# Notícias Locais

19 de Junho de 2026 às 13:45

Prefeitura define regras para pagamento do ISSQN de autônomos em 2026

Decreto permite quitação em parcela única ou em até duas parcelas, com vencimentos em julho e agosto.

 

A Prefeitura Municipal de Patrocínio publicou o Decreto nº 4.868, de 9 de junho de 2026, estabelecendo a forma de pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os profissionais autônomos do município durante o exercício de 2026.

De acordo com o decreto, os contribuintes poderão efetuar o pagamento do imposto em parcela única ou optar pelo parcelamento em até duas parcelas fixas, mensais e consecutivas, proporcionando maior flexibilidade para o cumprimento das obrigações tributárias municipais.

O cronograma estabelece o dia 10 de julho de 2026 como vencimento da parcela única ou da primeira parcela. Já a segunda parcela terá vencimento em 10 de agosto de 2026.

Os profissionais autônomos interessados em realizar o parcelamento ou emitir os documentos necessários para pagamento deverão procurar a Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo atendimento e orientação aos contribuintes.

A medida busca garantir maior organização administrativa e oferecer alternativas que facilitem a regularização fiscal dos profissionais autônomos, contribuindo para a manutenção das receitas municipais e para o fortalecimento dos serviços públicos prestados à população.

22 de Junho de 2026 às 09:35

Unimed Patrocínio destaca alimentos que ajudam a cuidar da mente

Morango, banana, maçã e outros alimentos ricos em flavonoides podem fazer parte de uma alimentação amiga da memória.

Sabia que sua memória também agradece quando você come bem? 

Em meio a uma alimentação saudável e equilibrada, o consumo de flavonoides pode fazer a diferença para a sua memória e cognição!

Quer saber onde encontrar esse micronutriente? Assista ao vídeo e, depois, veja mais curiosidades e cuidados com a memória no Portal Viver Bem: https://unimed.me/8hcspd

#Acessibilidade Vídeo com 6 alimentos que fazem bem à mente e à memória, feito com imagens dos alimentos se movimentando em uma sacola. O conteúdo do vídeo diz: “6 alimentos que fazem bem à mente e à memória: Morango; Mirtilo; Maçã; Banana; Laranja; Pimentão. Sabe o que tudo isso tem em comum? Flavonoides! Esses compostos são responsáveis pela cor vibrante e comprovadamente muito positivos para a memória e cognição! Mas isso não quer dizer que uma frutinha de vez em quando vai mudar totalmente sua saúde cognitiva. Muito menos o excesso desses alimentos. Quando falamos em alimentação e benefícios nutricionais, as palavras que devem acompanhar são: equilíbrio e constância! Fale com seu nutricionista para descobrir como incluir os flavonoides na alimentação e visite o Portal Viver Bem para aprender mais sobre cuidados com a memória!”

19 de Junho de 2026 às 13:39

Prefeitura regulamenta funcionamento do Banco de Ração e Utensílios para Animais

Secretaria de Meio Ambiente coordenará cadastro de beneficiários, recebimento de doações e fiscalização das ações.

A Prefeitura Municipal de Patrocínio publicou o Decreto nº 4.871, de 12 de junho de 2026, que regulamenta a Lei Municipal nº 5.849/2025 e estabelece as normas de funcionamento do Programa Banco de Ração e Utensílios para Animais. A iniciativa fortalece as políticas públicas de proteção e bem-estar animal no município, criando mecanismos para captação, armazenamento e distribuição gratuita de alimentos, medicamentos veterinários autorizados, equipamentos e outros insumos destinados aos animais.

O programa tem como principais objetivos combater o abandono de animais, apoiar protetores independentes e organizações de proteção animal, reduzir situações de maus-tratos decorrentes da falta de alimentação, auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social e promover a guarda responsável.

A gestão do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que coordenará o cadastramento dos beneficiários, o recebimento das doações e a fiscalização das ações desenvolvidas. O decreto prevê ainda a criação de uma Comissão Municipal de Acompanhamento, responsável por auxiliar no controle e na transparência das atividades.

Poderão participar do programa protetores independentes, organizações da sociedade civil ligadas à causa animal e tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente cadastrados. O atendimento seguirá critérios de prioridade, especialmente para animais resgatados de situações de maus-tratos, entidades de proteção animal e famílias inscritas em programas sociais.

Além da distribuição dos materiais arrecadados, o programa permitirá a realização de campanhas permanentes de arrecadação e o estabelecimento de parcerias com clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, instituições de ensino e empresas privadas, ampliando a rede de apoio à causa animal no município.

A regulamentação representa mais um avanço das políticas públicas voltadas à proteção animal, fortalecendo ações de responsabilidade social, conscientização e cuidado com os animais em Patrocínio.

19 de Junho de 2026 às 12:59

De Patrocínio para o fim do mundo: Arquiteto vai até Ushuaia de bicicleta

Expedição de um ano pela América do Sul ensina que, mais do que chegar ao destino final, o valor da viagem está nas vivências e na solidariedade encontrada pelo caminho.

 

Por Redação Patrocínio Online

Em busca de horizontes que ultrapassassem os limites dos escritórios e dos rótulos profissionais, o arquiteto e urbanista Klênio Silva tomou uma decisão transformadora: trocar a rotina do setor de tecnologia pelo desafio de cruzar a América do Sul pedalando. A jornada, que durou um ano, não foi apenas um teste de resistência física, mas uma imersão profunda em novas culturas, paisagens e, acima de tudo, no autoconhecimento.

O início na Estrada Real

O ponto de partida foi Minas Gerais. Klênio escolheu a mítica Estrada Real para dar os primeiros passos — ou melhor, as primeiras pedaladas — dessa expedição. "Saí de Diamantina e fui até o Rio de Janeiro de bicicleta. Ao ver que a viagem fazia sentido e ao sentir a energia necessária para seguir, percebi que poderia ir muito além", relata o arquiteto.

A partir daí, a rota seguiu pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, culminando na realização de um sonho antigo: a primeira travessia de fronteira internacional sobre duas rodas.

O desafio continental

A experiência de sair do país pela primeira vez trouxe um novo fôlego à expedição. No Uruguai, Klênio encontrou um país organizado e paisagens que renovaram sua confiança. A aventura continuou pela Argentina, onde a diversidade geográfica do continente se revelou em toda a sua amplitude: dos cenários desérticos dos pampas argentinos ao frio acolhedor de Bariloche, passando pela icônica Ruta de los 7 Lagos.

No Chile, terceiro país do roteiro, o ciclista percorreu a Carretera Austral. Para ele, a rodovia é um dos pontos altos da viagem, marcada por fiordes, lagos de águas cristalinas, picos nevados e céus de uma magnitude impressionante.

Convivência e aprendizado

Mais do que as belezas naturais, o que ficou marcado na memória de Klênio foi a rede de solidariedade que se formou ao longo do caminho. "Durante o percurso, várias pessoas me ajudaram. Algumas me acolheram em suas casas, outras ofereceram um café, uma conversa ou um convite para jantar", relembra.

A rotina de nômade incluiu pernoites em campings, hostels, beiras de rios, lagos e até praças. Essa vivência, segundo o arquiteto, foi a "experiência mais rica de convivência e aprendizado da vida", e ele destaca o apoio fundamental de sua família e amigos, cujas palavras de incentivo foram o combustível emocional necessário para superar os obstáculos.

A chegada ao Fim do Mundo

A viagem não tinha como objetivo principal uma meta esportiva, mas a própria natureza do continente impôs um destino final. Klênio chegou a Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta, conhecida como a "terra do fim do mundo".

"Não havia outro lugar para seguir pedalando", brinca o arquiteto. Diante do imenso mar frio e das geleiras austrais, a sensação foi de dever cumprido e transformação pessoal. Hoje, Klênio define a jornada como algo "tatuado na alma". Para aqueles que guardam desejos de realizar grandes projetos, ele deixa um conselho simples, mas potente: "Se você tem uma vontade, vá e faça acontecer".

A expedição de Klênio Silva, que partiu de Minas Gerais para encontrar o fim do mundo, serve agora como um lembrete de que o mundo é muito maior do que as telas e as rotinas que ocupam nosso cotidiano.

 

20 de Junho de 2026 às 08:53

Ofertas do SUPERMERCADO BERNARDÃO válidas apenas para este sábado e domingo dias 20 e 21/6

*Ofertas válidas para todas as unidades da Rede Bernardão nas cidades de ARAXÁ, PATROCÍNIO, PATOS DE MINAS e SERRA DO SALITRE*

Aproveite e garanta ofertas especiais em todas as nossas lojas. Descontos incríveis e condições únicas para você economizar de verdade! ????

???? Ofertas válidas para sábado e domingo Dias 20 e 21/06/2026

???? Patrocínio | Araxá | Serra do Salitre

Patos de Minas | Lagoa Formosa

???? www.bernardaoemcasa.com.br

???? Acompanhe as redes sociais e fique por dentro das novidades:

facebook: supermercadobernardao

Instagram: @supermercado_bernardao

22 de Junho de 2026 às 17:19

Homem natural de Patrocínio morre em colisão entre caminhonete e rodotrem na BR-050, em Uberaba

Trecho precisou ser parcialmente interditado durante atendimento e perícia.

Com informações e fotos da Polícia Rodoviária Federal e Ecovias Minas Goiás

A Polícia Rodoviária Federal e a Ecovias Minas Goiás foram acionadas na noite de quinta-feira, 18/6, por volta das 18h55min, para um grave acidente na BR-050, nas proximidades do km 151,5, em Uberaba.

Segundo informações, a colisão envolveu uma caminhonete Volkswagen Amarok e um rodotrem carregado com madeira, sendo classificada como uma colisão transversal.

De acordo com o relato da corporação, o rodotrem realizava uma operação de retorno para seguir no sentido Uberlândia–Uberaba quando foi atingido na lateral direita pela caminhonete, que trafegava pela pista no mesmo sentido.

Com o impacto, o condutor da Amarok, José de Almeida Neto Brightti 43 anos, natural de Patrocínio e morador de Uberaba, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

Segundo informações da Ecovias Minas Goiás, apontam que a ocorrência mobilizou equipes de atendimento e provocou alterações no tráfego.

Durante os trabalhos de resgate e perícia, as faixas da esquerda e da direita foram interditadas, e os veículos passaram a utilizar a alça de aceleração para seguir viagem.

Segundo a concessionária, uma pessoa saiu ilesa na ocorrência.

A perícia técnica foi acionada para realizar os levantamentos necessários e apurar as circunstâncias do acidente.

Após os trabalhos periciais, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Uberaba.

As causas da colisão serão investigadas pelas autoridades competentes.

19 de Junho de 2026 às 12:31

Prefeitura realiza Campanha de Multivacinação neste sábado em todas as UBS; saiba os horários e o público-alvo

Ação visa atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e reforçar a importância da imunização

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 20 de junho, a Campanha de Multivacinação, com atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 14h30min.

A ação tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos e tem o objetivo de atualizar a caderneta vacinal, garantindo proteção contra diversas doenças e reforçando a importância da imunização para a saúde da população.

Para participar, é necessário apresentar CPF, documento de identidade (RG) e o cartão de vacinação.

A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção, contribuindo para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e para a proteção coletiva da comunidade.

A Prefeitura Municipal reforça o convite aos pais e responsáveis para que aproveitem a oportunidade e mantenham a vacinação em dia, garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos.

20 de Junho de 2026 às 08:36

Clínica Santa Clara: Aluga-se sala para área de pediatria com recepção

Agende seu horário: 3831-5699 e acesse o site: www.clinicasantaclaraptc.com.br Rua Praça Honorato Borges, 835 Centro 34 34 988627151

-

19 de Junho de 2026 às 09:13

VÍDEO: Após condutor fugir em veículo, PRF intercepta automóvel com 200 kg de maconha na BR-365 e prende dois homens

Droga seria transportada de Uberlândia (MG) para Montes Claros (MG).

Com informações e foto e vídeo da Polícia Rodoviária Federal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 200 kg de maconha durante uma ação de fiscalização realizada na madrugada de sexta-feira, 19/6, na BR-365, km 603, no município de Uberlândia (MG). Ao receberem ordem de parada, os ocupantes de um veículo sedã desobedeceram à determinação policial e empreenderam fuga pela rodovia. Após alguns minutos de acompanhamento tático, a equipe da PRF conseguiu interceptar o automóvel e realizar a abordagem dos dois ocupantes.

Durante a vistoria veicular, os policiais localizaram aproximadamente 200 kg de maconha acondicionados no interior do veículo.

Questionados sobre a origem e o destino da carga, os envolvidos informaram que haviam buscado o entorpecente em Uberlândia (MG) e que o transportariam até o município de Montes Claros.

Os dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A droga apreendida, o veículo utilizado no transporte e os autores foram encaminhados à autoridade de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

A ocorrência reforça o trabalho permanente da PRF no enfrentamento ao tráfico de drogas e demais ilícitos nas rodovias federais, contribuindo para a segurança pública e a proteção da sociedade.

22 de Junho de 2026 às 10:49

PMRv aborda veículo na MG 188, com placas de Curitiba, e apreende 59 barras de maconha.

Segundo a PMRv, homem receberia R$ 2 mil para realizar a entrega da carga ilícita.

Com informações e fotos da Polícia Militar Rodoviária

A Polícia Militar Rodoviária, por meio da equipe do Grupamento Rodoviário, durante patrulhamento na tarde de quinta-feira, 18/6, abordou um VW Tera com placas de Curitiba-PR na MG-188, no município de Coromandel/MG. O veículo era conduzido por um homem de 30 anos e, ao proceder às verificações, os militares encontraram 59 barras de maconha em seu interior.

Segundo a PMRv, o suspeito disse que receberia R$ 2.000,00 para realizar a entrega da droga e se negou a repassar maiores informações.

Os militares deram voz de prisão em flagrante delito ao suspeito e realizaram sua condução até a Delegacia de Polícia.

20 de Junho de 2026 às 08:07

Caixeta Auto Peças alerta para os riscos da correia desgastada

Caixeta Auto Peças | Rua Pinto Dias, 215 - Patrocínio/MG Fale com a gente: (34) 3832-7001 (Telefone e WhatsApp)  www.caixetaautopecas.com.br

Com o tempo de uso, a correia sofre desgaste natural devido ao calor, atrito e funcionamento constante do motor. Quando não é substituída dentro do prazo recomendado, ela pode ressecar, trincar ou até romper, causando sérios danos internos ao motor.

Caixeta Auto Peças | Rua Pinto Dias, 215 - Patrocínio/MG
Fale com a gente: (34) 3832-7001 (Telefone e WhatsApp)

 www.caixetaautopecas.com.br

 

22 de Junho de 2026 às 17:18

Tribunal do Júri condena pais por estupro, homicídio, omissão e ocultação de cadáver de recém-nascido na Comunidade de Samambaia, em Patrocínio

A tramitação foi marcada por complexidades, incluindo a fuga de Experdito Leite para o estado de Alagoas, onde foi localizado anos após o crime

Patrocínio, MG – O caso, que chocou a comunidade rural de Samambaia, no município de Patrocínio, teve seu desfecho no Tribunal do Júri realizado no último dia 9 de junho de 2026. O processo, instaurado em 2011, revelou um cenário de abusos sistemáticos e violência extrema contra a vítima, uma jovem adolescente que tinha apenas 12 anos quando os abusos sexuais iniciados por seu pai, Experdito Leite, começaram.

Atualmente Experdito Leite tem 66 anos e a mulher Maria do Socorro da Conceição, com 61 anos. Ele condenado a 70 anos e 6 meses de reclusão e ela a 14 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão. O crime aconteceu em Agosto de 2011.

A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo Juiz de Direito em Cooperação Dr.Gustavo Obata e a promotora da Vara Criminal, Drª Sofia Frange Miziara Oliveira.

Por determinação do MP, a Polícia Militar realizou uma operação e prendeu o casal que estaval foragido (leia aqui)

O caso

De acordo com a denúncia, Experdito Leite constrangeu a própria filha a praticar conjunção carnal de forma continuada durante seis anos. A investigação apontou ainda a omissão de Maria do Socorro da Conceição, mãe da vítima, e da avó, Ester Francisca Leite, que, cientes dos abusos, nada fizeram para impedir a reiteração das condutas criminosas.

A jovem engravidou em decorrência dos abusos. Em agosto de 2011, a criança recém-nascida foi levada ao meio de um cafezal, na Fazenda Serra Negra da Figueira, e enterrada viva por Experdito Leite e Ester Francisca Leite, com o objetivo de ocultar os crimes de estupro anteriormente cometidos. O corpo do bebê foi descoberto por um vizinho dias depois, após ser atacado por animais da região.

O desfecho processual

A tramitação foi marcada por complexidades, incluindo a fuga de Experdito Leite para o estado de Alagoas, onde foi localizado anos após o crime, e o extravio temporário dos autos físicos, localizados posteriormente em um escaninho incorreto da secretaria judicial. Após batalha recursal que chegou ao STJ, o caso transitou em julgado em 2025.

Em relação a Ester Francisca Leite, a punibilidade foi declarada extinta em 2023, devido à prescrição pela idade, já que a acusada contava com mais de 70 anos na data da decisão. Quanto aos demais, o Tribunal do Júri seguiu com o julgamento, no qual os acusados foram condenados, apesar de ausentes, tendo sido intimados via edital.

Durante o julgamento, a defesa de Experdito Leite sustentou a ausência de materialidade quanto ao homicídio, alegando que o bebê teria nascido morto. Já a defesa de Maria do Socorro da Conceição argumentou pela ausência de autoria, sustentando sua situação de vulnerabilidade e o contexto de violência doméstica e submissão exercida pelo corréu. O Ministério Público defendeu a condenação nos termos da denúncia.

Ao final, fundamentado na tese de repercussão geral do STF (Tema 1068), o magistrado negou o direito de recorrerem em liberdade, decretando a prisão imediata dos condenados, dada a soberania do Tribunal do Júri. Os acusados foram isentos do pagamento das custas processuais por terem sido defendidos pela Defensoria Pública.

Penas aplicadas

  • Experdito Leite: Condenado pela prática de homicídio qualificado (meio cruel e ocultação de crime) e crimes de estupro (com agravantes de paternidade e crime continuado). Pena unificada: 70 anos e 6 meses de reclusão.

  • Maria do Socorro da Conceição: Condenada por estupro de vulnerável por omissão (imprópria), aplicando-se a regra do crime continuado omissivo, reconhecendo-se que a ré vivia sob regime de intimidação e subjugação pelo corréu. Pena unificada: 14 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão.

  • Ester Francisca Leite: Teve a punibilidade extinta em 28 de abril de 2023, sendo excluída dos registros processuais ativos em razão da prescrição pela idade.

LEIA TAMBÉM:  PM captura dois foragidos por crimes de grande repercussão em Patrocínio, condenados por estupro, homicídio e ocultação do corpo de recém-nascido.

19 de Junho de 2026 às 08:29

Arraiô Patrô e 74ª Corrida Nacional da Fogueira acontecem na próxima semana e em novo local; saiba mais

Programação reúne milhares de participantes e reforça tradições que atravessam gerações.

 

A Prefeitura Municipal intensifica os preparativos para a realização do Arraiô Patrô 2026 e da 74ª Corrida Nacional da Fogueira, dois dos eventos mais tradicionais do calendário cultural e esportivo de Patrocínio. As atividades acontecem na próxima semana e prometem reunir milhares de pessoas em momentos de celebração, cultura, esporte e convivência comunitária.

O Arraiô Patrô será realizado nos dias 25 e 26 de junho, na Praça Santa Luzia, reunindo apresentações das escolas das redes municipal, estadual e privada, além da participação de entidades parceiras. Aproximadamente 900 crianças estarão envolvidas nas apresentações culturais, valorizando as tradições juninas e fortalecendo a integração entre escola, família e comunidade.

O prefeito Gustavo Brasileiro destacou a importância do evento para a preservação da cultura popular e para a valorização da educação no município. Segundo ele, o Arraiô Patrô é uma oportunidade de celebrar as tradições locais e os avanços conquistados pela educação municipal, que recebeu investimentos significativos nos últimos meses.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria Rezende Cunha, ressaltou que a festa retorna à Praça Santa Luzia, local onde teve origem, e contará com estrutura ampliada para melhor acomodar o público. Além das apresentações culturais, entidades religiosas participarão com barracas de comidas típicas, cuja renda será destinada a ações assistenciais.

A programação terá continuidade no dia 27 de junho (sábado), com a realização da 74ª Corrida Nacional da Fogueira, a partir das 19h, reunindo atletas de diversas regiões do país em uma das provas mais tradicionais do atletismo mineiro. Toda a estrutura necessária para atendimento aos participantes está sendo organizada, incluindo pontos de hidratação, alimentação, suporte técnico e cronometragem.

A Corrida da Fogueirinha será realizada no sábado as 08h, voltada para crianças e adolescentes, incentivando a prática esportiva, a integração familiar e a participação das novas gerações em uma tradição que atravessa décadas no município.

Com a proximidade dos eventos, a Prefeitura Municipal reforça o convite para que toda a população participe da programação e prestigie as apresentações culturais e competições esportivas, fortalecendo as tradições, a convivência comunitária e o sentimento de pertencimento que marcam a história de Patrocínio.

20 de Junho de 2026 às 08:00

Pif Paf Alimentos realiza Culto Ecumênico e promove respeito à diversidade religiosa

Celebração reuniu colaboradores em um momento de reflexão sobre os valores comuns a todas as crenças

Patrocínio, junho 2026 - No dia 3 de junho, a Pif Paf Alimentos realizou a celebração do Culto Ecumênico, um momento de reflexão, respeito e convivência. O tema do encontro deste ano foi “Uma só humanidade, muitas formas de acreditar”. Trata-se de uma reflexão que convidou a reconhecer que, mesmo diante das diferentes crenças, tradições e formas de espiritualidade, existem valores universais que nos unem todos os dias. 

A participação no culto foi voluntária, assim como ocorreu na Missa em Ação de Graças à Nossa Senhora de Fátima (celebração que integra a história da empresa desde o seu fundador, Sr. Avelino Costa). Os encontros foram organizados pelas equipes das unidades, seja em encontros presenciais ou por meio de transmissão ao online a partir do Escritório Corporativo de Belo Horizonte.

Culto reuniu colaboradores em momento de união, fé e respeito

"Promovemos iniciativas como esta para reforçar a importância do respeito à diversidade religiosa, um valor fundamental para a nossa cultura. Embora existam diferentes crenças e formas de vivenciar a espiritualidade, a fé tem o poder de inspirar valores positivos e transformar vidas. Queremos continuar construindo um ambiente em que cada pessoa se sinta respeitada em suas convicções, fortalecendo uma cultura de acolhimento, diálogo e respeito às diferenças", comentou o CEO da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa.

Em Patrocínio, o culto foi celebrado pelo Pastor Renato de Sá, da Igreja Batista da Lagoinha, e pelo membro da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Douglas Marcos. A mensagem proferida pelos dois representantes tocou de maneira especial nossas equipes, como foi o caso da colaboradora Arlete Dia Machado da Silva, Auxiliar Industrial do Frigorífico da empresa:

“Participar do culto foi uma experiência muito especial para mim. Esses momentos de oração e aproximação com Deus são importantes e fazem bem a todos, independentemente da religião. Sinto muito orgulho de trabalhar na Pif Paf Alimentos e peço sempre que Deus abençoe e fortaleça a união entre os colaboradores. Durante a celebração, me senti acolhida e em paz, vivenciando um momento de fé e reflexão”, relatou.

Arlete com os celebrantes Renato de Sá e Douglas Marcos

Ao promover espaços de diálogo, reflexão e espiritualidade, a Pif Paf Alimentos reafirma seu compromisso com um ambiente em que cada colaborador possa expressar suas convicções com liberdade, respeito e acolhimento, contribuindo para relações cada vez mais humanas e colaborativas.

18 de Junho de 2026 às 14:20

Pascoms e secretários paroquiais de Patrocínio e de diversas cidades da Diocese participam de formação sobre redes sociais e inteligência artificial em Patos de Minas

Encontro reuniu comunicadores e secretários paroquiais da Diocese de Patos de Minas para refletir sobre os desafios e oportunidades da evangelização no ambiente digital.

Aconteceu no último domingo, 14/6, no Salão Paroquial da Paróquia Santa Terezinha, em Patos de Minas, uma importante formação pastoral, reunindo membros das PASCOMs e secretários paroquiais das seis paróquias de Patrocínio, sendo: São José, Nossa Senhora do Patrocínio, São Damião de Molokai, Santa Terezinha, São João Paulo II e São Geraldo, além de representantes de outras paróquias de diversas cidades que compõem a Diocese de Patos de Minas.

O encontro foi ministrado pelo padre Gilmar Tito, da Diocese de Cornélio Procópio (PR), que conduziu reflexões sobre o tema “Redes Sociais e IA: desenvolvendo uma consciência crítica e pastoral”, destacando os desafios e as oportunidades que as novas tecnologias oferecem para a evangelização e para a missão da Igreja.

 

A formação contou com a presença do bispo diocesano, dom Cláudio, fortalecendo a comunhão e o compromisso pastoral dos participantes.

O evento foi organizado pelo pe. Sizenando Roberto de Oliveira, juntamente com alguns seminaristas do Seminário Maior Dom José da Coimbra.

Também esteve presente o patrocinense Victor Lucas, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação.

Em nota, a Diocese agradece a todos os envolvidos pela dedicação e participação, que contribuíram para um momento de aprendizado, partilha e aprofundamento, visando a uma presença cada vez mais consciente, ética e evangelizadora nos ambientes digitais.

18 de Junho de 2026 às 14:00

Chef patrocinense leva cultura, gastronomia e capacitação profissional a Moçambique durante celebrações juninas

Projeto une gastronomia, intercâmbio cultural e capacitação profissional, adaptando receitas brasileiras à cultura halal.

 

Acervo pessoal/divulgação

O chef de cozinha e assador Heloy Pereira está em Maputo, Moçambique, a convite do chef Beethoven Picuí, para participar de uma grande celebração junina que une tradição, intercâmbio cultural e qualificação profissional.

Mais do que promover uma festa temática, a missão do chef patrocinense é compartilhar a riqueza da cultura gastronômica brasileira, levando conhecimento técnico, experiências e representatividade por meio da culinária. O projeto, idealizado em parceria com Picuí, superou um dos maiores desafios da gastronomia internacional: adaptar receitas tradicionais das festas juninas do Brasil às exigências da cultura halal, respeitando costumes, crenças e hábitos alimentares locais, sem perder a essência dos sabores típicos.

Durante sua estadia, Heloy atua em diversas frentes, que incluem consultoria gastronômica para restaurantes e açougues, treinamento de equipes, capacitação profissional e o desenvolvimento de processos voltados à qualidade, ao melhor aproveitamento de insumos e ao aprimoramento de técnicas de preparo.

O ponto alto da programação é a realização de uma autêntica festa junina brasileira, com comidas típicas, apresentações culturais e elementos que representam uma das mais importantes manifestações populares do Brasil. A iniciativa busca fortalecer os laços entre os dois países por meio da gastronomia, considerada uma poderosa ferramenta de integração cultural.

Para os organizadores, a presença de Heloy representa uma oportunidade valiosa de troca de saberes e valorização da gastronomia brasileira, demonstrando como tradição, técnica e respeito às diferentes culturas podem caminhar lado a lado.

A ação reforça o papel da gastronomia como instrumento de conexão entre povos, levando para além das fronteiras brasileiras não apenas receitas e sabores, mas também histórias, identidade e cultura.

18 de Junho de 2026 às 12:42

Nota de falecimento: Francisco Gonçalves Viana, aos 97 anos.

Informou Funerária Nova Aliança

Faleceu em Patrocínio nesta quarta-feira, dia 17/06/2026, o Sr. Francisco Gonçalves Viana, aos 97 anos.

Deixa a esposa, Almerinda; 

Os filhos Wilson, Tiago, Leandro e Leonisio; a nora Shirley; os netos Mateus e Karol, além de demais parentes e amigos.

O corpo será velado na Funerária Nova Aliança, situada na Avenida José Maria de Alkimin, 354. O velório terá início às 10:30 do dia 18/06/2026.

O sepultamento ocorrerá no dia 18/06/2026, às 17:30, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

19 de Junho de 2026 às 17:05

Conheça as soluções da Clínica Santa Clara para o seu bem-estar diário

Agende seu horário: 3831-5699 e acesse o site: www.clinicasantaclaraptc.com.br Rua Praça Honorato Borges, 835 Centro 34 34 988627151

18 de Junho de 2026 às 10:57

Homem foragido da Justiça é preso após operação conjunta e cerco policial na BR-365

Suspeito foi identificado após monitoramento pelo sistema Hélios

 

Com informações da Agência Local de Comunicação Organizacional 46ºBPM

A Polícia Militar, através da Patrulha de Operação, durante patrulhamento na quarta-feira, 17/6, por volta das 16h00min, pela Avenida Faria Pereira, no Bairro Industrial, foi informada pela Patrulha Rural de Patrocínio, via rede rádio, que uma VW Saveiro, de cor vermelha, supostamente conduzida por um homem contra quem constava um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto, havia passado pelo monitoramento Hélios na BR-365, no cruzamento com a BR-188, sentido Patrocínio.

Segundo a PM, com apoio de outras viaturas, inclusive de frações destacadas, foi realizado cerco com o objetivo de localizar o veículo.

A VW Saveiro foi abordada pela equipe de Guimarânia nas proximidades da COOXUPÉ, em Patrocínio. O condutor foi identificado.

Os militares, após consulta aos sistemas informatizados, confirmaram a existência de mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

Os policiais deram voz de prisão ao foragido, de 41 anos, que foi conduzido à sede do 46º BPM para as demais providências de polícia judiciária.

19 de Junho de 2026 às 15:13

Na Val Luz, você encontra atendimento especializado para te ajudar desde a escolha dos materiais até as melhores soluções em iluminação e elétrica.

Estamos na: Av. Helena Marques da Silveira, 144 - Morada do Sol, Patrocínio - MG, 38744-878

Na Val Luz, você não encontra apenas produtos, mas também um time de especialistas prontos para te auxiliar em cada etapa do seu projeto.

Desde a escolha do material ideal até as melhores soluções em iluminação e elétrica, nosso atendimento é focado em suas necessidades.

Venha tirar suas dúvidas!

Precisa de ajuda no seu projeto? Fale com nossos especialistas Val Luz!