10 de Agosto de 2023 às 13:25

30 de Agosto, dia de Padre Eustáquio - conheça um pouco de sua história de realizações terrenas e milagres

Padre Eustáquio viveu na região

Neste dia 30 de Agosto é comemorado o dia de Padre Eustáquio que viveu em Patrocínio, Romaria, Belo Horizonte e Póa (SP). Eustáquio Van Lieshout (Padre Eustáquio) nasceu em Aarle–Rixtel, Holanda, em 03 de novembro de 1890, onde aconteceu sua ordenação sacerdotal, em 10 de agosto de 1919. Em 12 de junho de 1925, chegou ao Rio de Janeiro, pelo navio Orânia. Estava acompanhado pelos padres Norberto, Gil e Matias (este primeiro diretor do Ginásio Dom Lustosa). No dia 15 de junho de 1925, foi recebido no Santuário de N. S. da Abadia como o novo vigário (paróquia de Nova Ponte e suas capelas), onde viveu até início de 1936.

Abaixo dois artigos do Blogueiro do Patrocíno Online, Eustáquio Amaral, contam um pouco da incrível história de vida de um homem dedicado ao sacerdócio e a vida Cristã e ao povo de Deus.

O Mais Sagrado Nome da História Patrocinense

Privilégio. É o que tem Patrocínio por ter um holandês, quase santo, em sua trajetória de vida. Estrela maior da nação holandesa que invadiu a cidade por meio século. Tornou–se um dos fundadores da mais emblemática das escolas da região do Alto Paranaíba em todos os tempos, o Ginásio Dom Lustosa. Residiu por algum tempo no próprio educandário (os padres holandeses residiam lá) e foi capelão (responsável) pela antiga Igreja de Santa Luzia. Dia 30 de agosto, completa 73 anos de seu falecimento. E neste sábado, dia 20, começa a festividade em BH, onde se encontra sepultado.  

QUEM É – Eustáquio van Lieshout (Padre Eustáquio) nasceu em Aarle–Rixtel, Holanda, em 03 de novembro de 1890, onde aconteceu sua ordenação sacerdotal, em 10 de agosto de 1919. Em 12 de junho de 1925, chegou ao Rio de Janeiro, pelo navio Orânia. Estava acompanhado pelos padres Norberto, Gil e Matias (este primeiro diretor do Ginásio Dom Lustosa). No dia 15 de junho de 1925, foi recebido no Santuário de N. S. da Abadia como o novo vigário (paróquia de Nova Ponte e suas capelas), onde viveu até início de 1936.

ASSIM – Romaria, ex–Água Suja, é o lugar onde permaneceu por mais tempo: onze anos.

 A CAMINHADA DO PASTOR – Em 15 de fevereiro de 1936 tomou posse como pároco de Poá (SP), para onde foi transferido. Atraiu multidões, tornou–se nacionalmente conhecido. Lá morou até 13 de maio de 1941. Depois de rápidos recolhimentos em S. Paulo, Campos do Jordão, Rio Claro, Araguari e Rio de Janeiro, mudou–se para o Ginásio Dom Lustosa. Durante sua permanência à disposição dos superiores, foi o capelão da Igreja de Santa Luzia. Segundo depoimentos de patrocinenses com mais de 80 anos de idade, praticou caridade e alívio aos fiéis que o procuraram.

ESTADIA RANGELIANA – Residiu no Município de 11 de outubro de 1941 a 12 de fevereiro de 1942. Nessa data, embarcou num trem da Rede Mineira de Viação (RMV) para Ibiá (na mesma estação ferroviária que hoje está abandonada e descaracterizada). Na vizinha urbe, por pouco tempo, prestou serviços paroquiais. Pois, em 7 de abril de 1942 (dia que Patrocínio completou cem anos de emancipação municipal), Padre Eustáquio desembarcou na capital mineira, assumindo, de imediato, a Paróquia de São Domingos (sua atual igreja), na rua e bairro que levam o seu nome, Padre Eustáquio.

O FINAL – Até a sua morte, no ano seguinte, contagiou multidões com bondade e esperança. No dia 31 de agosto de 1943, BH assistiu ao seu mais solene féretro, quando os restos mortais de Padre Eustáquio foram levados ao Cemitério do Bonfim. Em 1949, ocorreu o traslado para a hoje conhecida Igreja de Pe. Eustáquio.

LIGAÇÕES PATROCINENSES – Em setembro de 1925, D. Almeida Lustosa, bispo de Uberaba, em visita pastoral, à cidade, manifestou desejo de instalação de educandários católicos para ambos os sexos. E para competir com as iniciativas da Igreja Presbiteriana (apoiada por missionários dos Estados Unidos), decidiu delegar à Congregação dos Sagrados Corações a direção das escolas. Em 11 de setembro de 1926, padre Eustáquio van Lieshout, assinava o contrato de doação de um prédio para o colégio, na presença dos padres Gil e Matias. O imóvel pertencia ao político Marciano Pires. Situado na Rua Afonso Pena, o prédio foi entregue em dezembro daquele ano. Um mês depois, estavam abertas as matrículas. A inauguração do ginásio, que Pe. Eustáquio participou de sua concepção, aconteceu em 15 de fevereiro de 1927, com 57 alunos de diversas cidades.

SANTIDADE – O processo de beatificação de Pe. Eustáquio foi iniciado em 1956 e concluído em 15 de junho de 2006 (quinta–feira) no Estádio Mineirão. A beatificação foi impulsionada pelas informações de sua vida virtuosa demonstradas em 1.600 páginas. A cura de um câncer foi reconhecida, por uma equipe médica, em 02 de março de 2004. O possível milagre aconteceu há 50 anos. A pessoa (homem) continuava viva, com saúde, em BH, em 2006. Para a canonização, outro milagre deverá ser registrado e comprovado, após o ano da beatificação (2006).

O QUE É – A beatificação é um ato oficial da Igreja, no qual o Papa inscreve o nome de um cristão falecido, por sua vida e obras, no catálogo eclesiástico dos bem–aventurados. Nos locais de seu nascimento, vivência (é o caso de Patrocínio) e morte, o beato poderá receber veneração pública. Já a canonização, que é posterior, por ato solene papal, transforma o culto particular em universal. E o beato passa a ser denominado santo.

SOLENIDADE – Para recordar, a beatificação de padre Eustáquio, a Primeira Coluna de 17/6/2006 (com dez fotos), publicada no Jornal de Patrocínio, tem o texto reproduzido em seguida.

HONRA – “Depois de ver a inauguração do Mineirão em 1965, com gol do quase patrocinense Bouglex (Buglê). De ver o mágico Cruzeiro de Piaza, Tostão, Dirceu Lopes e Zé Carlos. De ver o mais artístico (e injustiçado) Atlético de todos os tempos, com Reinaldo, Éder, Cerezo, Luizinho e Paulo Isidoro. De ver o Atlético Patrocinense pisando o gramado na década de 90, pela primeira vez. De ver a despedida de Ronaldo do Cruzeiro, em 15 de maio de 1994, no jogo que a equipe celeste venceu o CAP por 1 a 0. De ver o Santos de Zito, Gilmar, Coutinho, Pelé e Pepe. De ver tantos fatos para a história. Este modesto escriba viu o maior evento de todos. A primeira beatificação na América do Sul.”

MOMENTO FELIZ – “Padre Eustáquio tem tudo a ver com Patrocínio. Morou na cidade. Protege os patrocinenses. Por tudo isso, a Rádio Difusora (AM e Internet) transmitiu a mais histórica jornada de sua existência, segundo o diretor de jornalismo Alberto Sanarelli. Um recorde, a mais longa jornada externa e ininterrupta de uma rádio em Minas. José Maria Campos e este amador escriba narraram o evento (da cabina nº 1). Christiano Romão e Sanarelli estiveram juntos aos nobres fatos, percorrendo o estádio, como repórteres. Benil Borges comandou a logística técnica. Um dia para jamais ser esquecido. Ave Beato Eustáquio.”  

OS PATROCINENSES – “Quase trezentos devotos de Pe. Eustáquio de Patrocínio estiveram entre os quase 70.000 presentes. Pe. Vinícius Maciel e Pe. Osvânio comandaram a caravana. TV Ouro Verde gravou diversos depoimentos (Antônio Augusto e Lena foram os repórteres). TV Web do Patrocinioonline também marcou presença.”

POR FIM – A maioria dos patrocinenses acredita no venerável Padre Eustáquio. Outra parte não tem crença. Mas ninguém duvida da bondade, da caridade e da fé do homem Humberto van Lieshout. Uma dádiva para a humanidade.

PARA ANOTAR – São 10 anos da beatificação. São 73 anos de sua morte. São 97 anos de sua ordenação como padre da Congregação dos Sagrados Corações. Neste sábado, dia 20, é o começo da festa. Haverá missa para as pessoas e estabelecimentos que tem o nome do Beato. E termina, dia 30 de agosto, terça–feira, com a celebração de nove missas. A das 16 horas terá como celebrante Pe. Marcus Vinícius Maciel, o sacerdote querido de Patrocínio, que conviveu com a cidade por muitos anos. Atualmente é pró–reitor, vice–postulador e pároco dos Sagrados Corações (conhecida Igreja de Padre Eustáquio, em BH).

Nas fotos abaixo, equipe da Difusora Patrocínio trasmitindo ao vivo a beatificação de Padre Eustáquio ( O ex-diretor de jornalismo Alberto Sanarelli, os reporteres Christiano Romão e Benildo Borges e os comentaristas José Maria Campos e Eustáquio Amaral)

Acredite se quiser: coisas e fatos de um santo

Religiosidade. Ela é importante em qualquer comunidade. Nesse aspecto, Padre Eustáquio é muito especial para o Município e região. Durante a semana, diariamente, ocorreram eventos religiosos em BH. Em comemoração aos dez anos de beatificação e aos 73 anos de falecimento (1943). Outros pormenores e curiosidades do mais sagrado nome da história rangeliana a seguir.

PATROCÍNIO É DESTAQUE – Durante a festividade, o Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, que é a conhecida Igreja de Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, apresenta exposição de painéis (tipo grandes cartazes) sobre a vida desse célebre holandês. Em cada painel, há fotos históricas e textos informativos. Patrocínio, Romaria (Ex–Água Suja), Poá (SP) e, principalmente BH, são as maiores referências.

PAINEL PATROCINENSE – A foto da antiga Igreja de Santa Luzia encontra–se bem destacada. É onde Padre Eustáquio foi capelão de outubro/1941 a fevereiro/1942. Por sua vez, a narrativa no cartaz focaliza a sua presença na cidade em 1925, a efetiva participação, na fundação do Ginásio Dom Lustosa. Quando de sua estadia em Romaria (1925–1936), há indicativos de diversas visitas a Patrocínio, por ser nossa urbe importante núcleo dos padres holandeses da Congregação dos Sagrados Corações no Brasil. Como os núcleos de Araguari, Rio de Janeiro e Água Suja.

E MAIS... – Em outro painel, está registrado dentre milagres atribuídos ao Padre Eustáquio, um com a senhora Zulmira e seu filho (criança), residentes na zona rural do Município. Trata–se do tratamento de um interminável choro da criança, sem causa conhecida. Após o contato com o Padre Eustáquio, a criança ficou curada.

JK E O PADRE – Juscelino Kubitschek era o prefeito de BH, nos anos em que o beato viveu na capital (1942/1943). Segundo um dos painéis, o então prefeito, um fervoroso católico testemunhou a força miraculosa de Padre Eustáquio em duas ocasiões, até então. Primeiro, certa manhã, uma forte inflamação na garganta não permitiria a JK participar, às 14h, de inadiável evento público. Ele pediu ajuda a Padre Eustáquio. Por coincidência ou não, à tarde Juscelino já estava apto para a solenidade. O segundo caso com o líder do PSD, foi a esterilidade de sua esposa Sara Kubitschek. Depois de doze anos de casados, ela não conseguia engravidar. Padre Eustáquio abençoou Sara. Novamente, coincidência ou não, pouco tempo depois nascia Maristela. Kubitschek sempre creditou o fato ao padre, que arrastava multidões em Belo Horizonte.

MAIS UMA DE JK – Padre Eustáquio já tinha falecido. Kubitschek era o governador de Minas (1951/54). Porém, continuava com fé viva em Padre Eustáquio. Provavelmente, em sonho o santo sacerdote lhe transmitiu que seu projeto iria avançar, mas enfrentaria muitas dificuldades no começo e teria um grande e feliz final. Após isso, JK venceu as eleições para presidente da República, enfrentou enorme oposição no início e encerrou o mandato em 1960 inaugurando Brasília e se tornando o maior presidente da República em todos os tempos.  

ROMARIA – Os painéis mostram também a história de Água Suja, surgida em 1870, com a mineração de pedras preciosas, sobretudo no Rio Bagagem. Muitos crimes, prostituição e marginalidade na região. Nesse cenário, surgiram os pastores da Congregação dos Sagrados Corações.

LOCALIZAÇÃO – A exposição se encontra na ala coberta da Igreja, onde estão sepultados os restos mortais de Padre Eustáquio. Portanto, além desses dez dias festivos, é uma área visitada constantemente por enorme número de fiéis.

POR FIM – A semana comemorativa termina nesta terça–feira, dia 30, com a celebração de nove missas, na Igreja de Padre Eustáquio (BH), uma das quais será celebrada pelo padre Marcus Vinicius Maciel, também da Academia Patrocinense de Letras. A última, pelo arcebispo Dom Walmor. Isso é mais um pouco do sacerdote que encantou Patrocínio de 1925 a 1943. Um mito. Um beato. Brevemente, um santo.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!