20 de Dezembro de 2017 às 14:46

ATUALIZADA - Dezenas de pessoas são presas em Patrocínio e cidades da região em operação do GAECO

O MPMG deverá divulgar nota oficial ainda hoje

Proibida reprodução total ou parcial sem divulgar a fonte

Postada dia 19/12 as 08h30m e atualizada as 09h04m e 09h50

Várias viaturas e dezenas de policiais da Polícia Rodoviária Federal deflagaram uma operação nas primeiras horas da manhã de hoje em Patrocínio (MG), conduzindo várias pessoas de diversas áreas  (um advogado, bancário, segurança, um delegado e investigadores e ainda um delegado chefe de departamento da PC em Uberlândia, que já trabalhou em Patrocínio).

Trata-se de uma mega operação do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Minas Gerais) com participação 5 (cinco) Promotores de Justiça, 3 auditores da Receita Estadual, 500  Policiais Militares e 150 Policiais Rodoviários Federais, sendo utilizadas 2  aeronaves e 150 viaturas.

A operação denominada Fénix é decorrente de desdobramentos de operações anteriores: Alibaba, Zeus, Ouroboros, Cem Anos de Perdão, Efésios

A Operação Fénix cumpriu mandados de prisão também em outras cidades da região:  Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Monte Alegre de Minas, Passos, Pouso Alegre, Araxá e Belo Horizonte, todas no estado de Minas Gerais, além de Cascavel/PR e Cuiabá/MT.

No total são 200 mandados de prisão preventiva, 121 de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva. 

Dentre as 136  pessoas investigadas cujas prisões preventivas foram decretadas encontram-se 10 Delegados de Polícia – sendo 3  Chefes de Departamento e 1  Delegada Regional, 2 Escrivães de Polícia, 45  Investigadores de Polícia e 7 Advogados.

Entre outros crimes estão sendo apurados pelos promotores, que os conduzidos são suspeitos de integrar uma organização criminosa para prática de roubo de carga e cigarros contrabandeados que vinham do Paraná, além de drogas e armas.

As Delegacias Regionais de Polícia Civil de Uberlândia/MG e Araguari/MG foram objeto de buscas, as quais contaram com o apoio da Receita Estadual de Minas Gerais.

Os policiais envolvidos na operação não quiseram gravar entrevista e informaram que será emitida uma nota e uma coletiva a imprensa, provavelmente na sede do MP em Uberlândia.

A nossa reportagem obteve contato com assessortia de imprensa do GAECO em belpo Horizonte, que vai nos informar oficialmente sobre o fato.

REPORTAGEM EM ATUALIZAÇÃO. AGUARDE DETALHES



Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!