29 de Outubro de 2015 às 10:40

Diocese de Patos de Minas decreta luto pela morte de Dom Jorge Scarso

A morte do Bispo emérito Dom Jorge Scarso, foi na cidade de Módica na Itália, aos 99 anos.


Comunicamos o falecimento do Bispo Emérito da Diocese de Patos de Minas, DOM JORGE SCARSO na manhã deste dia 28 de outubro, aos 99 anos de idade em Modica na Sicília- Itália.

Por respeito e consideração, Sua Exma. Revma. Dom Frei Claudio Nori Sturm decreta luto oficial de três dias em toda esta Igreja Particular. O Bispo Diocesano ainda pede que se celebre uma Missa de Sufrágio pela alma de Dom Jorge em todas as paróquias.

A notícia do falecimento chegou no Brasil através de uma notificação feita por Frei Gaetano do Convento Capuchinho de Modica para o Frei Luiz Carlos Siqueira DA Província dos Freis Capuchinhos do Rio de Janeiro, que entrou em contato com Dom Frei Claudio, às 15h de ontem, informando sobre a morte de Dom Jorge e retransmitindo a notificação de Frei Gaetano:

Caríssimo Fr. Luiz Carlos

Paz e Bem!

Em torno das 14:00 na Itália voltou à Casa do Pai Dom Jorge Scarso.

Havia sido internado no Hospital de Módica anteontem, por problemas respiratórios. Pe. Enzo La Porta, Indo para a habitual visita, vendo as condições, procurou lhe Dar a unção. Estamos esperando o dia dos funerais que serão junto a São Jorge, na Igreja Matriz de Módica.  (...)

Rezemos juntos por sua Excelência Mons. Jorge para que o Senhor o recompense por todo bem que fez e pelo Grande amor que teve pela Igreja Brasileira, e em particular pela Diocese de Patos de Minas.

Descanse em Paz, no abraço de Maria, Mãe dos Apóstolos.

Frei Caetano.

O funeral do Bispo Emérito Capuchinho foi marcado para esta sexta-feira, dia 30 de outubro, às 16h do horário da Itália (Brasil às 13h). Dom Frei Claudio viajará amanhã para Modica para participar do cortejo e exéquias de Dom Jorge.

Diante do exposto, a Diocese de Patos de Minas faz seu reconhecimento a Dom Jorge Scarso por todos os benefícios e esforços para o bem maior desta Igreja Particular. Que Deus conceda a ele a luz eterna.

Descanse em paz Dom Jorge Scarso!

Trajetória de vida de Dom Jorge Scarso:

Dom Jorge nasceu em Modica-Itália em 13 de agosto de 1916.

Ordenou-se como presbítero em 28 de junho de 1942, na cidade de Siracusa-Itália.

Vindo para o Brasil como missionário foi nomeado Bispo e sua ordenação episcopal ocorreu no dia 25 de março de 1968, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Tem como lema: "Evangelizar pauperibus misit me" ("Enviou-me para evangelizar os pobres")

Durante todo esse tempo realizou seus trabalhos como superior e guardião do Convento de Augusta-Itália.

Em 1946 veio para o Brasil como missionário. De 1949 a 1967 exerceu a função de vigário nas cidades de Santa Teresa e Penha do Norte-ES, Mantena-MG e, Niterói e Petrópolis-RJ.

De 1968 a 1992 trabalhou como Bispo na Diocese de Patos de Minas-MG e, em 1977, foi Administrador Apostólico de Paracatu-MG.

Renunciou por causa da idade em 08 de Janeiro de 1992.

Faleceu aos 28 de outubro de 2015 na Sicília e será sepultamento no dia 30 de outubro, exatamente quando a Diocese de Patos de Minas completa 60 Anos de sua instalação