Fundada em 1955, a Diocese celebrou o Jubileu de 70 anos com homenagens a Dom Jorge Scarso e Missa solene na Solenidade de Todos os Santos.

Foi encerrada, no último sábado, 1º de novembro, as comemorações do Jubileu de 70 anos da Diocese de Patos de Minas. Desde o início, a Diocese se preparou para receber fiéis das 47 paróquias e caravanas vindas das 22 cidades que a compõem, em peregrinações ao Seminário Maior, ao Carmelo e à própria Catedral.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade







Fotos: Pascom Diocese de Patos de Minas
Antes do encerramento, aconteceu uma semana intensa, cheia de fé e também de muito conhecimento, com o Fórum da Saúde, que contou com diversas apresentações e palestras, entre elas as da Dra. Filó e Dra. Cris Sousa, Dr.Daniel, além de outros palestrantes convidados que enriqueceram o evento com seus testemunhos e reflexões.




Fotos: Pascom Diocese de Patos de Minas
Durante a programação, na última terça-feira, 28 de outubro, foi celebrado o aniversário da Dedicação da Catedral de Santo Antônio e o décimo ano de falecimento de Dom Jorge Scarso, segundo bispo de Patos de Minas.







Fotos: Pascom Diocese de Patos de Minas
Na ocasião, foi realizada uma procissão e, em seguida, reinaugurada e abençoada a nova Cripta Diocesana, que recebeu os restos mortais de Dom Jorge, trazidos da Itália, com a presença de seus familiares.
Na sexta-feira, 31 de outubro, antes do encerramento, a Diocese acolheu os jovens de todas as paróquias para a Vigília Jovem, um momento marcado pela adoração ao Santíssimo Sacramento e intensa espiritualidade.
O encerramento foi repleto de fé, alegria e emoção.
Um dos destaques foi a entrevista do bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, ao Patrocínio Online, na qual ele se emocionou profundamente. O vídeo da entrevista repercutiu entre as paróquias, nas PASCOMs e nas redes sociais, com inúmeros elogios à condução pastoral do bispo à frente da Diocese.
Dom Cláudio expressou grande emoção ao celebrar os 70 anos de caminhada eclesial, relembrando momentos marcantes desde sua chegada, em 2009. Disse ele: “Durante esse tempo, realizamos muitas coisas com a participação de todos os fiéis. Graças a Deus, o povo responde com fé, coragem e esperança. Que o Senhor continue nos acompanhando e conduzindo nesta caminhada.”
A Diocese de Patos de Minas, fundada em 1955, reuniu, no encerramento, diversos padres — de várias cidades da Diocese e também de fora dela —, entre eles os párocos das seis paróquias de Patrocínio, que foram entrevistados pelo Patrocínio Online. Também estiveram presentes vigários, religiosas, autoridades civis e militares, familiares de Dom Jorge Scarso e centenas de fiéis.
A celebração de encerramento aconteceu diante da Catedral de Santo Antônio, em Patos de Minas, que foi o centro das comemorações.
Estiveram presentes caravanas das 47 paróquias da Diocese, com fiéis vindos de Patrocínio e de outras 23 cidades da região.
Uma grande estrutura foi montada em frente à Catedral para acolher o público em um dia de celebração, fé e gratidão.



A programação contou com a participação da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas e do Coral Diocesano, composto por cerca de 60 coralistas de paróquias da cidade e da região. O grupo emocionou os presentes com apresentações do Hino Diocesano e do Hino de Santo Antônio, padroeiro da Diocese, antes da Santa Missa.




Antes da celebração, houve a apresentação do Grupo Akazu, marcando o encerramento do Jubileu de 70 anos da Diocese.


Em seguida, aconteceu a Santa Missa campal, em frente à Catedral de Santo Antônio. Neste dia, a Igreja celebrava a Solenidade de Todos os Santos.


A Santa Missa foi presidida por Dom Cláudio Nori Sturm, bispo diocesano, e concelebrada por Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina; Dom Jorge Alves Bezerra; Dom João Bosco Óliver de Faria, terceiro bispo da Diocese de Patos de Minas e arcebispo emérito de Diamantina; e Dom Antônio Carlos Paiva, bispo coadjutor, oriundo do clero de Patos de Minas.


As leituras do dia foram Apocalipse 7, 2-4.9-14; 1 Primeira Carta de São João 3, 1-3 e o Evangelho de Mateus 5, 1-12a.

Em sua homilia, Dom Cláudio saudou os fiéis, padres, bispos, autoridades civis e militares, além da família de Dom Jorge Scarso, presente na celebração.
Ele destacou a importância da Solenidade de Todos os Santos, recordando que todos somos chamados à santidade. Em um trecho de sua reflexão, afirmou: “Durante esses 70 anos de história, vivemos momentos de fé, desafios e crescimento. Deus sempre esteve conosco em cada passo, mesmo diante da cruz. Que sejamos sempre ‘odres novos’, capazes de acolher o vinho novo, que é o próprio Cristo. Ele é o vinho novo que transforma e renova nossa Igreja. Que possamos continuar nossa peregrinação como discípulos missionários de Jesus Cristo, com fé e esperança, até alcançarmos a glória eterna.”
Após a homilia, seguiu-se o rito eucarístico, com a consagração da Eucaristia.

Antes do encerramento da Santa Missa, o monsenhor Leandro dirigiu uma mensagem a todos os fiéis presentes, encerrando com a bênção final.

No final da Santa Missa, Dom Cláudio e os demais bispos, junto com o arcebispo, rezaram a Salve Rainha (em latim, Salve Regina)
Segundo espetáculo de repertório do estúdio arrecadou fraldas para a Casa do Idoso e encantou cerca de 250 espectadores.










Aconteceu na sexta-feira, 31/10, no Anfiteatro 1 da Unicerp, o espetáculo de ballet de repertório O Quebra-Nozes.
Com direção artística da professora Cindy Avelar, o Stúdio Angélica Fonseca mais uma vez se tornou palco de cultura e arte em Patrocínio, proporcionando uma noite marcada por emoção, dança e solidariedade.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Além de apresentar o talento dos bailarinos do estúdio, a apresentação teve caráter filantrópico que foram arrecadadas fraldas geriátricas que serão destinadas à Casa do Idoso da cidade.




Foi um espetáculo de celebração ao ballet, encanto e com riqueza cultural e histórica imensuráveis!


?

Segundo Cindy Avelar, professora de dança, “encerramos agora com êxito o nosso segundo espetáculo de repertório do Stúdio Angélica Fonseca. Desta vez trouxemos O Quebra-Nozes, um espetáculo riquíssimo que remete à magia do Natal, cheio de amor e encanto, e o mais lindo é que unimos arte e solidariedade. Cada pacote de fralda doado garantiu a entrada para o público, que foi de cerca de 250 pessoas, arrecadando muitos pacotes para a Casa do Idoso.”







O ballet O Quebra-Nozes, criado em 1892, é reconhecido mundialmente por sua riqueza cultural e histórica.
Para Angélica Fonseca, proprietária do estúdio, “estamos muito felizes. O estúdio já atua há 11 anos em Patrocínio, e esta é a nossa segunda apresentação de repertório na cidade, sempre envolvendo ações solidárias. Acredito ser muito importante trabalhar essa questão social também com as crianças.”
O estúdio está reabrindo as matrículas para o ano de 2026 e realizará seu festival de encerramento nos dias 5 e 6 de dezembro, no Catiguá, envolvendo todas as turmas. A rematrícula terá início em 1º de dezembro.
Investimentos incluem ar-condicionado, sistemas de câmeras, micro-ondas e nova plotagem externa.





Na manhã de terça-feira, 28/10, o Sicoob Coopacredi realizou a entrega da Base Comunitária Móvel (BCM) ao 46º Batalhão da Polícia Militar, após passar por um processo completo de reforma e modernização. A ação faz parte da parceria entre a cooperativa e a Polícia Militar, com o objetivo de fortalecer o policiamento comunitário e garantir melhores condições de trabalho aos militares que atuam na segurança pública de Patrocínio e região.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade


A Base Comunitária Móvel recebeu melhorias estruturais, pintura, nova plotagem, manutenção elétrica e mecânica, além de diversas instalações e equipamentos que elevam o conforto e a funcionalidade do espaço. Entre os aprimoramentos realizados, destacam-se: a instalação de ar-condicionado, climatizador e micro-ondas, garantindo mais conforto térmico e bem-estar aos policiais militares; a disponibilização de computador e sistema de câmeras, ampliando a capacidade de atendimento e registro das demandas da comunidade; e a nova plotagem externa, que modernizou a identidade visual da base, conferindo maior visibilidade, padronização e reforçando a imagem institucional da Polícia Militar.
A revitalização trouxe mais funcionalidade, conforto e acolhimento, tanto para os policiais militares quanto para os cidadãos atendidos. A nova identidade visual transmite organização, cuidado e presença constante, elementos fundamentais para fortalecer a sensação de segurança e a confiança da comunidade.

O Comandante do 46º BPM, Tenente-Coronel Werner, agradeceu o apoio do Sicoob Coopacredi, destacando a importância da união entre instituições e comunidade na construção de uma sociedade mais segura e solidária. “Parcerias como esta reforçam o elo entre a Polícia Militar e a comunidade, permitindo que possamos oferecer um serviço cada vez melhor à população”, afirmou o comandante.
“Com a entrega, reforçamos essa parceria público-privada em prol da segurança. Sabemos o quanto a atuação da PM é essencial”, disse Viviane.
A Base Comunitária Móvel é utilizada em diversas operações, eventos e ações sociais, aproximando a Polícia Militar dos cidadãos e promovendo o policiamento de proximidade. A política da corporação está fortemente vinculada às parcerias, tanto com o poder público quanto com o setor privado.
Segundo o comandante, em Abadia dos Dourados, por meio do Poder Judiciário, foi possível adquirir uma viatura 4x4, que será utilizada na área rural do município, já com a nova identidade visual. Isso demonstra que a Polícia Militar está ampliando suas ações em todo o estado, conforme divulgado pelo Patrocínio Online no último sábado. LEIA AQUI

Agência Empreende Coopacredi oferece vitrine para cooperados, coworking e atendimento do Sebrae, aproximando negócios e oportunidades.


Na manhã de terça-feira, 28/10, o Sicoob Coopacredi inaugurou a Agência Empreende Coopacredi, em homenagem ao ex-presidente Célio Machado de Castro, e realizou a entrega da Base Comunitária Móvel da Polícia Militar, totalmente revitalizada em parceria com o 46º Batalhão de Patrocínio.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade



O evento reuniu cooperados, conselheiros, diretores, colaboradores, autoridades e imprensa.



Os descerramentos da fita e da placa foram feitos pela presidente do Conselho de Administração, Viviane Rodrigues, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Lucas, que representou o prefeito Gustavo Brasileiro.
Também participaram os conselheiros Antônio do Carmo, Danilce Neta, Fernando Vieira e Júlio da Silveira, além dos diretores Givago Paiva, Otávio Alves e Simeão Honório.


A agência está localizada na Avenida Rui Barbosa, 299, onde as bênçãos foram concedidas antecipadamente pelo padre Pedro, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.


A 

Agência Empreende Coopacredi foi criada para estimular o empreendedorismo cooperativo e aproximar ainda mais a instituição dos cooperados. O espaço conta com expositor de produtos, área instagramável e coworking, voltados à promoção de negócios, conexões e divulgação de marcas, além de um agente do Sebrae para prestar atendimento aos cooperados.
Viviane Rodrigues destacou que o local foi idealizado para dar voz aos empreendedores, lembrando que Patrocínio possui mais de 8 mil CNPJs ativos. “Aqui, os cooperados poderão expor seus produtos, divulgar suas marcas e ainda aproveitar os serviços do Sicoob Coopacredi.”



Na cerimônia, também foi entregue à Polícia Militar, representada pelo comandante do 46º BPM, tenente-coronel Werner Santos, a Base Comunitária Móvel revitalizada, que recebeu ar-condicionado, climatizador, micro-ondas, computador e nova identidade visual.


Segundo o oficial, “essa unidade poderá atender à comunidade em vários pontos da cidade, registrando ocorrências e prestando informações. Agradecemos ao Sicoob Coopacredi por essa importante contribuição.”
“Com a entrega, reforçamos essa parceria público-privada em prol da segurança. Sabemos o quanto a atuação da PM é essencial”, disse Viviane.


Ao final, os convidados participaram de um café especial e visitaram a exposição de peças da cooperada e empreendedora Carol Machado.

Evento promovido pela Prefeitura e parceiros ofereceu alimentação gratuita, brinquedos e shows para o público infantil.





A Prefeitura de Patrocínio, por meio da Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira, em parceria com a ACIP/CDL, realizou no sábado, 25/10 uma grande celebração em homenagem ao Dia das Crianças, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões. O evento reuniu milhares de famílias e contou com uma programação gratuita voltada ao lazer e à inclusão.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade


O local foi transformado em um espaço de recreação com diversas atrações, incluindo apresentações de Patati Patatá (os originais do SBT), Tio Pipoca e Tio Bruno Tubarão. As atividades também envolveram pula-pula, futebol de sabão, oficinas culturais e educativas, Transitolândia e brinquedos infláveis.




Durante o evento, foram oferecidos gratuitamente pipoca, algodão-doce e cachorro-quente. Um espaço de acolhimento foi preparado especialmente para crianças atípicas, com o objetivo de garantir conforto e acessibilidade a todos os participantes.

O encerramento contou com a entrega de presentes a todas as crianças.







A ação buscou proporcionar momentos de convivência familiar e acesso igualitário ao lazer e à cultura, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa contou com a participação das Secretarias Municipais de Educação; Cultura e Turismo; Assistência Social; Esportes e Lazer; Saúde; Comunicação; Obras Públicas; Segurança Pública; e Trânsito e Transportes. Empresas locais, como a Pizzaria Di Roma e a Águas Serra Negra, também colaboraram com o evento.




Evento reuniu pilotos de seis países e coroou Bruno Crivilin como campeão latino-americano, enquanto Bernardo Tibúrcio venceu a geral nacional.




Da redação Patrocínio Online, com informações Show Radical.
A cidade de Patrocínio (MG) foi o palco da grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro 2025, que também decidiu os títulos do Campeonato Latino-Americano de Enduro. O evento, realizado no último fim de semana, reuniu os principais nomes do motociclismo off-road do Brasil e da América do Sul, consolidando o município mineiro como um dos grandes centros do esporte no continente.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade


Sob a organização de Maurício Brandão, referência nacional e internacional em provas off-road, a etapa final foi considerada uma das mais desafiadoras da temporada. Com apoio da Prefeitura de Patrocínio, o traçado contou com especiais longas e exigentes, testando a resistência e a técnica dos competidores.
O sucesso da prova reforçou o potencial da cidade para receber, já em 2026, uma etapa do Mundial de EnduroGP, principal campeonato da modalidade no planeta.

O mineiro Bernardo Tibúrcio brilhou nos dois dias de disputas e foi o mais rápido da categoria Elite, encerrando a temporada com vitória geral no Campeonato Brasileiro. No entanto, como estava inscrito apenas no torneio nacional, Tibúrcio não pontuou no campeonato continental.

O título Latino-Americano de Enduro 2025 ficou com Bruno Crivilin, da Honda Racing Brasil, que também foi campeão da categoria E2. O capixaba conquistou seu 14º título nacional antes de migrar em definitivo para o Rally, onde defenderá a equipe Honda a partir da próxima temporada.
Bruno Crivilin venceu o Super Prime na sexta-feira, numa disputa que eletrizou o público presente.
Sob o comando de Rômulo Botrel, a Honda Racing Brasil foi o grande destaque coletivo do ano, conquistando títulos em todas as categorias da Elite:


Bruno Crivilin – Campeão E2

Luciano Rocha – Campeão E3

Bárbara Neves – Campeã EF
?
Na categoria Feminina (EF), Bárbara Neves também brilhou no cenário internacional. A goiana superou a argentina Valentina Forti, que chegou ao Brasil liderando o ranking continental, e conquistou o título Latino-Americano de Enduro Feminino com vitória na etapa de Patrocínio.

A sexta-feira foi reservada aos jovens talentos, com disputas acirradas nas categorias Juvenil, Cadete, Feminina e Infantil. O destaque ficou para Leandro Carlesso Ribeiro, que garantiu sua primeira conquista de título brasileiro, representando a nova geração que desponta no esporte.
O sábado marcou o início das disputas profissionais e trouxe um dos resultados mais comentados do ano. O prodígio Bernardo Tibúrcio, atual campeão brasileiro de Motocross e Arena Cross na categoria 250cc, mostrou que seu talento também se estende ao Enduro. Mesmo participando apenas por diversão, o jovem de 18 anos venceu a geral da categoria Elite, superando nomes consagrados como Bruno Crivilin e Luciano Drumond.
Nas categorias Open, destaque para Humberto Alejandro Martín (E35), Flávio Rodrigues Volpi (E4), José Monteiro (E40), Adriano de Ávila (E45), William Silva Meneses (E50), Julio Cesar Pereira (E55) e Bárbara Neves (EF), que foi a melhor entre as mulheres, vencendo com autoridade sobre rivais da Argentina e Colômbia.
Com a presença de pilotos do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Guatemala e Colômbia, a final do Brasileiro e Latino-Americano de Enduro 2025 marcou um novo capítulo para o esporte nacional.

O evento teve sucesso de público, alto nível técnico e organização elogiada, consolidando Patrocínio-MG como uma das capitais do motociclismo off-road da América do Sul e candidata forte a sediar uma etapa do Mundial de EnduroGP em 2026.
RESULTADOS FINAIS
KIDS – Patrocínio (MG)
Juvenil
Davi Delevedove Ferreira de Freitas
Rian Vassoler Loureiro de Souza
Theo Ramos Oliveira Cravo
Leandro Carlesso Ribeiro
Cadete
Pedro Henrique dos Reis Silva
Pedro Henrique Spindler
João Joaquim dos Santos Neto
Henrique Pires Quirino Guimarães
Feminina
Alícia Sagae
Eduarda Campos Araújo

Infantil
Benjamin Seitaro Sagae
Miguel Neves dos Santos
Murilo Martins Maciel
Miguel Barreto Aleixo
Rodrigo Pianca Codeceira Campello
Elite – Top 10 Geral (acumulado dos dois dias)
Bernardo Tibúrcio (EJ) – 50 pts
Bruno Crivilin (E2) – 44 pts
João Pedro Basílio (EJ) – 36 pts
Joaquim Neto (E2) – 32 pts
Luciano Rocha (E3) – 32 pts
Vinícius Calafati (E1) – 31 pts
Renato Costa Mattos Paz (E1) – 27 pts
Santiago Frias (ARG – E1) – 24 pts
Juan Pablo Clericus (CHI – E1) – 20 pts
Washington de Assis Silva (E3) – 19 pts
Campeões das categorias Elite
EJ – Bernardo Tibúrcio
E1 – Vinícius Calafati
E2 – Bruno Crivilin
E3 – Luciano Rocha
Top 5 de cada classe
ELITE EJ
Bernardo Tibúrcio – 50 pts
João Pedro Basílio – 44 pts
Danilo Sfalsim – 38 pts
Edison Villarreal (PER) – 34 pts
Caio Emmanuel Freire Ribeiro – 31 pts
ELITE E1
Vinícius Calafati – 47 pts
Renato Mattos Paz – 40 pts
Santiago Frias (ARG) – 38 pts
Juan Pablo Clericus (CHI) – 38 pts
Guilherme Trancoso – 35 pts

ELITE E2
Bruno Crivilin – 47 pts
Joaquim Neto – 44 pts
Juan Villatoro (GUA) – 40 pts
Gianmarco Cabrera (PER) – 14 pts
Danilo Prado – 14 pts
ELITE E3
Luciano Rocha – 50 pts
Washington de Assis Silva – 40 pts
Martin Bustamante (CHI) – 22 pts
Nicolas Pucci (ARG) – 20 pts
Herberth Flores (GUA) – 15 pts
Open – Top 5 de cada categoria
OPEN E35
Humberto Alejandro Martín Garaicoechea – 50 pts
Elves Nascimento Nogueira – 44 pts
Julio Silva – 38 pts
Alessandro Fernandes – 33 pts
Bruno Barros – 16 pts
Título Geral OPEN 2025: Humberto Martín Garaicoechea (Equipe Italian Racing)
OPEN E40
José Monteiro – 50 pts
Paulo Vinícius Jardim – 42 pts
Aloizio Assis Filho – 40 pts
Claudiney Couto – 38 pts
Eduardo Souza Ribeiro Jr – 31 pts
OPEN E45
Adriano de Ávila – 50 pts
Gislei Onofre – 44 pts
Reginaldo Carlos da Silva – 40 pts
Fabiano Gonçalves de Paiva – 34 pts
Everson Lana – 31 pts
OPEN E50
William Silva Meneses – 47 pts
Adriano Jacinto – 43 pts
Kleber Nunes Gonçalves – 42 pts
Fernando Spindler – 35 pts
Marcelus Cadete – 33 pts
OPEN EI (Intermediária)
Edinaldo Rolim – 45 pts
Bárbara Neves – 44 pts – Campeã Latina Feminina
Iran Castro Bitencourt – 38 pts
Pepe Dalzochio – 34 pts
Ricardo Oliveira – 25 pts
Durante a etapa final “Campeões Expocacer 2025”, cooperativa premiou melhores produtores e anunciou a nova categoria “Doce Cerrado”.





Na noite desta quinta-feira, 23/10, a cooperativa Expocacer realizou a etapa final “Campeões Expocacer 2025”, evento que celebra e reconhece os melhores cafés produzidos pelos seus cooperados. O evento contou com a presença do prefeito municipal Gustavo Brasileiro e da primeira-dama Gabriela Guimarães, além de líderes e cooperados do setor, colaboradores, parceiros comerciais e institucionais, além da imprensa.
Os produtores premiados se destacaram pela excelência, sustentabilidade e inovação na produção, contribuindo para a valorização do café e do setor como um todo.
A Expocacer é a primeira cooperativa do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) a anunciar os participantes que concorrerão ao prêmio regional, previsto para o dia 19 de novembro, em Uberlândia.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Durante o evento, Ângela Maria de Souza Faria foi homenageada, representando todas as mulheres do projeto “Elas no Café”.

Durante a abertura do evento, a presidente da Expocacer, Mariana Velloso Heitor, destacou a importância de valorizar o trabalho dos cooperados e celebrar as conquistas de um ano desafiador. “Este é o momento de valorizar aquilo que temos de mais importante: o nosso cooperado, que produziu cafés de tanta excelência. Esta foi uma safra muito desafiadora, enfrentamos questões climáticas, econômicas e políticas e, por isso, este é um momento de celebrar cada um de vocês, cooperados, pelas conquistas de 2025”, afirmou.
Mariana ressaltou ainda os avanços da cooperativa no campo da sustentabilidade e da internacionalização do café produzido no Cerrado Mineiro. “Tivemos um ano cheio de realizações na Expocacer, e uma das mais significativas foi a consolidação do nosso protocolo internacional de sustentabilidade, o Eco, que nos posiciona como referência em qualidade e sustentabilidade no mundo. Além disso, avançamos com nossos hubs internacionais na Inglaterra e nos Estados Unidos, aproximando ainda mais o café dos nossos cooperados dos consumidores finais. Essa também foi uma grande conquista em 2025”, completou a presidente.

O presidente executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, destacou o recorde de 282 amostras inscritas neste ano e anunciou a criação da nova categoria “Doce Cerrado”.

A gerente de cafés especiais, Sandra Moraes, apresentou os cafés e divulgou os resultados.

Em seguida, o evento contou com o show da Banda Gato Preto Swing e Nostalgia.
Confira os campeões do Expocacer 2025:
Categoria Doce Cerrado:

Deivid Oliveira Leandro
Dr. Eduardo Pinheiro Campos

Guima Café (Faz. São Matheus)
Categoria Cereja Descascada:

1º lugar: Maria Soraia Guimarães

2º lugar: Eduardo Pinheiro Campos

3º lugar: Deivid Oliveira Leandro
Categoria Café Fermentado:

1º lugar: José Carlos Queiroz

2º lugar: Agilmar Ferreira Pinto

3º lugar: Guima Café (Faz. São Matheus)
Categoria Café Natural:

1º lugar: Regina Borges Guimarães

2º lugar: Maria Clara Santana de Carvalho Borges

3º lugar: Wagner Crivelenti Ferrero e outros
O evento reforça a excelência e a relevância da cafeicultura do Cerrado Mineiro, consolidando a região como referência nacional e internacional em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de cafés especiais.
Durante a celebração de encerramento, padre Luiz Antônio recordou o legado de fé e coragem do Papa peregrino e convidou os fiéis a “escancararem o coração a Cristo”

Na quarta-feira, 22/10, foi comemorado o dia de São João Paulo II, o Papa peregrino, dos jovens e das famílias, e, com isso, a paróquia que leva o mesmo nome dele estava em festa.
Neste dia aconteceu a Santa Missa solene, presidida pelo administrador paroquial Luiz Antônio e com a participação do diácono permanente José Marcelo, servidores do altar, coroinhas, ministros, leitores e coral.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade


A linda celebração teve como leitura a Carta de São Paulo aos Romanos 6,12-18 e o Evangelho de São Lucas 2,39-48 marcando o 29ª Semana do Tempo Comum.

Em sua homilia, o sacerdote destacou que, se tinha uma coisa que o nosso padroeiro foi, foi líder. Teve o terceiro pontificado mais longo da história, perdendo apenas para o apóstolo Pedro. Com quase 27 anos de pontificado e mais de 100 viagens missionárias, São João Paulo II foi um grande líder. Nós celebramos o dia dele em 22 de outubro, porque foi nessa data, em 1978, que ele celebrou a sua primeira missa de pontificado. Nessa primeira missa, São João Paulo II trouxe uma mensagem que marcaria gerações e gerações: São João Paulo II disse na sua primeira missa: “Irmãos, não tenham medo de acolher a Cristo e aceitar o seu poder. Repito, não tenham medo.”
O medo paralisa o cristão. Não ter medo é essencial, e isso vai além. Não abra apenas o seu coração dizendo “ah, vou abrir meu coração para Deus, abrir um pouquinho”. São João Paulo diz: “escancare”. A tradução correta em português é essa: escancare o seu coração a Cristo. Que coisa mais linda! Gente, não adianta ter uma fé mais ou menos. A gente tem que entregar o coração a Deus, porque Deus conhece intimamente o ser humano. Deus nos conhece profundamente. Não tenha medo. Saia desta missa hoje sem medo de nada. Qualquer que seja seu problema, sua doença, sua situação, não tenha medo. O medo não pertence ao cristão. Rasgue o seu coração e aceite o poder de Deus na sua vida. Mensagem de São João Paulo II.


Após, o sacerdote consagrou a Eucaristia.


Durante a Santa Missa, houve a primeira Comunhão, da senhora Aparecida Joselma que comungou sob as duas espécies juntamente com sua filha Rafaela.

Os fiéis comungaram.

Antes do encerramento, os ministros que vieram da Paróquia São Vicente de Paulo, de Patos de Minas, foram mencionados.

Também fez os agradecimentos às irmãs Gracinha e Maria Cleofas, dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Foi chamada também Dona Maria, que foi uma das funcionárias mais antigas da paróquia e que foi homenageada no Fórum das Mulheres por ocasião do Jubileu da Diocese de Patos de Minas.

Após, aconteceu a procissão, que seguiu pelo quarteirão da igreja Matriz, com fiéis louvando e cantando a bênção “João de Deus”, composta por Péricles de Barros e Moacir Maciel no ano de 1980, por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil.
Autoridades destacam importância do esporte para juventude e fortalecimento das categorias de base




Teve início na última quarta-feira 15/10, no Catiguá Tênis Clube, em Patrocínio, a 1ª Super Taça Minas Gerais de Voleibol Sicoob Aracoop de Base. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades municipais, esportivas,banda de música Abel Ferreira marcando o início de uma competição que promete movimentar o cenário esportivo da região até o próximo sábado (19).
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Máurio Cunha, representando o prefeito Gustavo Brasileiro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Nikolas Elias; o coordenador da Secretaria Municipal de Esportes, professor Polidoro Camilo; além do presidente da Federação Mineira de Voleibol (FMV), Wesley Lucas dentre outras autoridades.
Organizada pela Assessoria Regional de Voleibol do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (AR-1), a competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Patrocínio e da própria Federação Mineira de Voleibol. As partidas são disputadas em três locais da cidade: Catiguá Tênis Clube, Poliesportivo São Vicente e Patrocínio Tênis Clube, nas categorias Sub-15 Feminino, Sub-17 Masculino e Sub-19 Masculino.





Durante os cinco dias de evento, Patrocínio recebe delegações de mais de 25 municípios, incluindo cidades como Uberlândia, Araguari, Brasília, Itabirito, Monte Azul, Piumhi, Itapagipe, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba, entre outras.
Além das disputas em quadra, a Super Taça tem como proposta fortalecer o intercâmbio esportivo entre jovens atletas e estimular a formação de base no voleibol mineiro, promovendo integração social, disciplina e trabalho em equipe.

Durante a entrevista, o vice-prefeito Máurio Cunha destacou o orgulho da cidade em receber um evento dessa magnitude: “Essas caravanas que vêm de várias cidades mostram como o vôlei está crescendo. É um orgulho para Patrocínio poder recepcionar toda essa comunidade esportiva. Parabenizo todos os organizadores e a Federação Mineira de Vôlei, em nome do presidente Wesley Lucas. A Secretaria de Esportes tem apoiado todas as modalidades, e o vôlei é uma delas. Daremos total apoio ao esporte em nossa cidade”, afirmou Cunha.

Já o presidente da Federação Mineira de Voleibol, Wesley Lucas, reforçou a importância do esporte como ferramenta de transformação social: “Quero agradecer à cidade de Patrocínio, à Prefeitura, à Câmara de Vereadores e à nossa Superintendência Regional, que está à frente da organização. O esporte salva vidas. Uma mãe ou um pai que leva seu filho a um ambiente esportivo evita, muitas vezes, que ele tenha contato com o mundo das drogas ou da violência. O esporte ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e resiliência. São esses pilares que mudam vidas”, disse Wesley.

O coordenador da Secretaria de Esportes, professor Polidoro Camilo, também elogiou a estrutura e a organização do torneio: “Estamos aqui hoje com representantes de 27 cidades, e isso reforça o compromisso da gestão municipal com a difusão e a massificação do esporte. É com ações assim que alcançamos nossos jovens, com projetos como as escolinhas de vôlei, futsal e futebol. Aproveito também para deixar uma homenagem especial a todos os professores pelo seu dia”, declarou.




Logo após a cerimônia de abertura, o time Sub-15 Feminino do Catiguá entrou em quadra e venceu sua partida de estreia, jogando em casa diante da torcida. A equipe começou bem na competição, mostrando equilíbrio e organização dentro de quadra.
A expectativa é de que mais de 600 atletas passem por Patrocínio durante os cinco dias de competição, consolidando a cidade como referência no esporte de base em Minas Gerais.
Celebração teve apresentações artísticas, feira de artesanato, contação de histórias e atividades lúdicas para o público infantil


No dia 4 de outubro, o espaço infantil Lolô & Lalá, localizado na Avenida Rui Barbosa, 606 centro de Patrocínio, comemorou seus 3 anos de existência com um evento especial que encantou crianças e famílias. A celebração foi marcada por muita alegria, aprendizado e, acima de tudo, amor pelo brincar.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade






A programação contou com apresentações do Studio Angélica Fonseca, que levou um balé encantado ao palco, e da Escola Tuca Música, que promoveu momentos de musicalização recheados de risadas.





O carismático Tio Pipoca também participou, animando a todos com a colorida e interativa Festa das Cores.


Além das atrações artísticas, o evento teve feira de artesanato, contação de histórias que estimularam a imaginação e muitas brincadeiras que promoveram diversão e conexão entre os participantes. E, claro, não faltaram os clássicos que toda criança ama: algodão-doce e pipoca à vontade, adoçando ainda mais essa comemoração inesquecível.
“Foram 3 anos de muita magia, aprendizado e amor pelo brincar! Nossa comemoração foi do jeitinho que a gente ama: com balé encantado, musicalização cheia de risadas, contação de histórias, brincadeiras divertidas e uma festa das cores que encheu o coração de alegria!”, destacou a equipe do espaço. Obrigada a todos que fizeram parte desse dia tão especial!



Show de prêmios oferece R$ 5 mil e eletrodomésticos para os sorteados

Teve início na última quinta-feira, 9/10, a tradicional festa em louvor a São Geraldo, padroeiro da paróquia que leva seu nome, no bairro Morada Nova, comemorado oficialmente no dia 16 de outubro. A festa prossegue até o dia 19 de outubro.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
Durante estes dias de festa, participam os festeiros e a Paróquia São José, que organizam as celebrações. A programação diária inclui o Santo Terço às 18h e a Santa Missa às 19h, com a oração da novena em louvor ao padroeiro.
Neste final de semana, haverá a participação na Santa Missa no sábado da Pastoral Familiar e do Terço das Mulheres, e já no domingo, dia da padroeira do Brasil, às 8h da manhã, haverá uma coroação. À noite, os responsáveis pelas celebrações serão os movimentos jovens EAC e EJC, além do Apostolado da Oração, certamente com a participação do MEJ.


Na sexta-feira, 10/10, o responsável pela liturgia foi a Paróquia São José, com Frei Romero presidindo a celebração.

As leituras deste dia foram referentes à 27ª Semana do Tempo Comum, com a Profecia de Joel 1,13-15;2,1-2 e o Evangelho de São Lucas 11,15-26.
Em sua homilia, Frei Romero falou sobre essas leituras e sobre a vida de São Geraldo.

Após a homilia, o sacerdote consagrou a Eucaristia.



Os fiéis comungaram. Em seguida, rezaram juntos a novena.
Outras paróquias foram convidadas para participar da festa: no dia 13/10, a Paróquia São João Paulo II; no dia 15, a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio; no dia 16, o Seminário Menor também marcará presença; e para encerrar, no dia 17/10, a Paróquia Santa Terezinha.
Após as missas, ocorre a tradicional movimentação nas barraquinhas, que oferecem bingos, leilões, pastéis, caldos, espetos, pamonhas, prêmios e muita alegria. As barraquinhas são conhecidas pelas comidas típicas, que além de saborosas, ajudam a promover o sentido de confraternização tão apreciado pela comunidade.
Também haverá o show de prêmios, com as cartelas sendo vendidas pelos festeiros ao valor de R$ 25,00. Os prêmios são: R$ 5.000 no primeiro prêmio, R$ 2.000 no segundo, uma geladeira no terceiro, um fogão cooktop no quarto e um micro-ondas no quinto prêmio. A comunidade está convidada a participar e concorrer.
O encerramento será com a procissão e, logo após, a apresentação dos novos festeiros de 2026, com a participação da Banda Abel Ferreira.

Casais passaram por preparação antes de receberem o Sacramento do Matrimônio







A Paróquia São José, através do Frei Romero e da Pastoral Familiar, realizou no último sábado, 04/10, mais uma edição do casamento comunitário da Paróquia São José. Oito casais receberam o Sacramento do Matrimônio.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade .
Os casais que legitimaram a união passaram por uma preparação para receber o Sacramento, promovida pela equipe da Pastoral Familiar.
Familiares, padrinhos e convidados prestigiaram esta celebração, lotaram o templo dedicado, testemunharam a união de cada um destes casais e puderam ouvir o tão esperado “sim” dos cônjuges.




Durante o rito, os noivos e noivas não tinham nem Primeira Comunhão nem Crisma, sendo o Frei quem presidiu o rito.



Os noivos comungaram o Corpo de Jesus.
Alguns casais já estavam vivendo em união estável ou casamento civil há alguns anos.
Os casais receberam as bênçãos de Deus e da Igreja e, desta forma, puderam regularizar sua situação conjugal na fé católica.
Todos os casais se emocionaram com a cerimônia, sobretudo por conseguirem realizar o sonho de se casarem no religioso.
Os casais que receberam o Sacramento são:
Leandro de Jesus e Valdeci Batista de Jesus
Ronnes Henrique Moreira Alves e Tatiely Beatriz Silva
Maxson Wilson Freitas Costa e Dayana Régia da Silva Sobrinho
José Augusto Batista de Almeida e Edneuza Marques Damaceno
Azísio Garcia Braga e Lidiana Aparecida Celestino Braga
Leocardes de Assis e Maria Cecília Nunes
Alisson de Souza Almeida e Maria José dos Santos Ferreira
Márcio Leocárdio Lima e Kátia Laiany Gomes de Oliveira
Cantor participou da campanha Ação do Bem, falou sobre o crescimento da cidade e destacou importância da solidariedade e da prevenção ao câncer




O cantor patrocinense Lucas Lucco participou, na tarde desta segunda-feira, 6/10, da campanha Ação do Bem, promovida pelo Hospital do Câncer de Patrocínio. A visita surpresa do artista emocionou funcionários e fãs presentes na unidade. LEIA AQUI
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade .



Durante a passagem pelo hospital, Lucas foi recebido pelo presidente do HC, Thiago Miranda, com quem tirou fotos e conversou sobre o trabalho realizado pela instituição. Em seguida, o cantor conheceu as dependências do hospital e gravou vídeos para apoiar a campanha.



O cantor atendeu diversos fãs, que aproveitaram o momento para registrar fotos com o artista.
Em entrevista ao Patrocínio Online, Lucas destacou a importância de participar de iniciativas solidárias:


“É muito importante poder contribuir com uma causa tão nobre. Fui convidado pelos meus amigos de Patrocínio e pelo pessoal do Hospital do Câncer, e aceitei o convite com muita alegria. É uma honra poder ajudar”, afirmou.
O cantor também incentivou a população a colaborar com a campanha, que arrecada fundos para o hospital:
“Com apenas R$ 10, as pessoas já podem participar e concorrer a um carro 0 quilômetro, oferecido pela Top Veículos, do meu amigo André. É menos do que o preço de um café e faz uma diferença enorme para o hospital, que tanto precisa do nosso apoio”, reforçou.
Lucas lembrou ainda de sua última passagem por Patrocínio, quando esteve na cidade para o lançamento do filme Rodeio Rock:
“É bom estar de volta e ver como Patrocínio cresceu. Da última vez que estive aqui foi no lançamento do filme, e agora ver a cidade tão bonita e desenvolvida me deixa muito feliz”, disse, e falou que inclusive você esteve lá, lembrando também do repórter do Patrocínio Online que esteve presente naquela cobertura.
Falando sobre a carreira, o cantor revelou que prepara um novo DVD de porte maior, que trará regravações de músicas importantes de sua trajetória e canções que, segundo ele, foram injustiçadas e merecem nova atenção:
“Estou planejando um DVD maior, com um repertório que traga músicas importantes da minha carreira, inclusive aquelas que, na minha opinião, poderiam ter tido mais reconhecimento. Além disso, o projeto vai contar com participações especiais e faixas inéditas”, adiantou.
No mês do Outubro Rosa, Lucas também destacou a música “Mozão” e seu clipe, ressaltando a importância de ações de conscientização sobre o câncer de mama:
“Esse trabalho foi muito marcante, principalmente por reforçar a importância do autoexame. Fico feliz que o clipe ainda emocione e ajude a espalhar essa mensagem tão necessária”, concluiu.




Comunidade de Samambaia e Cresol apoiaram romeiros na Caminhada da Fé até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.


Começou no último sábado, 4/10, a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Martins, em Patrocínio.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade .







A abertura iniciou-se com a concentração no Rio Espírito Santo (ao lado da ponte), com a encenação do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e procissão até o Santuário.


Em seguida, aconteceu a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Martins, que contou com a participação do EAC, EJC e jovens da comunidade.






No domingo, 5/10, ocorreu a tradicional Caminhada da Fé, saindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, com destino ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Martins. Antes de chegarem ao santuário, os fiéis, todos os anos, passam pela comunidade de Samambaia, que serve café da manhã com a ajuda de diversas pastorais da comunidade que pertence à Paróquia São Damião de Molokai.

Este ano, a novidade foi o apoio da agência Cresol de Patrocínio, que distribuiu água para os romeiros ali presentes. Esta caminhada simboliza a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.



Após a caminhada, foi celebrada a Santa Missa com a participação das comunidades de Caxambu e Boa Vista, presidida pelo padre Elcio, ss.cc., e com a participação do diácono permanente Fabiano. A imagem de Nossa Senhora Aparecida entrou juntamente com a procissão de entrada.



A Igreja celebrava, neste dia, o 27º Domingo do Tempo Comum, com as leituras do Livro da Profecia de Habacuque (1,2-3; 2,2-4), da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (1,6-8.13-14) e do Evangelho segundo São Lucas (17,5-10).
Em sua homilia, o padre falou sobre a devoção a Nossa Senhora, sobre a fé e sobre os momentos em que a perdemos, ressaltando a importância de rezar, de participar da missa aos domingos, entre outros pontos, sempre envolvendo a devoção mariana, mas destacando Jesus Cristo.

O sacerdote consagrou a Eucaristia.



Os fiéis comungaram o Corpo de Cristo.






Em seguida, houve uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com entrega de flores e a coroação, seguida de um almoço com deliciosa galinhada.
A festa prossegue até o dia 12 de outubro, com momentos de fé, devoção e confraternização. A festa promete um rico programa de celebrações e atividades.
A comunidade se reunirá no ponto alto da celebração, em oração e devoção, no domingo, dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil. A programação inicia-se às 6h00min, com a tradicional alvorada. Em seguida, às 10h00min, será celebrada uma Santa Missa com o Coral Sintonia Som de Paz. O almoço está marcado para o meio-dia.
À tarde, a partir das 13h00min, um leilão de animais promete movimentar a comunidade. A programação religiosa continua com o Terço da Novena Perpétua, às 15h00min, e a Santa Missa, procissão e coroação, às 17h00min.
Todos estão convidados a se unir a essa celebração, que reforça a fé e a tradição local, em um verdadeiro momento de acolhimento e missão.
Confira a programação
19h - Reza do Terço
19h30 - Santa Missa com participação da Comunidade: São Sebastião - Dourados
19h - Reza do Terço
19h30 - Santa Missa com participação da Paróquia N. Sra. do Patrocínio.
19h - Reza do Terço
19h30 - Santa Missa com participação da (Comunidade São João da Serra Negra), Paróquia São Sebastião - Guimarânia.
19h - Reza do Terço
19h30 - Santa Missa com participação
19h - Santa Missa com participação da Comunidade São Vicente de Paulo - Puladouro. Homenagem às Crianças.
06h - Alvorada
10h - Santa Missa - Coral Sintonia Som de Paz
12h - Almoço
13h - Leilão de animais
15h - Terço Novena Perpétua
17h - Santa Missa - Procissão e Coroação

Com temas ligados à sustentabilidade e ao mercado de trabalho, evento estimula protagonismo juvenil.

Aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro a “Feira de Ciências e Profissões”, evento realizado com grande sucesso e participação pelo Colégio Berlaar, em Patrocínio (MG).

O evento uniu conhecimento, experimentação e oportunidades para ajudar os alunos e a comunidade a planejarem os próximos passos. “Este evento é uma celebração do conhecimento, da inovação e da responsabilidade que temos com nosso planeta”, enfatizou a diretora Priscila Castro, salientando também que “ao longo de meses, professores e alunos exploraram diferentes áreas do saber em prol de um futuro mais sustentável.
Em um momento em que as questões ambientais se tornam cada vez mais urgentes, é fundamental que todos nós, como cidadãos, entendamos o papel que a ciência e as profissões desempenham na construção de soluções eficazes”.
“Vamos juntos trilhar esse caminho rumo a um mundo melhor, onde ciência e profissão caminham lado a lado em busca de um futuro sustentável”, ressaltou a educadora.
Padre Marcelo destacou a “pequena via” e o amor como caminho de santidade na homilia

A Igreja celebrou na quarta-feira, 1º de outubro, o dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, conhecida como a Santa das Rosas. Ela é exemplo de fé, simplicidade e amor, ensinando aos devotos a enfrentar as dificuldades com paciência e entrega. Embora tenha vivido reclusa no Carmelo de Lisieux, na França, Santa Terezinha dedicou sua vida à oração por toda a Igreja, o que a torna a padroeira das missões.
Neste dia especial, a Paróquia Santa Terezinha esteve em festa.
Na quarta-feira, primeiro dia do mês de outubro, contou com uma programação especial: novena, Santa Missa e procissão. A festividade se estende até o domingo, 5 de outubro.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade .

Antes da celebração eucarística, o pároco Padre Marcelo Marins rezou o 6º dia da novena em louvor à Santa.



Em seguida, presidiu a Santa Missa com a colaboração dos acólitos, coroinhas, ministros extraordinários da Eucaristia, leitores e do coral da cidade de Patos de Minas.


Durante a procissão de entrada, um quadro de Santa Terezinha foi conduzido solenemente, acompanhado de uma relíquia, um pedaço de pano que tocou o corpo da Santa, gentilmente cedido pelo Padre Vitor Alexandre, reitor do Seminário Menor. Essa relíquia permanecerá em exposição até o encerramento da festa.



Após a leitura, o salmo e a proclamação do Evangelho, Padre Marcelo proferiu uma homilia profunda sobre a vida e a vocação de Santa Terezinha. Ele falou que a jovem carmelita foi canonizada no dia 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI e, posteriormente, proclamada Doutora da Igreja por São João Paulo II, em 19 de outubro de 1997.
Santa Terezinha é uma das quatro mulheres que receberam o título de Doutora da Igreja entre mais de 22 mil santos reconhecidos pela Igreja Católica. Desses, apenas 37 são doutores, e entre eles, apenas quatro são mulheres: Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena, Santa Hildegarda de Bingen e Santa Terezinha do Menino Jesus. Isso demonstra a grandeza de sua espiritualidade e a profundidade de seus escritos.
Segundo o padre, Santa Terezinha não realizou grandes feitos aos olhos do mundo, como fundar ordens ou realizar missões em terras distantes. No entanto, foi no ordinário da vida carmelitana que ela descobriu sua vocação: o amor. Seu caminho espiritual, chamado de "pequena via", consiste em fazer pequenas coisas com grande amor, confiando inteiramente em Deus, como uma criança nos braços do Pai.
Padre Marcelo refletiu: "Nem todos somos chamados a realizar grandes obras ou a sermos missionários na África, mas podemos ser missionários no nosso lar, na nossa família, no nosso trabalho. Podemos não construir hospitais, mas podemos ajudar o próximo com carinho e dedicação."
Para ilustrar ainda mais essa espiritualidade, ele compartilhou um trecho do diário de Santa Terezinha, retirado de suas Obras Completas – manuscritos, cartas, poemas e peças teatrais escritas por ela. Disse que, em determinado momento, a jovem carmelita desejava ser padre, missionária, mártir – desejava tudo. Porém, ao meditar as Escrituras, encontrou sua verdadeira vocação no amor:
“Compreendi que se a Igreja tinha um corpo composto por diversos membros, não lhe faltava o mais necessário, o mais nobre de todos. Compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração era ardente de amor. Compreendi que o amor encerra todas as vocações e que o amor é tudo, abraça tudo, em todo tempo e em todos os lugares. O amor é eterno. Então, no auge da minha alegria, exclamei: ‘Ó Jesus, meu amor, encontrei enfim a minha vocação: a minha vocação é o amor!’”
Padre Marcelo concluiu a homilia convidando os fiéis a seguirem esse mesmo caminho da pequena via, fazendo cada gesto do dia a dia com um amor grande e sincero, como Santa Terezinha nos ensinou.




Após a homilia, Padre Marcelo abençoou a água e aspergiu as flores com água benta.


A celebração seguiu com o rito da consagração do Corpo e Sangue de Cristo.



Os fiéis puderam comungar sob as duas espécies.




Em seguida, houve a procissão com a imagem de Santa Terezinha e a presença da Banda Abel Ferreira. A SESTRAN ofereceu apoio logístico e garantiu a segurança.
Ao final da programação, aconteceram as tradicionais barraquinhas, reunindo os fiéis em um momento de confraternização.
Festa arrecadou apoio para o Hospital do Câncer em noite de muita animação.






Fotos: Marco Aurélio Caldeira
No último sábado, 13 de setembro, o Enxó Clube foi palco da 2ª edição da Choppada do Bode, evento que reuniu solidariedade, diversão e boa música em uma noite memorável.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade




Realizada na área das piscinas do clube, a festa atraiu um público animado e engajado na causa de apoiar o Hospital do Câncer.



Com muito chopp gelado e uma atmosfera contagiante, os presentes curtiram o grande show da dupla Matheus Ferraz & Thiago, que colocou todo mundo para dançar com seu talento e energia.



A dupla atendeu os fãs antes do show.
Mais do que uma simples celebração, a Choppada do Bode se consolidou como um momento de união da comunidade em prol de um propósito maior: salvar vidas.
O evento provou que diversão e solidariedade caminham lado a lado, e já deixa a expectativa para as próximas edições, que prometem ser ainda maiores e mais especiais.
Obras abordam temas profundos como a ação do Espírito Santo e os desafios da maternidade na UTI.





No último sábado, 20 de setembro, a Paróquia São Damião de Molokai, em parceria com a Livraria Sagrados Corações, promoveu no salão paroquial Padre Vinícius Maciel ss.cc., ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, o lançamento de duas obras que unem espiritualidade, reflexão e experiência de vida.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade


O evento reuniu grande número de fiéis, familiares, amigos e amantes da leitura, que acompanharam de perto a apresentação dos livros e participaram ativamente da roda de conversa mediada pela jornalista Leid Carvalho.



O encontro contou também com a presença do padre Luiz Antônio, pároco da Paróquia São João Paulo II, além de representantes de outras religiões, destacando o caráter acolhedor e ecumênico do evento.
Pe. Élcio, ss.cc., sacerdote da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, apresentou sua obra “Palavra & Espírito na Dei Verbum”, na qual reflete sobre a relação entre a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo no documento conciliar Dei Verbum. Com profundo zelo pastoral, o padre é reconhecido por sua dedicação à evangelização e ao acompanhamento espiritual das comunidades, sempre transmitindo a mensagem do Evangelho com simplicidade, esperança e proximidade com o povo de Deus.

Na mesma ocasião, a escritora Angélica Pereira, catequista, revisora e elaboradora de material formativo, lançou o livro “Mães de UTI: duas histórias, algo em comum”. Doutora em Estudos Literários pela UFU, casada e mãe, Angélica partilhou como sua experiência na maternidade, marcada pelos desafios vividos na UTI neonatal, inspirou a obra. Em suas palavras, trata-se de um testemunho de fé e esperança, escrito para acolher e fortalecer outras mães em jornadas semelhantes.




Após a roda de conversa, os escritores autografaram seus livros e tiraram fotos com os presentes, proporcionando um momento de proximidade e afeto entre escritores e leitores.

O encontro, marcado por emoção e partilha, foi encerrado ao som da banda de música Abel Ferreira, coroando um momento de celebração da fé, da cultura e da vida comunitária.


Fiéis de diferentes paróquias participaram intensamente das celebrações litúrgicas

Será encerrada no próximo domingo, 21 de setembro, a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, pertencente à Paróquia Santa Terezinha, em Patrocínio-MG.
A festa em louvor aos santos começou na quinta-feira, 11/9, e contou com a presença de diversas comunidades e paróquias da cidade, além da participação de sacerdotes como padres Geraldo Magela, Wesley Balbino, Marcelo Marins, Alexandre Campos, SS.CC., Marthius Eduardo, Olivar Constantino, Frei Romero José e Vitor Alexandre.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
Na última quarta-feira, 17/9, a Santa Missa foi presidida por Frei Romero, administrador paroquial da Paróquia São José.




A celebração reuniu fiéis da Paróquia São José, além da participação dos acólitos, coroinhas, ministros e movimentos como o EAC e o EJC.


Nesta mesma ocasião, a comunidade de Nossa Senhora do Rosário recebeu com emoção a imagem monumental de Nossa Senhora do Rosário, que será colocada na torre da igreja, marcando um momento histórico para a paróquia.


A Igreja neste dia celebrava a 24ª Semana do Tempo Comum. A Primeira Leitura foi da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo (3, 14-16) e o Evangelho, segundo São Lucas (7, 31-35).


Após a homilia, o padre consagrou a Eucaristia.




Em seguida, os fiéis comungaram.





No final da celebração, houve uma homenagem da EJC, que abrilhantou ainda mais o momento.
No domingo, 21 de setembro, a programação será especial, sendo que, às 8h00min, haverá a apresentação dos ternos de Congado em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Às 15h00min, será celebrada a tradicional Missa Conga, presidida por Monsenhor Magno, seguida de procissão, da emocionante Coroação de Nossa Senhora do Rosário e do anúncio dos festeiros de 2026.
Após as celebrações, acontece a movimentação das barraquinhas.
Dia 18/09 Quinta-feira
Santa Missa às 19h / Participação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida / Celebrante: Pe. Marcelo Marins
Dia 19/09 Sexta-feira
Santa Missa às 19h / Participação da Comunidade São Francisco / Celebrante: Pe. Vitor Alexandre
Dia 20/09 Sábado
Santa Missa às 19h / Participação da Comunidade Santa Terezinha / Celebrante: Pe. Vitor Alexandre
Dia 21/09 Domingo
8h: Apresentação dos ternos de Congado na Igreja Nossa Senhora do Rosário
15h: Missa Conga / Celebrante: Monsenhor Magno
Após: Procissão seguida da Coroação de Nossa Senhora do Rosário e anúncio dos festeiros 2026
Com três gerações à frente do negócio, empresa comemora conquistas e apresenta inovações em evento marcado por emoção e fé.



No último sábado, 13/09, a Macaúba Ar-Condicionado, localizada na rua José Feliciano, 1207 bairro Santo António, lado do Supermercado BH, em Patrocínio, celebrou mais um ano de história com uma confraternização dos 10 anos da loja que reuniu familiares, amigos, clientes e colaboradores.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade






O evento foi marcado por momentos de alegria e agradecimento, e contou ainda com a bênção especial do padre Marcelo Marins, pároco da Paróquia Santa Terezinha, que deixou palavras de fé e incentivo à equipe.

O diretor Wesley Macaúba ressaltou a importância dos clientes no crescimento da empresa: “Cada oportunidade que temos de entrar em uma residência ou comércio é uma responsabilidade. Precisamos oferecer um trabalho de qualidade, desde a instalação e manutenção até projetos completos de climatização. Hoje, contamos com cerca de 19 colaboradores e uma frota que nos permite atender não só Patrocínio, mas também Patos de Minas e toda a região do Alto Paranaíba.”
Wesley também apresentou novidades do setor, como os sistemas de climatização da Samsung e da LG, que aliam eficiência, conforto e design sofisticado para atender diferentes projetos de arquitetura e decoração.

O fundador da empresa, Ariovaldo Naves, mais conhecido como Macaúba, emocionou-se ao recordar os 32 anos de trajetória no ramo: “Comecei de bicicleta, com as ferramentas no guidão, após um curso feito pelo Instituto Universal Brasileiro, pelo rádio. Hoje, ver a empresa consolidada, com meu filho e minha neta dando continuidade, é motivo de muito orgulho. Nossa missão nunca foi quantidade, e sim qualidade, sempre com a confiança dos clientes e o apoio dos colaboradores.”


A terceira geração da família também já participa da gestão. Maria Eduarda, filha de Wesley, falou da responsabilidade e da confiança depositada nela:
“Quando entrei, não sabia nada de ar-condicionado. Meu pai acreditou em mim e me colocou à frente de processos importantes. Além da administração, já representamos a empresa em eventos como a Febrava, a maior feira de climatização do país. Também comemoramos a abertura da filial em Patos de Minas, que é mais um passo nesse crescimento.”
A confraternização foi encerrada com coquetel e promoções especiais para os clientes, reforçando os laços da empresa com a comunidade e celebrando a continuidade de uma história marcada por fé, trabalho e inovação.
