1 de Junho de 2020 às 14:59

ATUALIZADA com Vídeos e Fotos - Bolsão de água para irrigação se rompe em fazenda de produção de batatas em Perdizes

A ocorrência foi atendida pelos Bombeiros de Araxá

 

Por volta das 23h50m os  Bombeiros de Araxá foram acionados pela Polícia Militar para atender uma ocorrência de rompimento de um reservatório de água para irrigação em uma fazenda de produção de batatas no município de Perdizes (MG).

Os miliatares foram informados que a água contida nesse bolsão estava se deslocando para uma das barragens existentes na fazenda sendo que havia a preocupação da referida barragem se romper com o volume extra de água, o que poderia colocar em risco moradores, propriedades e estruturas rodoviárias ao longo do ribeirão Santa Juliana que recebe o excedente da referida barragem e o curso segue para a Represa de Nova Ponte. O  nível do ribeirão Santa Juliana subiu cerca de trinta centímetros desde que os vertedores foram acionados.

Os Bombeiros foram recebidos por um engenheiro agrônomo,  gerente da fazenda  Água Santa, de propriedade da empresa Bem Brasil, que informou que após o rompimento do bolsão com capacidade para aproximadamente 01 milhão de litros cúbicos, a água atingiu locais da fazenda e o nível do reservatório abaixo, com capacidade para 04 milhões de litros, corria risco de rompimento. Esta barragem com  extensão de aproximadamente 50 hectares, tendo o volume da barragem subido aproximadamente um metro em decorrência do volume excedente recebido. que as comportas dos dois vertedores da barragem foram abertas para preservar a estrutura da barragem e que o volume de água estava abaixando com segurança e sem risco, inicialmente, para a barragem, porém os danos nesta só poderiam ser avaliados ao amanhecer.

Segundo o Tenente Luiz Ricardo do Corpo de Bombeiros em entrevista ao repórter Juliano Resende da Rádio Módulo, havia a preocupação da água atingir uma estrada e locais mais baixos (ouça aqui).

Uma das equipes fez a varredura no local e também foi usado drone para avaliar a situação, mas que a princípio a situação está sob controle.

Não havia notícia de funcionários ou moradores locais terem sido atingidos pela água que desceu do bolsão ou de pessoas desaparecidas.

O gerente da fazenda também informou ao militar que as comportas dos dois vertedouros do reservatório foram abertas e o volume baixava em segurança. 

O local segue em monitoramento.

Veja as fotos abaixo


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!