28 de Maio de 2017 às 21:02

Escola Estadual Terezinha Moreira Marra realiza palestra com o Juiz Dr. Serlon Silva Santos sobre o  “Projeto Justiça Na Escola”

A palestra foi muito elogiada pelos pais e contou com a participação em massa dos convocados



Ocorreu dia 26 de maio, a palestra com o magistrado Serlon Silva Santos, juiz de direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude de Patrocínio, envolvendo grande parte dos pais dos menores que frequentam esse educandário.

O tema ministrado na palestra foi de grande importância para a comunidade escolar: Responsabilidade dos pais frente às crianças e adolescentes – implicações quanto à falta de cuidado com os filhos no ambiente escolar”.  A palestra foi muito elogiada pelos pais e contou com a participação em massa dos convocados.

Dentre os temos abordados o magistrado falou da implantação do “PROCEVE” (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar). Esse programa será implantado na escola e nas redes estudantis de Patrocínio como ferramenta que auxiliará na qualidade educacional de nossos alunos.

No turno da manhã, os alunos foram encaminhados ao anfiteatro do “UNICERP”, onde também participaram de uma palestra, com o tema: “deveres do adolescente frente à família e a escola. Responsabilidade no ambiente escolar e implicações das desobediências”. Os menores puderam ser esclarecidos sobre seus deveres enquanto estudantes e as implicações de possíveis desobediências.  O programa é um braço do “Projeto Justiça na Escola”.

O diretor, Rodrigo de Oliveira, avaliou o encontro com muito entusiasmo, visto que os pais saíram da escola esclarecidos de seus deveres quanto à educação e acompanhamento de seus filhos no âmbito escolar.

Justiça Na Escola

O Programa Justiça na Escola teve início em 2014 com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência, através de uma proposta inovadora que envolve a participação do poder público, executivo, judiciário e legislativo, comunidade, setor educacional e parceiros.

O Justiça na Escola em Patrocínio nasceu a partir da percepção, no dia a dia forense, do aumento substancial nas situações de conflito, no desinteresse dos alunos e dos pais pelas questões escolares, na indisciplina, na violência, no uso de drogas e no abuso físico e sexual, com o objetivo de criar um ambiente e um momento em que referidas questões possam ser debatidas pelos diversos seguimentos da sociedade, mas, principalmente, pela comunidade escolar, de modo a se avançar no tratamento do tema e de buscar efetividade na aplicação da lei, municiando os profissionais da educação de ferramentas que os auxiliem a lidar com essa problemática. METODOLOGIA - o programa está sendo desenvolvido sob a forma de palestras e treinamentos, desdobrando-se em encontros gerais e elaboração de projetos específicos por unidade escolar, com visitas e desenvolvimentos de atividades no ambiente escolar, tomando como bases gerais de metodologia aquelas apontadas pelo Programa Proteger.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!