30 de Setembro de 2016 às 09:56

Secretário de Agricultura de Minas Gerais prestigiará agricultura familiar no 24º Seminário do Café

Pelo segundo ano consecutivo, a APPCER irá premiar os associados que se destacaram na produção de cafés de alta qualidade.

A Região do Cerrado Mineiro concentra mais de 4 mil produtores de café com perfis tecnológicos diferenciados, contudo com um objetivo único: fomentar uma cafeicultura sustentável com a produção de cafés de qualidade. Durante o 24º Seminário do Café, entre 04 a 07 de outubro, haverá atividades que atendam ao interesse destes diversos públicos.

Em especial, no dia 07 de outubro, a partir das 13h, a agricultura familiar terá um destaque na programação. Através de um trabalho conjunto da Appcer Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado e da Emater/MG haverá palestras e premiação do Concurso de Qualidade de Café da Appcer. Está confirmada a presença do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filhos (foto a direita)  e do Presidente da Emater/MG, Glênio Martins de Lima Mariano (a esquerda).

O 24º Seminário do Café contar com apoio da Emater/MG e Appcer, tem a parceria do Senai, Fiemg, Sebrae, Banco do Brasil e mais de 100 empresas expositoras. A Vale Fertilizantes é patrocinadora do evento.

Experiências de  Sucesso

A certificação Fair Trade gera avanço social, ambiental e também familiar. Produtores em Patrocínio já são beneficiados, graças ao comércio justo através do trabalho da Appcer. No sentido de mostrar os benefícios para os demais produtores de utilizarem o selo Fair Trade, a associação convidou a palestrante Catalina Jaramilo da Fair Trade Labelling Organizations International (FLO). Catalina irá explanar o grande potencial de exportação de café fair trade para o mercado europeu.

A convite da Emater/MG, Cíntia de Matos Mesquita analista de meio ambiente da Coocafé, irá compartilhar sua experiência de vida, mostrando o diferencial da participação da mulher nas sociedades comerciais de grandes, médios e pequenos empreendimentos rurais. No setor rural, a participação feminina constantemente tem ganhado grandes proporções seja como agricultora, administradora ou pesquisadora.

Finalizando o painel, especialistas da Emater/MG e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento destacarão os avanços das boas práticas na cafeicultura atribuídas ao Certifica Minas. Projeto da Emater/MG atende a inúmeros cafeicultores no Estado e amplia a inserção competitiva da produção mineira nos mercados nacional e internacional, com ênfase na superação das restrições zoofitossanitárias existentes. Estarão presentes Bernardino Cangusso Guimarães – Emater/MG e Niwton Castro – Assessor Especial Café - SEAPA.

Premiação concurso de qualidade de café APPCER

Pelo segundo ano consecutivo, a APPCER irá premiar os associados que se destacaram na produção de cafés de alta qualidade. Na edição de 2016, participam do concurso 48 amostras. Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 1.200,00 a R$ 800,00, com micro lotes de 5 sacas. Segundo os diretores da Appcer, o objetivo do concurso é incentivar a produção de cafés de qualidade e valorizar a agricultura familiar.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!