chegou. Humilde filho de ferreiro. Segundo filho de uma família de 09 irmãos. Seu caráter foi forjado na lida dura da vida. Sabe bem do constrangimento que é ir aos cultos de domingo com trajes de menino pobre. Em certa fase da vida seus pais mudaram de Patrocínio, Silas, passou a depender do coração generoso de outras pessoas. Jamais, porém deixou de priorizar os estudos. Chegou a morar numa modesta pensão, enquanto trabalhava numa farmácia durante o dia, á noite ia para a aula e voltava para a farmácia para fazer plantão á noite toda. O Grande Autor da Vida, certamente, sondava seu coração e via sua indômita vontade de servir. E seu caráter foi forjado com princípios cristãos...

Já empresário, grande gerador de emprego e renda, mas, até então, ilustre desconhecido em sua própria cidade natal. Era da casa para o trabalho até altas horas.

Começou sua vida pública, com o pé direito, atendendo a um convite pessoal do então Senador, Tancredo Neves. Silas e o saudoso Dr. Figueiredo, formaram ”O esquadrão de Ouro”, fizeram uma campanha diferente, simples, limpa, pacífica e sem nenhuma forma de agressão aos opositores. Foi um dos melhores Prefeito de Patrocínio. A cidade florescia em clima de prosperidade e paz, tornando-se um grande canteiro de obras. O sesquicentenário do município foi em sua gestão, repito, repito pacífica e com permanente apoio dos deputados, estadual Romeu Queiroz e Dr. Paulo Pereira.(Importante. Obras feitas com recursos exclusivos do município, na placa de inauguração, era colocado o nome dos deputados Romeu e Dr. Paulo Pereira, honrando assim nossos parlamentares.

Construiu o Centro Agropecuário Brumado dos Pavões; três Ginásios Poliesportivos.( funcionando com o projeto Sócio-Educativo, Futura geração) Novo Terminal Rodoviário. Construiu a Eduardo Aquino, Morada Nova; reformou e ampliou da Escola Dom Lustosa. Construiu sedes de Conselhos Comunitários; Implantou o Transporte de Estudantes da Zona Rural. Tornou ativo o Distrito Industrial do Município. Construiu o Canil; Matadouro Municipal. Vinda do Curso de Fisioterapia para grade do UNICERP. Criação da Escola de Música Dr José Figueiredo; implantou o Coral Municipal. Clube Atlético Patrocinense, finalmente foi alçado á Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, e o Patrocínio Tênis Clube, sagrou-se campeão Mineiro no Futsal naquele ano. Um governo plural. Contemplou todas as áreas e todos os gêneros, sendo a gestão que mais valorizou a mulher.

Teve 08 mulheres em cargo de alto escalão. E elas não decepcionaram.

Seu slogan e do Dr. José Figueiredo era “Caminhando Para o Futuro”, mas deu passos largos no desenvolvimento de nossa cidade. Com três anos de mandato, já havia cumprido todo o arrojado programa de governo proposto em campanha e partindo para obras excedentes.

Reconhecido por não usar a bel prazer recursos públicos. Sendo que até seu salário de prefeito, era repassado e dividido entre as entidades assistenciais do município.

É fato. Findou seu mandato de prefeito com 96.5%; de aprovação de seus patrícios.

Ao despedir do governo, seu grupo de assessores e secretários disseram unânimes: “...Temos hoje a alegria de termos cumprido com nossos deveres e de termos participado de uma administração cujo plano de expansão e melhoria jamais foi realizado na história de Patrocínio”.

Silas, disse uma vez ao Carlinhos Bill no Programa Show da Manhã da Difusora, que gostaria de terminar sua vida pública, sendo prefeito de Patrocínio. O que, com a aprovação do nosso povo, seria legítimo e honroso. Lembrando que Odelmo Leão, já foi prefeito de Uberlândia por quatro vezes. Em Patrocínio, Afrânio Amaral, dois mandatos; Betinho, dois mandatos; Júlio Elias, dois mandatos; Dr Lucas dois mandatos e Deiró, dois mandatos. Já mencionei que um outro candidato a prefeito ideal para Patrocínio, seria, o empresário Pedro Constantino, mas isto, passando pelo crivo de Silas e com a sua anuência e apoio. Contudo, não esperem isto, pois nossos políticos, que dão as cartas, são verdadeiro pavões, no alto de suas vaidades. Não possuem humildade para reconhecerem a grandeza de Silas. Não conseguem ver que precisam "comer muito feijão" para chegar perto dele.

Antes dos Parabéns, en passant, gostaria de registrar que, Silas Brasileiro, também foi o primeiro Deputado Federal de Patrocínio, eleito de prima, com um total de 51.242 votos. Logo em seu primeiro mandato, a pesquisa da Folha de São Paulo, apontava-o em primeiro lugar entre os 53 deputados mineiros... seis mandatos como Deputado Federal, um dos que mais lutou pelo agronegócio no país. Foi Secretário Executivo do MAPA. Chegando a ser inúmeras vezes, Ministro interino da Agricultura.

Foi político do alto clero da côrte. Presidiu a Frente Parlamentar da Agricultura; a Frente Parlamentar do Cooperativismo; fundou e Presidiu por três mandatos a Frente Parlamentar da Cafeicultura, fundou e presidiu a Frente Parlamentar da Saúde, por dois mandatos; presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e relatou Projetos de extrema relevância para a sociedade brasileira, além da proposição de Projetos de Lei que têm contribuído em benefício do cidadão..

Foi o Relator do Estatuto do Idoso. Um marco ético de inestimável valor para os idosos e uma conquista humana sem precedentes nos avanços sociais e na história da sociedade brasileira. De 30 artigos iniciais ampliou e aprovou-se 118 artigos. Grande referencial de ética, cidadania e inclusão social, digno de ser copiado por outras nações...

Deputado Federal, presidiu a Frente Parlamentar da Agricultura em quatro mandatos, a Frente Parlamentar do Cooperativismo em cinco mandatos, fundou e Presidiu por três mandatos a Frente Parlamentar da Cafeicultura, fundou e presidiu a Frente Parlamentar da Saúde por dois mandatos, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e relatou Projetos de extrema relevância para a sociedade brasileira, além da proposição de Projetos de Lei que têm contribuído em benefício do cidadão.

Já ia dar os meus Parabéns, mas, como se ainda não disse que Silas Brasileiro, foi Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Minas Gerais?

A primeira ação de Silas Brasileiro, como Secretário de Estado de Agricultura de Minas, foi a implantação o programa Minas Excelência em Agricultura, que resultou no primeiro Plano Diretor para a Política da Agropecuária Mineira, considerado o mais importante, extenso e ambicioso programa de modernização, incentivo e desenvolvimento do Agronegócio no Estado Minas Excelência em Agricultura ,que resultou no primeiro Plano Diretor para a Política da Agropecuária Mineira. Criou os Programas Agrominas, Propec. Minas Leite, Agrominas, Minas Milho, Comtrigo, Minas Carne, Proalminas, Caminhos de Minas, Irrigar Minas, Rastreabilidade e Certificação, Silvicultura, Floricultura.

Criou os Centros de Inteligência do Café-( CIC, do Leite do Milho e do Sorgo...

Silas criou a SUPERAGRO MINAS, um evento unificado, oportunidade em que Minas Gerais pode mostrar, ao país e ao mundo, a sua importância dentro do setor, abrangendo todas as Cadeias Produtivas...

Ainda não falei que Silas, tendo mais de 30 anos de vida pública, continua Presidindo o Conselho Nacional do Café-CNC, é o mesmo homem extremamente humilde, cortês e humano.

Pode um homem dessa estirpe, com esse cabedal de realizações ser esquecido? A velha história. "Voce pode até não gostar do canário, mas talvez seja por não conseguir imitar o seu gorjeio"

Parabéns, Silas, por hoje e por sempre. Vida longa. Voce é dos poucos políticos que pode andar entre o povo de cabeça erguida.