# Notícias Locais

23 de Junho de 2026 às 10:22

Homem foge para mata após agredir companheira e levar filho na zona rural de Serra do Salitre

Qualquer informação pode ser repassada à Polícia Militar pelos telefones 190 ou 181.

 

Com informações e foto da Polícia Militar

SERRA DO SALITRE (MG) – A Polícia Militar foi acionada na noite de domingo 21/6, por volta das 20h50min, para uma ocorrência de violência doméstica na zona rural de Serra do Salitre.

Segundo informações da PM, após uma discussão motivada por ciúmes e pelo consumo excessivo de álcool, o suspeito teria agredido a companheira e se apoderado de uma espingarda calibre .32.

Ainda de acordo com a PM, o fato aconteceu na presença de duas crianças. Ao perceber a chegada dos militares, o suspeito fugiu para uma área de mata, levando o filho de 7 anos. Durante as buscas, os militares localizaram a criança, que estava sem ferimentos.

O suspeito de 34 anos não foi encontrado. No entanto, na residência, os policiais apreenderam uma espingarda calibre .32, uma munição deflagrada e duas munições intactas.

A vítima de 25 anos apresentava lesões superficiais, recusou atendimento médico e recebeu orientações sobre medidas protetivas.

A Polícia Militar segue em diligências para localizar e prender o autor.

Qualquer informação pode ser repassada à Polícia Militar pelos telefones 190 ou 181.

22 de Junho de 2026 às 11:02

Nota de falecimento: Helena Cândida de Rezende, aos 85 anos.

Informou Funerária Irmãos Almeida

Faleceu segunda-feira (22) em Patrocínio, Helena Cândida de Rezende, aos 85 anos.

Viúva do senhor Amador Martins de Rezende;

Deixa os filhos: Orlinda (em memória), Maria Abadia, Erici, José, Valdete, João dos Reis e Sirlei, além de genros, noras, netos, bisnetos, demais parentes e amigos.

O corpo está sendo velado no Velório 02 da Funerária Irmãos Almeida. O sepultamento será realizado hoje, às 16 horas, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

Informou: Funerária Irmãos Almeida.

23 de Junho de 2026 às 11:12

Macaúba Ar Condicionado assina projeto de climatização da nova BYD em Patrocínio

Solicite seu atendimento através do: 34-3832-5057 34-9-8887-5057 ou pelo site www.macaubaarcondicionado.com.br

Uma obra que representa confiança, excelência e parceria.

A nova concessionária da BYD em Patrocínio, pertencente ao tradicional Grupo Moto Minas, nasce com o mesmo compromisso que sempre marcou sua trajetória: investir em qualidade, inovação e nas melhores empresas para cada etapa de seus empreendimentos.

É motivo de grande orgulho para a Macaúba Ar Condicionado fazer parte deste projeto, conduzindo com responsabilidade e excelência todo o desenvolvimento da climatização da nova unidade. Desde o planejamento técnico e execução da infraestrutura, passando pela especificação e fornecimento dos equipamentos, até a fase final de instalação, cada detalhe foi pensado para entregar máximo conforto, eficiência energética e performance operacional.

Ao longo dos anos, o Grupo Moto Minas tem depositado sua confiança no trabalho da Macaúba Ar Condicionado, escolhendo nossa equipe para desenvolver soluções de climatização em seus projetos. Uma parceria construída sobre credibilidade, resultados e compromisso com a excelência.

Em nome de toda a diretoria do Grupo Moto Minas, registramos nossa gratidão pela confiança em nosso trabalho e pela oportunidade de contribuir para mais um empreendimento que certamente será referência em tecnologia, inovação e experiência para seus clientes.

Mais que climatizar ambientes, entregamos engenharia, conforto e valor para grandes negócios.

BYD Patrocínio | Grupo Moto Minas

Projeto de Climatização desenvolvido pela Macaúba Ar Condicionado.

Quando grandes empresas escolhem seus parceiros, a confiança é o maior reconhecimento da excelência.

#MacaubaArCondicionado #BYDPatrocinio #GrupoMotominas #EngenhariaDeClimatizacao #ProjetoDeAltoPadrao ClimatizacaoCorporativa ExcelenciaEmCadaDetalhe PatrocinioMG DaInfraestruturaAExecucao ConfortoComTecnologia

@bydmotominas.oficial

@motominas_vw @lucasvellosonascimento @raphaelvellosonascimento @robertoqueirozdonascimento

22 de Junho de 2026 às 09:16

34º Seminário do Café é lançado oficialmente com novidades para a cafeicultura e retorno de festival gastronômico

Programação da 34ª edição foi apresentada a produtores, lideranças e empresas durante lançamento realizado em Patrocínio.

Foi realizado na noite da última quinta-feira 18/6, o lançamento oficial do 34º Seminário do Café, reunindo produtores rurais, empresas parceiras, lideranças do setor, entidades representativas e profissionais do agronegócio. O encontro apresentou as principais atrações e a programação da edição deste ano, considerada uma das mais aguardadas pela cadeia produtiva do café.

Durante a abertura, o presidente da ACARPA, Luigi, destacou a importância do evento para o fortalecimento da cafeicultura regional e anunciou as novidades preparadas para envolver ainda mais os produtores e a comunidade patrocinense.

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura, que será ministrada por Marcos Fava Neves, uma das maiores referências do agronegócio brasileiro em gestão, estratégia e planejamento. Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, Fava Neves possui mais de 300 projetos realizados, 80 livros publicados e mais de 1.850 palestras ministradas em 23 países. Atualmente, também atua como comentarista da CNN Brasil e colunista do jornal Estadão.

Segundo Luigi, a presença do especialista era um desejo antigo da comissão organizadora.

“Ele é uma referência muito grande para o agronegócio brasileiro. Sua experiência em gestão, estratégia, planejamento e sucessão atrai produtores e profissionais de todo o setor. Todos nós da comissão somos admiradores do seu trabalho e nos empenhamos muito para trazê-lo ao seminário. Felizmente, deu certo e sua participação já está confirmada”, afirmou.

Outra novidade anunciada durante o lançamento foi a realização do 1º Simpósio de Tecnologias Biológicas para Cafeicultura, promovido pela ACARPA em parceria com a Fronterra. A iniciativa contará com especialistas que possuem ampla atuação na cafeicultura do Cerrado Mineiro, reunindo profissionais com experiência em pesquisa, desenvolvimento, assistência técnica e inovação no campo.

O evento também marcará o retorno do tradicional Festival de Pratos Típicos Café em Evidência, uma das ações mais lembradas da história do seminário. A proposta é valorizar a gastronomia regional e incentivar o uso do café como ingrediente principal em receitas criativas e típicas da região.

A coordenação do festival ficará sob a responsabilidade da chef Gabi Tropicana, reconhecida como embaixadora da gastronomia do Cerrado Mineiro e referência na valorização dos ingredientes, da cultura e dos sabores regionais. Durante o lançamento, ela destacou a importância da retomada da iniciativa para fortalecer a identidade cultural de Patrocínio e aproximar ainda mais a comunidade do principal produto da economia local.

“Estamos muito felizes em anunciar a retomada do Festival de Pratos Típicos com Café. É uma tradição muito forte da nossa região e um projeto que já fazia parte da história da ACARPA. Neste ano, vamos trazê-lo para dentro da programação de abertura do Seminário do Café”, afirmou.

Segundo a chef, poderão participar pessoas que possuam receitas utilizando café produzido no Cerrado Mineiro. As inscrições e o regulamento serão divulgados em breve pelas redes sociais da ACARPA.

Gabi ressaltou que o festival busca promover a conexão entre as famílias e celebrar a importância do café para a economia e a cultura local. “Patrocínio é reconhecida como a Capital Mundial do Café, e queremos trazer essa força também para dentro da gastronomia, como uma expressão cultural e de fortalecimento da nossa identidade alimentar”, destacou.

Como novidade desta edição, ela anunciou que as receitas participantes serão registradas em uma publicação especial. “Vamos produzir um livro para documentar as receitas com café, divulgar esses pratos e preservar esse patrimônio gastronômico que representa a nossa cidade”, revelou.

A chef também convidou a população a acompanhar as novidades do evento. “Esperamos que seja um momento de celebração e união. O Seminário do Café terá muitas atrações e convidamos todos a acompanharem as informações que serão divulgadas pela ACARPA”, concluiu.

Encerrando a programação do lançamento, os convidados participaram de uma experiência de degustação e harmonização preparada especialmente para a ocasião, com queijos da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado (APROCER) e vinhos da Associação dos Vitivinicultores do Cerrado Mineiro (AVINCER).

Empresas interessadas em integrar a programação ou conhecer as oportunidades de parceria oferecidas pelo evento podem obter mais informações pelo telefone (34) 99116-1122.

22 de Junho de 2026 às 17:36

Colégio Prisma: Última chamada, inscrições abertas para a Turma 03 do curso CPA

Matrículas abertas: (34) 3831-9135 Chame no WhatsApp e garanta sua vaga.

Mais de 50 alunos formados. Duas turmas. Agora vem a Turma 03. 

Curso atualizado para a certificação CPA conforme as mudanças de 2026. A ANBIMA mudou completamente a forma de cobrar o conhecimento, agora o formato é mais aplicado e dinâmico.

Inscrições: 22 de junho. Salva esse post e fica de olho.

34) 3831-9135
Chame no WhatsApp e garanta sua vaga.

21 de Junho de 2026 às 17:39

Nota de falecimento: Cristiano Borges da Silva aos 40 anos

Informou Funerária Fênix

Faleceu sábado (20/6) em Patrocínio (MG) o senhor Cristiano Borges da Silva aos 40 anos.

Deixa mãe Terezinha de Fátima;

Deixa os filhos Ryan, Laisla e Maysa

Deixa os irmãos Jonatas, Jhenifer, Thiago, demais parentes e amigos

Velório 22/06/2026 a partir das 8h00m de segunda-feira na Funerária Fênix na avenida Padre Matias 1300, Marciano Brandão.

Sepultamento dia 22/06/2026 às 10h3m no  Cemitério Municipal de Patrocínio.

21 de Junho de 2026 às 08:41

Nota de falecimento: Sra. Leonor Maria de Paula Bastos (Lola) aos 96 anos.

Informou a Funerária São Pedro e Príncipe da Paz.

Faleceu neste sábado, dia 20/06/2026, em Patrocínio/MG, Sra. Leonor Maria de Paula Bastos (Lola) aos 96 anos.

Era viúva do Dr. Hélio Bastos.

Deixa sobrinhos, demais parentes e muitos amigos.

A cerimônia de despedida está sendo realizada neste domingo, dia 21/06/2026, na Sala VIP do Velório da Funerária São Pedro e Príncipe da Paz, em Patrocínio/MG.

Será sepultada neste domingo, 21/06/2026, às 16h00min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.

Informou a Funerária São Pedro e Príncipe da Paz.

23 de Junho de 2026 às 10:19

Tragédia na zona rural: homem morre após ser atingido por trator de fazenda em que trabalhava

Vítima, de 40 anos, caminhava pelo local quando foi fatalmente atingida por implemento agrícola, segundo testemunhas

Da Redação do POL — Proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização.

Patrocínio, MG – Um grave acidente de trabalho ocorrido na noite de sábado(20), na estrada principal da região de Chapadão dos Ferros, em frente à Fazenda Shalom, resultou na morte de Cristiano Borges da Silva, de 40 anos, natural de Cambé (PR).

De acordo com relatos de testemunhas, a vítima d um amigo caminhavam provavelmente embriagados, quando um trator da fazenda onde ele trabalhava, tracionando um implemento passava pelo local. O operador do trator tentou realizar manobras, momento em que a churumeira acabou atingiu a cabeça da vítima que caiu e a roda passou sobre sua perna. O impacto causou ferimentos fatais, incluindo traumatismo craniano e lesões severas nos membros inferiores.

A vítima morreu no local e sendo constatado o óbito pelo SAMU que compareceu, bem como a PM e a perícia técnica da polícia civil e após os trabalhos, o corpo vou recolhido ao IML de Patrocínio.

Até o momento, a Polícia Militar não divulgou informações oficiais sobre a ocorrência ou detalhes complementares acerca da dinâmica do acidente.

A reportagem do POL permanece no aguardo de manifestações oficiais das autoridades competentes.

20 de Junho de 2026 às 08:33

Patrocínio lança programa que vai beneficiar mil famílias com cartão alimentação

Primeira etapa contempla 500 famílias e segunda fase está prevista para 2027, reforçando a política municipal de assistência social.

A Prefeitura Municipal lançou o Programa Patrocínio Sem Fome, uma iniciativa criada para fortalecer a segurança alimentar e ampliar a proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa tem como objetivo garantir mais dignidade e qualidade de vida por meio da concessão de um cartão alimentação destinado à compra de gêneros alimentícios essenciais.

A primeira etapa do programa prevê a contemplação de 500 famílias, que serão anunciadas em novembro deste ano após processo de seleção realizado com base em critérios técnicos e sociais estabelecidos pela rede de assistência social do município. Cada família beneficiada receberá um cartão alimentação no valor de R$ 150 mensais para a aquisição de alimentos e itens básicos de alimentação.

O benefício será pago mensalmente, proporcionando apoio contínuo às famílias atendidas e contribuindo para a redução da insegurança alimentar. A partir de 2027, o valor do auxílio será reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), garantindo a manutenção do poder de compra dos beneficiários e acompanhando a evolução do custo de vida.

O Patrocínio Sem Fome terá continuidade nos próximos anos. Em novembro de 2027, outras 500 famílias serão incluídas no programa, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o atendimento às pessoas que mais necessitam do apoio do poder público.

Mais do que um benefício financeiro, o programa representa uma importante ferramenta de combate à insegurança alimentar, permitindo que as famílias tenham autonomia para adquirir os alimentos de acordo com suas necessidades, promovendo dignidade e respeito às suas escolhas.

A iniciativa integra as políticas públicas de assistência social desenvolvidas pela Prefeitura Municipal e reforça o compromisso da administração em cuidar das pessoas, oferecer oportunidades e garantir melhores condições de vida para a população em situação de vulnerabilidade.

Com o Patrocínio Sem Fome, o município avança na construção de uma rede de proteção social cada vez mais eficiente, humana e comprometida com o bem-estar das famílias patrocinenses, assegurando que o apoio chegue de forma permanente àqueles que mais precisam.

22 de Junho de 2026 às 17:29

Ofertas do SUPERMERCADO BERNARDÃO válidas apenas para esta segunda-feira, 22/06/26

*Ofertas válidas para todas as unidades da Rede Bernardão nas cidades de ARAXÁ, PATROCÍNIO, PATOS DE MINAS e SERRA DO SALITRE* Patrocínio Online

Quer economizar no supermercado e ainda garantir produtos de qualidade? O Supermercado Bernardão é o lugar certo para você! Com ofertas imperdíveis em uma grande variedade de produtos, o Bernardão vai deixar o seu bolso feliz e o seu carrinho cheio. E tem mais! As ofertas são válidas para as cidades de Patrocínio, Araxá, Serra do Salitre e Patos de Minas, então você já sabe que pode contar com os preços baixos do Bernardão onde quer que esteja. Não perca essa chance de fazer compras com alegria e economia!

Aproveite as ofertas válidas SEGUNDA-FEIRA DIA 22/06/2026

????Compre pelo nosso site: www.bernardaoemcasa.com.br

? Siga nossas redes sociais:

facebook: supermercadobernardao

Instagram: @supermercado_bernardao*

20 de Junho de 2026 às 08:27

Capoeira e arte marcam a 17ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas em Patrocínio

Programação destacou a preservação da cultura afro-brasileira e apresentou trabalhos de conscientização sobre os direitos da infância.

A Prefeitura Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira, realizou na noite desta quinta-feira 18/6 a 17ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas e a 9ª Noite Patrociniense do Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, na Praça da Matriz.

O evento reuniu autoridades, representantes da cultura, educadores, estudantes e a comunidade em uma programação voltada à valorização da memória, do patrimônio cultural e das manifestações artísticas do município.

A abertura contou com apresentações de grupos de capoeira da cidade, ressaltando a importância dessa expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Participaram os grupos Minha Resistência é Treinar Capoeira, com o Mestre Roco; Sementes da África, com o Contramestre Trovão; e a Associação Cultural de Capoeira de Patrocínio, com o Contramestre Compasso.

Durante o evento, o Mestre Roco destacou a importância da oportunidade de apresentar a capoeira para um público cada vez maior, agradecendo o espaço dedicado à manifestação cultural. Em sua fala, também convidou a comunidade a acompanhar e valorizar o trabalho desenvolvido pelos grupos de capoeira do município, que atuam na formação de crianças, jovens e adultos por meio do esporte, da cultura e da educação.

Durante a programação também foi realizado o lançamento da exposição do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), iniciativa desenvolvida em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, Assistência Social e demais órgãos da rede de proteção à infância. A mostra apresenta trabalhos produzidos por alunos das escolas municipais e reforça a conscientização sobre a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Participaram da cerimônia a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha; o Secretario de Assistência Social Leandro Caixeta, a diretora do Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, Andresa Borba; e o diretor do Setor Municipal de Patrimônio Cultural, Luiz Ricardo Prado.

A exposição dos trabalhos do PETI permanecerá aberta para visitação no Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira até o dia 30 de junho, proporcionando à população mais uma oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas em defesa da infância e de valorizar a produção cultural e educacional do município.

Mais do que uma expressão artística, a capoeira representa um importante instrumento de inclusão social, fortalecimento da identidade cultural e preservação das tradições afro-brasileiras. Por meio de seus ensinamentos, promove valores como respeito, disciplina, convivência comunitária e cidadania, contribuindo para a formação humana e para a valorização da diversidade cultural.

22 de Junho de 2026 às 15:06

Massagem relaxante: tudo o que você precisa na Clínica Santa Clara.

Agende seu horário: 3831-5699 e acesse o site: www.clinicasantaclaraptc.com.br Rua Praça Honorato Borges, 835 Centro 34 34 988627151

20 de Junho de 2026 às 08:17

Sicoob Coopacredi fica no Top 25 das empresas de médio porte no GPTW MG 2026

Instituição financeira é premiada entre as principais empresas do Estado em cerimônia realizada em Belo Horizonte

O Sicoob Coopacredi alcançou um marco histórico em sua trajetória de valorização humana e excelência em gestão. Em cerimônia de premiação realizada na noite de terça-feira 16/06, no Minas Tênis Clube II, em Belo Horizonte, a cooperativa conquistou o prestigiado troféu do Ranking Great Place to Work (GPTW) – Minas Gerais 2026, posicionando-se em lugar de destaque no cenário econômico mineiro.

Nesta edição, inscreveram-se 306 empresas mineiras de diversos setores, das quais apenas 75 alcançaram os rigorosos critérios de excelência cultural e de ambiente de trabalho para integrar o ranking definitivo.

Na premiação, 10 cooperativas do Sicoob Sistema Crediminas foram destacadas, incluindo o Sicoob Coopacredi. Foram contempladas empresas de diferentes portes, com a classificação das 20 melhores organizações de pequeno porte, 45 de médio porte e 10 de grande porte categoria em que, neste ano, não houve participação de cooperativas da Crediminas. No geral, o Sicoob Coopacredi classificou-se entre as 45 melhores de médio porte, atingindo o Top 25 e ficando em 1º lugar entre as cooperativas do Sistema Crediminas.

"É uma felicidade indescritível e um orgulho gigante. Estar entre as 25 melhores médias empresas de MG e alcançar o topo da classificação entre as cooperativas do nosso porte na Crediminas coroa o ambiente de alta confiança, respeito e companheirismo que construímos diariamente. Essa premiação pertence a toda nossa equipe, que se dedica com tanto amor e profissionalismo. Um ambiente interno harmonioso e valorizado reflete diretamente na ponta, resultando em um atendimento cada vez mais qualificado, humano e eficiente para os nossos cooperados", destaca a presidente do Sicoob Coopacredi, Viviane Michelle Rodrigues, que recebeu as premiações em BH.

Em setembro de 2025, o Sicoob Coopacredi já havia conquistado a certificação internacional GPTW pelo segundo ano consecutivo através de pesquisas anônimas com sua equipe. A pesquisa realizada pelo GPTW avalia dimensões fundamentais da cultura organizacional, incluindo credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi

22 de Junho de 2026 às 14:51

A prevenção começa hoje. Conte com o Núcleo Laboratório para acompanhar sua saúde de perto.

34 3831.6066 // WhatsApp 34 9 8850.0008. Avenida João Alves do Nascimento, 1202 - próximo aos Hospitais.

Esperar os sintomas aparecerem não precisa ser o primeiro passo!

A P-R-E-V-E-N-Ç-Ã-O é uma grande aliada da sua saúde, e os exames laboratoriais ajudam a acompanhar o funcionamento do seu organismo, trazendo mais informações para você cuidar melhor de si.

Não deixe para amanhã o cuidado que pode começar hoje.

Conte conosco do Núcleo Laboratório.

Aqui, no Núcleo Laboratório, você encontra atendimento, confiança e suporte em todas as estações.

Agendamentos de exames: 34 3831.6066 (também é WhatsApp).

20 de Junho de 2026 às 08:04

Agricultura irrigada no Cerrado apresenta novo posicionamento estratégico

Com apoio do Sebrae Minas, Irriganor lança nova marca setorial e fomenta o uso inteligente da água na irrigação

A Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), em parceria com o Sebrae Minas, apresentou nesta quinta-feira (18/6), seu novo posicionamento estratégico e a nova marca setorial da entidade. O evento de lançamento foi realizado em Unaí e reuniu produtores rurais, órgãos governamentais, prefeitos e vice-prefeitos da região, representantes de classe e autoridades estaduais e federais.

Mais que apresentar a nova identidade visual, a iniciativa teve o objetivo de formalizar uma estratégia que integra inovação, tecnologia, práticas agrícolas sustentáveis e desenvolvimento econômico. A partir de agora, a estratégia de marca passa a orientar a gestão, as ações institucionais e a comunicação da Irriganor junto ao mercado e à sociedade.

Com o apoio do Sebrae Minas, foi feita a remodelagem da marca setorial da Associação, que busca fortalecer sua identidade institucional, ampliar o senso de pertencimento entre os associados e promover uma imagem alinhada ao uso inteligente e consciente da água. “A Irriganor tem um papel muito importante no estabelecimento da governança da agricultura irrigada para o noroeste de Minas. Com um recurso tão precioso, o Sebrae entendeu que a irrigação é uma vertical de desenvolvimento relevante para a região e que mereceria uma estratégia que pudesse fortalecer toda essa potência apresentada”, disse o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

Para a presidente da Irriganor, Ana Maria Soares Valentini, o evento com a presença de tantos representantes de órgãos e instâncias governamentais demonstra a importância do tema para o desenvolvimento sustentável da região. “Esse reposicionamento leva a Irriganor a abarcar todo o ecossistema produtivo da região, e nos deixa muito esperançosos para que o nosso trabalho de promover o uso inteligente da água e aumentar a área irrigada da região possa trazer mais renda e mais dignidade para as famílias”, destaca.

Palestra e debates

Durante o evento, o estrategista de marcas Paulo Vischi destacou a nova visão, os valores e as estratégias da entidade para os próximos anos. A programação trouxe ainda uma palestra sobre o papel da inteligência artificial na transformação do agro, com o escritor e executivo de inovação Fábio Nudge, que apresentou perspectivas sobre o futuro da produção irrigada.

Além disso, foi realizado o painel com o tema ‘Participação do Usuário Irrigante na Gestão dos Recursos Hídricos’. Apresentado por Marcos Alves, o debate teve participação de Patrícia Carvalho (URGANOR); Fabiano Almeida (ANA); João Carlos (RENAI); Gustavo Goretti (MAPA); e Marina Ramos (FAEMG). Já o painel ‘A Água que Produz – Inteligência Hídrica para Alimentar o Futuro’, foi apresentado pela presidente da Irriganor, Ana Valentini, e teve a participação de Thales Fernandes (Secretário Estadual da Agricultura); Tobias Vieira (CBH Paracatu e Urucuia); Nobuyuki Kimura (JICA); Rose Pondé (MIDR); Cláudio Bortolini (Presidente da Emater-MG); e o Deputado Federal José Vitor.

Na avaliação do Secretário Estadual da Agricultura, Thales Fernandes, a Irriganor tem uma representatividade muito grande, em uma região que é modelo para o Brasil. “Minas Gerais é a caixa d’água do Brasil, mas só 17% da nossa área cultivada é irrigada, por isso, ações como essa são fundamentais para o nosso desenvolvimento, pois fortalece o produtor rural e dá perspectivas positivas para aumentar a irrigação com o uso inteligente da água”, frisa.

Cerrado

O Noroeste Mineiro possui a maior área irrigada do Brasil e, desde 2015, a Irriganor é parceira dos agricultores da região, trabalhando para que a produção agrícola e a produtividade caminhem em conjunto com a preservação ambiental e a segurança alimentar. Atualmente, a Associação conta, com cerca de 520 associados nos seguintes municípios: Arinos; Bonfinópolis de Minas; Brasilândia de Minas; Buritis; Buritizeiro; Cabeceira Grande; Dom Bosco; Formoso; Guarda-Mor; João Pinheiro; Paracatu; Riachinho; Santa Fé de Minas; São Gonçalo de Abaeté; Unaí; Urucuia; e Vazante.

Henrique “Stark”Ulhoa Imprensa Sebrae Minas -

22 de Junho de 2026 às 10:09

No Zé do Gás, o cliente encontra qualidade, segurança e preço justo em um só lugar.

Ligue (34) 3831-4120, 3831-7767 e 3831-0477

20 de Junho de 2026 às 07:51

Nota de falecimento: Joaquim Luciano dos Santos (Joaquim Pinante), aos 82 anos.

Informou Funerária Frederico Ozanam

Faleceu dia 19 de junho de 2026, em Patrocínio (MG) Sr. Joaquim Luciano dos Santos (Joaquim Pinante), aos 82 anos.

Era casado com a Sra. Iolanda Maria dos Santos.

Deixa os filhos Bruna, Beatriz, Fabiana, Fábio, a filha Betânia (in memoriam), genros, noras, netos, bisnetos, sobrinhos, demais parentes e muitos amigos.

A cerimônia de despedida acontece neste sábado, 20/06/2026, na sala 03 da Funerária Frederico Ozanam, a partir das 06:00.

O sepultamento será realizado neste sábado, 20/06/2026, às 17:00, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

19 de Junho de 2026 às 20:36

Nota de falecimento: Maria de Deus Filisbino, aos 76 anos.

Informou Funerária Irmãos Almeida

Faleceu em Patrocínio sexta-feira (19) Maria de Deus Filisbino, aos 76 anos.

Deixa os irmãos Virgílio Filisbino (in memoriam), Maria Abadia (in memoriam), José Filisbino (in memoriam), Sebastião Filisbino (in memoriam), Genervino Filisbino (in memoriam), Ester Filisbina, Aluina Filisbina e Marcos Filisbino (in memoriam), além de demais familiares e amigos.

O velório será realizado no velório Vip da Funerária Irmãos Almeida, na Rua Cesário Alvim, nº 1311, Centro, a partir das 07h00 do dia 20 de junho de 2026.

O sepultamento será realizado às 14h00 do dia 20 de junho de 2026, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

19 de Junho de 2026 às 17:50

ATUALIZADA: Nota de falecimento: José de Almeida Neto Bighett aos 43 anos.

Informou a Funerária Frederico Ozanam.

Faleceu nesta quinta-feira, dia 18/06/2026, na BR-050, em Uberaba/MG, José de Almeida Neto Bighett, aos 43 anos.

Deixa a esposa, Gimena Lessa Batista.

Deixa os filhos Lívia e João, os irmãos Nelson e Estefânia, além de demais parentes e muitos amigos.

A cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira, dia 19/06/2026, na na sala 04 da Funerária Frederico Ozanam, em Patrocínio/MG, a partir das 20h30min.

Será sepultado neste sábado, 20/06, às 10h30min, no Cemitério Municipal de Patrocínio/MG.

Informou a Funerária Frederico Ozanam.

NOTÍCIA RELACIONADA

Homem natural de Patrocínio morre em colisão entre caminhonete e rodotrem na BR-050, em Uberaba

19 de Junho de 2026 às 14:33

Bombeiros abrem quartel para a população e crianças em Patrocínio neste sábado; saiba como participar

Ação acontece neste sábado, das 9h às 13h, com atividades educativas e recreativas para crianças e adultos

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em Patrocínio realiza neste sábado, 20/6, o projeto “Quartel de Portas Abertas”, iniciativa que integra a programação da Semana da Prevenção, alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros.

O evento tem como objetivo aproximar a corporação da comunidade, promovendo ações educativas, preventivas e de integração com a população de Patrocínio e região. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer de perto a rotina dos militares, além de equipamentos, viaturas e atividades operacionais desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Em entrevista, o cabo Anderson destacou o caráter educativo e de aproximação da iniciativa, que é realizada anualmente.

“Esse evento é para fazer a integração entre o público externo e a nossa instituição. Convidamos toda a comunidade para comparecer ao quartel, conhecer um pouco da nossa atividade e trazer as crianças para essa interação com o Corpo de Bombeiros. A ideia é que elas conheçam nosso trabalho e, quem sabe, se inspirem para o futuro”, afirmou.

O evento é aberto ao público, com expectativa de grande participação de crianças, que poderão participar de atividades recreativas, como tirolesa, além de conhecer equipamentos utilizados nas operações.

O Quartel de Portas Abertas acontece neste sábado, das 9h às 13h, e deve reunir moradores ao longo da manhã em uma programação voltada à educação, prevenção e aproximação entre bombeiros e sociedade.