Informou Funerária Irmãos Almeida

Faleceu em Patrocínio sexta-feira (19) Maria de Deus Filisbino, aos 76 anos.
Deixa os irmãos Virgílio Filisbino (in memoriam), Maria Abadia (in memoriam), José Filisbino (in memoriam), Sebastião Filisbino (in memoriam), Genervino Filisbino (in memoriam), Ester Filisbina, Aluina Filisbina e Marcos Filisbino (in memoriam), além de demais familiares e amigos.
O velório será realizado no velório Vip da Funerária Irmãos Almeida, na Rua Cesário Alvim, nº 1311, Centro, a partir das 07h00 do dia 20 de junho de 2026.
O sepultamento será realizado às 14h00 do dia 20 de junho de 2026, no Cemitério Municipal de Patrocínio.
Informou a Funerária Frederico Ozanam.

Faleceu nesta quinta-feira, dia 18/06/2026, na BR-050, em Uberaba/MG, José de Almeida Neto Bighett, aos 43 anos.
Deixa a esposa, Gimena Lessa Batista.
Deixa os filhos Lívia e João, os irmãos Nelson e Estefânia, além de demais parentes e muitos amigos.
A cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira, dia 19/06/2026, na na sala 04 da Funerária Frederico Ozanam, em Patrocínio/MG, a partir das 20h30min.
Será sepultado neste sábado, 20/06, às 10h30min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.
Informou a Funerária Frederico Ozanam.
NOTÍCIA RELACIONADA
Homem natural de Patrocínio morre em colisão entre caminhonete e rodotrem na BR-050, em Uberaba
Ação acontece neste sábado, das 9h às 13h, com atividades educativas e recreativas para crianças e adultos

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Patrocínio realiza neste sábado, 20/6, o projeto “Quartel de Portas Abertas”, iniciativa que integra a programação da Semana da Prevenção, alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros.
O evento tem como objetivo aproximar a corporação da comunidade, promovendo ações educativas, preventivas e de integração com a população de Patrocínio e região. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer de perto a rotina dos militares, além de equipamentos, viaturas e atividades operacionais desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Em entrevista, o cabo Anderson destacou o caráter educativo e de aproximação da iniciativa, que é realizada anualmente.
“Esse evento é para fazer a integração entre o público externo e a nossa instituição. Convidamos toda a comunidade para comparecer ao quartel, conhecer um pouco da nossa atividade e trazer as crianças para essa interação com o Corpo de Bombeiros. A ideia é que elas conheçam nosso trabalho e, quem sabe, se inspirem para o futuro”, afirmou.
O evento é aberto ao público, com expectativa de grande participação de crianças, que poderão participar de atividades recreativas, como tirolesa, além de conhecer equipamentos utilizados nas operações.
O Quartel de Portas Abertas acontece neste sábado, das 9h às 13h, e deve reunir moradores ao longo da manhã em uma programação voltada à educação, prevenção e aproximação entre bombeiros e sociedade.
Reconhecimento do Ministério do Turismo destaca estrutura, atrativos e potencial de desenvolvimento do município.

A cidade de Patrocínio foi novamente certificada pelo Ministério do Turismo como Município Turístico no Mapa do Turismo Brasileiro 2026, mantendo a mais alta classificação da atual metodologia adotada pelo Governo Federal.
O reconhecimento destaca a importância do município no cenário turístico, sua capacidade de atrair visitantes e a estrutura oferecida para o desenvolvimento do setor. Capital Mundial do Café, Patrocínio se destaca pelo turismo rural, gastronômico, de eventos e de negócios, além da valorização de seus atrativos naturais e culturais.
Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo destacou: “Esse resultado é fruto do apoio e do compromisso do prefeito Gustavo Brasileiro e do vice-prefeito Maurício da Cunha com o fortalecimento do turismo, bem como do empenho da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, capitaneada pela secretária de Cultura, Ana Valéria de R. Cunha, e de toda a equipe, que vem desenvolvendo ações voltadas à valorização dos atrativos locais e à promoção do município.”
A permanência na categoria garante a Patrocínio acesso a programas, investimentos e oportunidades de captação de recursos voltados ao fortalecimento do turismo, consolidando o município como referência turística no Alto Paranaíba e em Minas Gerais.

Avenida Faria Pereira, 3350, Bairro São Cristóvão

Evento realizado na Praça Matriz celebrou a cultura, a gastronomia, a fé e a importância da cafeicultura para a economia e o turismo do município.




A Praça Matriz recebeu, nos dias 13 e 14 de junho, a terceira edição do Festival da Colheita do Café, evento que já integra o calendário cultural e turístico de Patrocínio e que tem como objetivo valorizar a cafeicultura, principal atividade econômica do município, além de promover a cultura, a gastronomia e o fortalecimento da identidade regional.
Realizado em um dos principais cartões-postais da Capital Mundial do Café, o festival reuniu milhares de pessoas, entre moradores, visitantes, produtores rurais, empresários, artesãos e representantes de diversas instituições ligadas ao setor cafeeiro, consolidando-se como um espaço de celebração das tradições e da importância do café para o desenvolvimento local.
A programação teve início no sábado (13), com atrações voltadas à gastronomia, cultura e entretenimento. O público acompanhou a Cozinha Show conduzida por Giselle Abreu, que compartilhou conhecimentos sobre o café e suas características. Em seguida, alunos do CEU das Artes, sob a coordenação de Karol Souza, apresentaram um espetáculo circense, proporcionando momentos de interação e encantamento.

Na sequência, a chef Gabi Tropicana apresentou uma receita que valoriza os sabores do Cerrado Mineiro, preparada ao som da roda de viola comandada por Vanderlei Melo e Gustavo Almeida. A programação cultural prosseguiu com apresentação da banda Latitude 19, de Araxá, que levou ao público um repertório diversificado e de grande aceitação.

A abertura oficial do festival contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades parceiras, lideranças do setor cafeeiro e instituições apoiadoras, reforçando a importância da união entre o poder público, produtores e iniciativa privada para o fortalecimento da cafeicultura e do turismo regional.

O evento contou com a presença da Rainha Mundial do Café, Renata Zucolotto, acompanhada pelas Princesas do Café, Katlen Karolayne da Silva de Souza e Maria Clara Silva Oliveira, que prestigiaram a programação e representaram a valorização da cultura cafeeira e das tradições do município.

Ainda durante a programação de sábado, o público acompanhou a transmissão da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, reunindo famílias e visitantes em um momento de integração e confraternização. Encerrando a noite, a Banda The Fellas, representante da cena musical local, realizou apresentação marcada por clássicos do rock e grande participação popular.
No domingo (14), o festival teve continuidade com novas atividades gastronômicas, culturais e religiosas. A Cozinha Show promovida pela EMATER-MG e pela APROCER apresentou ao público receitas tradicionais e valorizou produtos característicos da região.


Um dos momentos mais significativos do evento foi a celebração da Santa Missa em Ação de Graças pela Colheita do Café, presidida pelo Padre Marcelo Marins, reunindo produtores, trabalhadores rurais e famílias em um momento de fé, gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo.
Ao longo do dia, o público prestigiou apresentações de Ballet e Dança do Ventre do CEU das Artes, além de shows musicais com Rique Preto & Vanderlei Melo, Patroblues, Júlio Franco e Cena de Cinema. A programação também contemplou atividades destinadas ao público infantil, com recreação, pintura facial e atrações educativas.
O festival contou ainda com a participação de expositores, artesãos e produtores locais, além de espaços dedicados à degustação e comercialização de cafés especiais, vinhos, cachaças, bebidas artesanais e produtos regionais, fortalecendo a economia criativa e incentivando a geração de oportunidades para empreendedores locais.
Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues certificados de participação aos estabelecimentos, produtores e artesãos presentes no evento, em reconhecimento à contribuição para o sucesso da iniciativa e para a promoção da cultura cafeeira do município.
Também foi realizada uma homenagem especial à senhora Hilda Elias Torezan, em reconhecimento ao apoio, dedicação e colaboração prestados para a realização da terceira edição do Festival da Colheita do Café.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira e da Rota do Café, em parceria com a ACARPA, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a APPCER e a Expocacer. A iniciativa contou ainda com o apoio institucional do SEBRAE e o patrocínio da Cooxupé, Sicoob Coopacredi, Flávio Gonçalves Corretagens e MAXTEC, além do apoio de diversas instituições parceiras.
Mais do que um festival, o evento reafirmou a importância da cafeicultura para a história, a economia e a identidade de Patrocínio, fortalecendo o turismo, incentivando a valorização dos produtores e promovendo momentos de integração entre a comunidade.
A quarta edição do Festival da Colheita do Café já está confirmada para 2027, dando continuidade a uma iniciativa que celebra as tradições, a cultura e o protagonismo de Patrocínio no cenário cafeeiro nacional.
Decreto permite quitação em parcela única ou em até duas parcelas, com vencimentos em julho e agosto.

A Prefeitura Municipal de Patrocínio publicou o Decreto nº 4.868, de 9 de junho de 2026, estabelecendo a forma de pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os profissionais autônomos do município durante o exercício de 2026.
De acordo com o decreto, os contribuintes poderão efetuar o pagamento do imposto em parcela única ou optar pelo parcelamento em até duas parcelas fixas, mensais e consecutivas, proporcionando maior flexibilidade para o cumprimento das obrigações tributárias municipais.
O cronograma estabelece o dia 10 de julho de 2026 como vencimento da parcela única ou da primeira parcela. Já a segunda parcela terá vencimento em 10 de agosto de 2026.
Os profissionais autônomos interessados em realizar o parcelamento ou emitir os documentos necessários para pagamento deverão procurar a Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo atendimento e orientação aos contribuintes.
A medida busca garantir maior organização administrativa e oferecer alternativas que facilitem a regularização fiscal dos profissionais autônomos, contribuindo para a manutenção das receitas municipais e para o fortalecimento dos serviços públicos prestados à população.
Morango, banana, maçã e outros alimentos ricos em flavonoides podem fazer parte de uma alimentação amiga da memória.
Sabia que sua memória também agradece quando você come bem?
Em meio a uma alimentação saudável e equilibrada, o consumo de flavonoides pode fazer a diferença para a sua memória e cognição!
Quer saber onde encontrar esse micronutriente? Assista ao vídeo e, depois, veja mais curiosidades e cuidados com a memória no Portal Viver Bem: https://unimed.me/8hcspd
#Acessibilidade Vídeo com 6 alimentos que fazem bem à mente e à memória, feito com imagens dos alimentos se movimentando em uma sacola. O conteúdo do vídeo diz: “6 alimentos que fazem bem à mente e à memória: Morango; Mirtilo; Maçã; Banana; Laranja; Pimentão. Sabe o que tudo isso tem em comum? Flavonoides! Esses compostos são responsáveis pela cor vibrante e comprovadamente muito positivos para a memória e cognição! Mas isso não quer dizer que uma frutinha de vez em quando vai mudar totalmente sua saúde cognitiva. Muito menos o excesso desses alimentos. Quando falamos em alimentação e benefícios nutricionais, as palavras que devem acompanhar são: equilíbrio e constância! Fale com seu nutricionista para descobrir como incluir os flavonoides na alimentação e visite o Portal Viver Bem para aprender mais sobre cuidados com a memória!”
Secretaria de Meio Ambiente coordenará cadastro de beneficiários, recebimento de doações e fiscalização das ações.

A Prefeitura Municipal de Patrocínio publicou o Decreto nº 4.871, de 12 de junho de 2026, que regulamenta a Lei Municipal nº 5.849/2025 e estabelece as normas de funcionamento do Programa Banco de Ração e Utensílios para Animais. A iniciativa fortalece as políticas públicas de proteção e bem-estar animal no município, criando mecanismos para captação, armazenamento e distribuição gratuita de alimentos, medicamentos veterinários autorizados, equipamentos e outros insumos destinados aos animais.
O programa tem como principais objetivos combater o abandono de animais, apoiar protetores independentes e organizações de proteção animal, reduzir situações de maus-tratos decorrentes da falta de alimentação, auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social e promover a guarda responsável.
A gestão do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que coordenará o cadastramento dos beneficiários, o recebimento das doações e a fiscalização das ações desenvolvidas. O decreto prevê ainda a criação de uma Comissão Municipal de Acompanhamento, responsável por auxiliar no controle e na transparência das atividades.
Poderão participar do programa protetores independentes, organizações da sociedade civil ligadas à causa animal e tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente cadastrados. O atendimento seguirá critérios de prioridade, especialmente para animais resgatados de situações de maus-tratos, entidades de proteção animal e famílias inscritas em programas sociais.
Além da distribuição dos materiais arrecadados, o programa permitirá a realização de campanhas permanentes de arrecadação e o estabelecimento de parcerias com clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, instituições de ensino e empresas privadas, ampliando a rede de apoio à causa animal no município.
A regulamentação representa mais um avanço das políticas públicas voltadas à proteção animal, fortalecendo ações de responsabilidade social, conscientização e cuidado com os animais em Patrocínio.
Expedição de um ano pela América do Sul ensina que, mais do que chegar ao destino final, o valor da viagem está nas vivências e na solidariedade encontrada pelo caminho.
Por Redação Patrocínio Online
Em busca de horizontes que ultrapassassem os limites dos escritórios e dos rótulos profissionais, o arquiteto e urbanista Klênio Silva tomou uma decisão transformadora: trocar a rotina do setor de tecnologia pelo desafio de cruzar a América do Sul pedalando. A jornada, que durou um ano, não foi apenas um teste de resistência física, mas uma imersão profunda em novas culturas, paisagens e, acima de tudo, no autoconhecimento.
O início na Estrada Real
O ponto de partida foi Minas Gerais. Klênio escolheu a mítica Estrada Real para dar os primeiros passos — ou melhor, as primeiras pedaladas — dessa expedição. "Saí de Diamantina e fui até o Rio de Janeiro de bicicleta. Ao ver que a viagem fazia sentido e ao sentir a energia necessária para seguir, percebi que poderia ir muito além", relata o arquiteto.
A partir daí, a rota seguiu pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, culminando na realização de um sonho antigo: a primeira travessia de fronteira internacional sobre duas rodas.
O desafio continental
A experiência de sair do país pela primeira vez trouxe um novo fôlego à expedição. No Uruguai, Klênio encontrou um país organizado e paisagens que renovaram sua confiança. A aventura continuou pela Argentina, onde a diversidade geográfica do continente se revelou em toda a sua amplitude: dos cenários desérticos dos pampas argentinos ao frio acolhedor de Bariloche, passando pela icônica Ruta de los 7 Lagos.
No Chile, terceiro país do roteiro, o ciclista percorreu a Carretera Austral. Para ele, a rodovia é um dos pontos altos da viagem, marcada por fiordes, lagos de águas cristalinas, picos nevados e céus de uma magnitude impressionante.
Convivência e aprendizado
Mais do que as belezas naturais, o que ficou marcado na memória de Klênio foi a rede de solidariedade que se formou ao longo do caminho. "Durante o percurso, várias pessoas me ajudaram. Algumas me acolheram em suas casas, outras ofereceram um café, uma conversa ou um convite para jantar", relembra.
A rotina de nômade incluiu pernoites em campings, hostels, beiras de rios, lagos e até praças. Essa vivência, segundo o arquiteto, foi a "experiência mais rica de convivência e aprendizado da vida", e ele destaca o apoio fundamental de sua família e amigos, cujas palavras de incentivo foram o combustível emocional necessário para superar os obstáculos.
A chegada ao Fim do Mundo
A viagem não tinha como objetivo principal uma meta esportiva, mas a própria natureza do continente impôs um destino final. Klênio chegou a Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta, conhecida como a "terra do fim do mundo".
"Não havia outro lugar para seguir pedalando", brinca o arquiteto. Diante do imenso mar frio e das geleiras austrais, a sensação foi de dever cumprido e transformação pessoal. Hoje, Klênio define a jornada como algo "tatuado na alma". Para aqueles que guardam desejos de realizar grandes projetos, ele deixa um conselho simples, mas potente: "Se você tem uma vontade, vá e faça acontecer".
A expedição de Klênio Silva, que partiu de Minas Gerais para encontrar o fim do mundo, serve agora como um lembrete de que o mundo é muito maior do que as telas e as rotinas que ocupam nosso cotidiano.

*Ofertas válidas para todas as unidades da Rede Bernardão nas cidades de ARAXÁ, PATROCÍNIO, PATOS DE MINAS e SERRA DO SALITRE*
Aproveite e garanta ofertas especiais em todas as nossas lojas. Descontos incríveis e condições únicas para você economizar de verdade! 
Ofertas válidas para sábado e domingo Dias 20 e 21/06/2026
Patrocínio | Araxá | Serra do Salitre
Patos de Minas | Lagoa Formosa
Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das novidades:
facebook: supermercadobernardao
Instagram: @supermercado_bernardao
Trecho precisou ser parcialmente interditado durante atendimento e perícia.




Com informações e fotos da Polícia Rodoviária Federal e Ecovias Minas Goiás
A Polícia Rodoviária Federal e a Ecovias Minas Goiás foram acionadas na noite de quinta-feira, 18/6, por volta das 18h55min, para um grave acidente na BR-050, nas proximidades do km 151,5, em Uberaba.
Segundo informações, a colisão envolveu uma caminhonete Volkswagen Amarok e um rodotrem carregado com madeira, sendo classificada como uma colisão transversal.
De acordo com o relato da corporação, o rodotrem realizava uma operação de retorno para seguir no sentido Uberlândia–Uberaba quando foi atingido na lateral direita pela caminhonete, que trafegava pela pista no mesmo sentido.
Com o impacto, o condutor da Amarok, José de Almeida Neto Brightti 43 anos, natural de Patrocínio e morador de Uberaba, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.
Segundo informações da Ecovias Minas Goiás, apontam que a ocorrência mobilizou equipes de atendimento e provocou alterações no tráfego.
Durante os trabalhos de resgate e perícia, as faixas da esquerda e da direita foram interditadas, e os veículos passaram a utilizar a alça de aceleração para seguir viagem.
Segundo a concessionária, uma pessoa saiu ilesa na ocorrência.
A perícia técnica foi acionada para realizar os levantamentos necessários e apurar as circunstâncias do acidente.
Após os trabalhos periciais, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Uberaba.
As causas da colisão serão investigadas pelas autoridades competentes.
Ação visa atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e reforçar a importância da imunização

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 20 de junho, a Campanha de Multivacinação, com atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 14h30min.
A ação tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos e tem o objetivo de atualizar a caderneta vacinal, garantindo proteção contra diversas doenças e reforçando a importância da imunização para a saúde da população.
Para participar, é necessário apresentar CPF, documento de identidade (RG) e o cartão de vacinação.
A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção, contribuindo para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e para a proteção coletiva da comunidade.
A Prefeitura Municipal reforça o convite aos pais e responsáveis para que aproveitem a oportunidade e mantenham a vacinação em dia, garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos.
Agende seu horário: 3831-5699 e acesse o site: www.clinicasantaclaraptc.com.br Rua Praça Honorato Borges, 835 Centro 34 34 988627151
-
Droga seria transportada de Uberlândia (MG) para Montes Claros (MG).

Com informações e foto e vídeo da Polícia Rodoviária Federal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 200 kg de maconha durante uma ação de fiscalização realizada na madrugada de sexta-feira, 19/6, na BR-365, km 603, no município de Uberlândia (MG). Ao receberem ordem de parada, os ocupantes de um veículo sedã desobedeceram à determinação policial e empreenderam fuga pela rodovia. Após alguns minutos de acompanhamento tático, a equipe da PRF conseguiu interceptar o automóvel e realizar a abordagem dos dois ocupantes.
Durante a vistoria veicular, os policiais localizaram aproximadamente 200 kg de maconha acondicionados no interior do veículo.
Questionados sobre a origem e o destino da carga, os envolvidos informaram que haviam buscado o entorpecente em Uberlândia (MG) e que o transportariam até o município de Montes Claros.
Os dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A droga apreendida, o veículo utilizado no transporte e os autores foram encaminhados à autoridade de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.
A ocorrência reforça o trabalho permanente da PRF no enfrentamento ao tráfico de drogas e demais ilícitos nas rodovias federais, contribuindo para a segurança pública e a proteção da sociedade.
Segundo a PMRv, homem receberia R$ 2 mil para realizar a entrega da carga ilícita.



Com informações e fotos da Polícia Militar Rodoviária
A Polícia Militar Rodoviária, por meio da equipe do Grupamento Rodoviário, durante patrulhamento na tarde de quinta-feira, 18/6, abordou um VW Tera com placas de Curitiba-PR na MG-188, no município de Coromandel/MG. O veículo era conduzido por um homem de 30 anos e, ao proceder às verificações, os militares encontraram 59 barras de maconha em seu interior.
Segundo a PMRv, o suspeito disse que receberia R$ 2.000,00 para realizar a entrega da droga e se negou a repassar maiores informações.
Os militares deram voz de prisão em flagrante delito ao suspeito e realizaram sua condução até a Delegacia de Polícia.
Caixeta Auto Peças | Rua Pinto Dias, 215 - Patrocínio/MG Fale com a gente: (34) 3832-7001 (Telefone e WhatsApp) www.caixetaautopecas.com.br
Com o tempo de uso, a correia sofre desgaste natural devido ao calor, atrito e funcionamento constante do motor. Quando não é substituída dentro do prazo recomendado, ela pode ressecar, trincar ou até romper, causando sérios danos internos ao motor.
Caixeta Auto Peças | Rua Pinto Dias, 215 - Patrocínio/MG
Fale com a gente: (34) 3832-7001 (Telefone e WhatsApp)

A tramitação foi marcada por complexidades, incluindo a fuga de Experdito Leite para o estado de Alagoas, onde foi localizado anos após o crime

Patrocínio, MG – O caso, que chocou a comunidade rural de Samambaia, no município de Patrocínio, teve seu desfecho no Tribunal do Júri realizado no último dia 9 de junho de 2026. O processo, instaurado em 2011, revelou um cenário de abusos sistemáticos e violência extrema contra a vítima, uma jovem adolescente que tinha apenas 12 anos quando os abusos sexuais iniciados por seu pai, Experdito Leite, começaram.
Atualmente Experdito Leite tem 66 anos e a mulher Maria do Socorro da Conceição, com 61 anos. Ele condenado a 70 anos e 6 meses de reclusão e ela a 14 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão. O crime aconteceu em Agosto de 2011.
A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo Juiz de Direito em Cooperação Dr.Gustavo Obata e a promotora da Vara Criminal, Drª Sofia Frange Miziara Oliveira.
Por determinação do MP, a Polícia Militar realizou uma operação e prendeu o casal que estaval foragido (leia aqui)
O caso
De acordo com a denúncia, Experdito Leite constrangeu a própria filha a praticar conjunção carnal de forma continuada durante seis anos. A investigação apontou ainda a omissão de Maria do Socorro da Conceição, mãe da vítima, e da avó, Ester Francisca Leite, que, cientes dos abusos, nada fizeram para impedir a reiteração das condutas criminosas.
A jovem engravidou em decorrência dos abusos. Em agosto de 2011, a criança recém-nascida foi levada ao meio de um cafezal, na Fazenda Serra Negra da Figueira, e enterrada viva por Experdito Leite e Ester Francisca Leite, com o objetivo de ocultar os crimes de estupro anteriormente cometidos. O corpo do bebê foi descoberto por um vizinho dias depois, após ser atacado por animais da região.
O desfecho processual
A tramitação foi marcada por complexidades, incluindo a fuga de Experdito Leite para o estado de Alagoas, onde foi localizado anos após o crime, e o extravio temporário dos autos físicos, localizados posteriormente em um escaninho incorreto da secretaria judicial. Após batalha recursal que chegou ao STJ, o caso transitou em julgado em 2025.
Em relação a Ester Francisca Leite, a punibilidade foi declarada extinta em 2023, devido à prescrição pela idade, já que a acusada contava com mais de 70 anos na data da decisão. Quanto aos demais, o Tribunal do Júri seguiu com o julgamento, no qual os acusados foram condenados, apesar de ausentes, tendo sido intimados via edital.
Durante o julgamento, a defesa de Experdito Leite sustentou a ausência de materialidade quanto ao homicídio, alegando que o bebê teria nascido morto. Já a defesa de Maria do Socorro da Conceição argumentou pela ausência de autoria, sustentando sua situação de vulnerabilidade e o contexto de violência doméstica e submissão exercida pelo corréu. O Ministério Público defendeu a condenação nos termos da denúncia.
Ao final, fundamentado na tese de repercussão geral do STF (Tema 1068), o magistrado negou o direito de recorrerem em liberdade, decretando a prisão imediata dos condenados, dada a soberania do Tribunal do Júri. Os acusados foram isentos do pagamento das custas processuais por terem sido defendidos pela Defensoria Pública.
Experdito Leite: Condenado pela prática de homicídio qualificado (meio cruel e ocultação de crime) e crimes de estupro (com agravantes de paternidade e crime continuado). Pena unificada: 70 anos e 6 meses de reclusão.
Maria do Socorro da Conceição: Condenada por estupro de vulnerável por omissão (imprópria), aplicando-se a regra do crime continuado omissivo, reconhecendo-se que a ré vivia sob regime de intimidação e subjugação pelo corréu. Pena unificada: 14 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão.
Ester Francisca Leite: Teve a punibilidade extinta em 28 de abril de 2023, sendo excluída dos registros processuais ativos em razão da prescrição pela idade.
Programação reúne milhares de participantes e reforça tradições que atravessam gerações.

A Prefeitura Municipal intensifica os preparativos para a realização do Arraiô Patrô 2026 e da 74ª Corrida Nacional da Fogueira, dois dos eventos mais tradicionais do calendário cultural e esportivo de Patrocínio. As atividades acontecem na próxima semana e prometem reunir milhares de pessoas em momentos de celebração, cultura, esporte e convivência comunitária.
O Arraiô Patrô será realizado nos dias 25 e 26 de junho, na Praça Santa Luzia, reunindo apresentações das escolas das redes municipal, estadual e privada, além da participação de entidades parceiras. Aproximadamente 900 crianças estarão envolvidas nas apresentações culturais, valorizando as tradições juninas e fortalecendo a integração entre escola, família e comunidade.
O prefeito Gustavo Brasileiro destacou a importância do evento para a preservação da cultura popular e para a valorização da educação no município. Segundo ele, o Arraiô Patrô é uma oportunidade de celebrar as tradições locais e os avanços conquistados pela educação municipal, que recebeu investimentos significativos nos últimos meses.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria Rezende Cunha, ressaltou que a festa retorna à Praça Santa Luzia, local onde teve origem, e contará com estrutura ampliada para melhor acomodar o público. Além das apresentações culturais, entidades religiosas participarão com barracas de comidas típicas, cuja renda será destinada a ações assistenciais.
A programação terá continuidade no dia 27 de junho (sábado), com a realização da 74ª Corrida Nacional da Fogueira, a partir das 19h, reunindo atletas de diversas regiões do país em uma das provas mais tradicionais do atletismo mineiro. Toda a estrutura necessária para atendimento aos participantes está sendo organizada, incluindo pontos de hidratação, alimentação, suporte técnico e cronometragem.
A Corrida da Fogueirinha será realizada no sábado as 08h, voltada para crianças e adolescentes, incentivando a prática esportiva, a integração familiar e a participação das novas gerações em uma tradição que atravessa décadas no município.
Com a proximidade dos eventos, a Prefeitura Municipal reforça o convite para que toda a população participe da programação e prestigie as apresentações culturais e competições esportivas, fortalecendo as tradições, a convivência comunitária e o sentimento de pertencimento que marcam a história de Patrocínio.
Celebração reuniu colaboradores em um momento de reflexão sobre os valores comuns a todas as crenças
Patrocínio, junho 2026 - No dia 3 de junho, a Pif Paf Alimentos realizou a celebração do Culto Ecumênico, um momento de reflexão, respeito e convivência. O tema do encontro deste ano foi “Uma só humanidade, muitas formas de acreditar”. Trata-se de uma reflexão que convidou a reconhecer que, mesmo diante das diferentes crenças, tradições e formas de espiritualidade, existem valores universais que nos unem todos os dias.
A participação no culto foi voluntária, assim como ocorreu na Missa em Ação de Graças à Nossa Senhora de Fátima (celebração que integra a história da empresa desde o seu fundador, Sr. Avelino Costa). Os encontros foram organizados pelas equipes das unidades, seja em encontros presenciais ou por meio de transmissão ao online a partir do Escritório Corporativo de Belo Horizonte.

Culto reuniu colaboradores em momento de união, fé e respeito
"Promovemos iniciativas como esta para reforçar a importância do respeito à diversidade religiosa, um valor fundamental para a nossa cultura. Embora existam diferentes crenças e formas de vivenciar a espiritualidade, a fé tem o poder de inspirar valores positivos e transformar vidas. Queremos continuar construindo um ambiente em que cada pessoa se sinta respeitada em suas convicções, fortalecendo uma cultura de acolhimento, diálogo e respeito às diferenças", comentou o CEO da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa.
Em Patrocínio, o culto foi celebrado pelo Pastor Renato de Sá, da Igreja Batista da Lagoinha, e pelo membro da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Douglas Marcos. A mensagem proferida pelos dois representantes tocou de maneira especial nossas equipes, como foi o caso da colaboradora Arlete Dia Machado da Silva, Auxiliar Industrial do Frigorífico da empresa:
“Participar do culto foi uma experiência muito especial para mim. Esses momentos de oração e aproximação com Deus são importantes e fazem bem a todos, independentemente da religião. Sinto muito orgulho de trabalhar na Pif Paf Alimentos e peço sempre que Deus abençoe e fortaleça a união entre os colaboradores. Durante a celebração, me senti acolhida e em paz, vivenciando um momento de fé e reflexão”, relatou.
Arlete com os celebrantes Renato de Sá e Douglas Marcos
Ao promover espaços de diálogo, reflexão e espiritualidade, a Pif Paf Alimentos reafirma seu compromisso com um ambiente em que cada colaborador possa expressar suas convicções com liberdade, respeito e acolhimento, contribuindo para relações cada vez mais humanas e colaborativas.